Encontro da família Guerra em Carlos Barbosa - Colunas de Frei Jaime Bettega - Últimas notícias do Brasil e Mundo - Geral - Pioneiro
 
 

Memória04/03/2019 | 09h30Atualizada em 04/03/2019 | 09h30

Encontro da família Guerra em Carlos Barbosa

Descendentes celebram uma história iniciada pelo casal Luigi e Angela Guerra no Brasil em 1888

Encontro da família Guerra em Carlos Barbosa Acervo de família / divulgação/divulgação
Os pioneiros Luigi Bortolo e Angela Gravo Guerra (sentados à esquerda), com o filho Carlo Pietro (D), sua esposa, Celeste Canal, e os netos Foto: Acervo de família / divulgação / divulgação

O próximo dia 17 de março será de festa para a família Guerra. É quando os descendentes de Luigi Bortolo Guerra se reúnem no CTG Trilha Serrana, em Carlos Barbosa, para celebrar uma trajetória iniciada há 131 anos.

Conforme os organizadores, o patriarca Luigi Guerra era filho de Angelo Guerra e Teresa dei Nadai e chegou ao Brasil em 1888. Antes dele, vieram os irmãos Michele e Antônio. Já em 1892, chegou seu outro irmão, Andrea Agostino. Ainda na Itália, Luigi casou-se com Angela Gravo, na localidade de San Pietro Di Feletto, província de Treviso.

Da união, ocorrida em 7 de fevereiro de 1877, nasceram os filhos Giovanni Angelo – falecido ainda criança –, Carlo Pietro, Pietro Sebastiano e Giulia. Em solo brasileiro e estabelecido com os filhos no bairro Ponte Seca, em Carlos Barbosa, o casal teve outros quatro descendentes: Rachelle, Amabile, Angela e Alba.

Encontro da família Chies em Carlos Barbosa

Carlo Pietro casou com Celeste Canal e Pietro Sebastiano, com Maria Dal Bó. Giulia uniu-se a Luiz Travi e, posteriormente, a Luiz Gusso. Dos filhos nascidos no Brasil, Rachelle casou com Domingos Chies, Amábile com José Moschetta – com quem foi para Santa Catarina –, Angela com Nazareno Dal Bó e Alba com José Bertin.

Exímio marceneiro

Luigi era um exímio marceneiro e ensinou a minuciosa arte do entalhe em madeira para os filhos Carlo Pietro e Pietro Sebastiano. Posteriormente, Carlo repassou o ofício para seus filhos, netos e bisnetos, responsáveis por manter a tradição até hoje.

Na imagem acima Luigi Bortolo Guerra e Angela Gravo Guerra com a família do filho Carlo Pietro no início do século 20. Atrás, a partir da esquerda, estão Maria, Ana, Domingos, Ernesto, Luiz e Vitória. À frente, a matriarca Angela Gravo Guerra, Aurora, o patriarca Luigi Guerra, Celeste Canal Guerra (esposa de Carlo Pietro), Pedro e Carlo Pietro.

Livro

A partir do encontro, os descendentes pretendem coletar mais informações e dados históricos para dar início à produção de um livro sobre a família Guerra.

Programação

O 1º Encontro da Família Guerra, dia 17 de março, em Carlos Barbosa, terá café da manhã, às 8h30min, missa na Igreja São Roque, às 10h30min, e almoço no CTG Trilha Serrana, às 12h30min. 

Mais informações com Aline, pelo fone (54) 99962.5692 ou pelo e-mail alichies@hotmail.com.

Parceria

Informações desta coluna são uma colaboração dos leitores Marcius Dal Bó e Aline Chies Pereira.

Participe

Você possui fotos antigas de família ou está organizando algum encontro de descendentes. Envie as imagens em alta resolução com um breve histórico para o e-mail rodrigolopes33@gmail.com.

Leia mais:
Encontro da família Gedoz em Carlos Barbosa
Encontro da família Soldatelli em São Marcos
Encontro da família Segalla em São Braz
A trajetória da família Tessari em livro
Encontro das famílias Gavazzoni e Muraro em Flores da Cunha
Família Vasata celebra as origens italianas
Os 125 anos da família Tonus no Brasil
Encontro internacional da família Bigolin em Pinto Bandeira
Imigração italiana: Isidoro Bigolin e o brinco de ouro  
Encontro dos descendentes de Ciro Rech e Rosina Bisol  

Confira outras publicações da coluna Memória
Leia antigos conteúdos do blog Memória    

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros