Frei Jaime: necessários intervalos - Colunas de Frei Jaime Bettega - Últimas notícias do Brasil e Mundo - Geral - Pioneiro
 
 

Opinião03/01/2019 | 06h00Atualizada em 03/01/2019 | 06h00

Frei Jaime: necessários intervalos

A vida é simplesmente maravilhosa, mas requer atenção e cuidados específicos

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! O amanhecer é sempre renovador... o ontem fica para trás e o hoje é abraçado com entusiasmo e amor... viver é virar diariamente uma página... A vida é uma história com um final feliz garantido! Vamos lá, pois muitas coisas nos esperam... 

"É preciso fazer pausas. A vida requer intervalos. Nenhuma árvore dá frutos o ano todo, nenhuma planta floresce em todas as estações. Dê-se tempo."

A vida é simplesmente maravilhosa, mas requer atenção e cuidados específicos. Em determinados períodos, muitas pessoas cobram demais de si mesmas, ao ponto de maltratar o próprio físico. O excesso de preocupações exige esforço redobrado do cérebro e o pessimismo vai, aos poucos, fragilizando a dimensão emocional. Para viver bem, a sabedoria não deveria ficar distante do coração. Ser sábio é ser capaz da auto compreensão, é desenvolver a habilidade de qualificar os sentimentos. A natureza possibilita muitos ensinamentos, basta querer aprender. Uma árvore não dá frutos o ano todo e nenhuma planta floresce em todas as estações. 

Entre um momento e outro, o intervalo se faz necessário. Quem exige demais de si mesmo, corre o risco de debilitar as próprias energias. A grande maioria acha que não é necessário fazer pausas. A natureza simplesmente não perdoa. Uma pessoa que não cuida da alimentação, das horas de sono e dos exercícios físicos está propensa a desenvolver determinadas doenças. Fazer uma pausa não é capricho e nem tempo perdido, é uma necessidade vital. Quando uma pessoa é regrada e inclui o descanso em seu ritmo, tudo se encaminha e o bom humor não toma distância. Não são poucos os que trabalham exageradamente e, lá adiante, talvez tenham coisas materiais, mas não terão saúde para usufruir o que conquistaram. 

É possível encontrar espaço para tudo o que é necessário, basta ser criativo e determinado. Uma dica pontual: aprender com as árvores, que fazem um intervalo entre uma e outra produção de flores e de frutos. Como é bom estar bem no hoje, sem ansiedade, sem pressa, sem irritação. É fácil viver de forma leve, poucas palavras, muita bondade e intensa paz no coração: tudo é uma questão de escolha. Que os intervalos sejam restauradores. 

Bênção! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraço!   

Leia também
Rafael Dambros ministra curso de desenho em Caxias

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros