Frei Jaime: a mesma dinâmica - Colunas de Frei Jaime Bettega - Últimas notícias do Brasil e Mundo - Geral - Pioneiro
 
 

Opinião16/01/2019 | 05h00Atualizada em 16/01/2019 | 05h00

Frei Jaime: a mesma dinâmica

A busca pela saúde é uma constante

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! A quarta-feira foi chegando mansamente... todo amanhecer é portador de esperança... que a luz Divina invada as profundezas do ser e faça o coração transbordar de esperança... Viver é algo maravilhoso! 

"Saúde mental: é sempre bom filtrar o que é seu e o que é do outro."

Leia mais
Frei Jaime: faz toda a diferença 
Frei Jaime: a ousadia transforma

A busca pela saúde é uma constante. A grande maioria já está mais atenta no que tange à importante questão da prevenção. Chegar antes das doenças é o ideal, mesmo que algumas surpresas possam ocorrer. A saúde mental, no entanto, merece uma atenção mais acentuada. Não convém armazenar o que pode prejudicar o sistema cerebral. Pensar positivamente é um bom sinal de que a mente está saudável. Não ser pessimista é também uma questão de saúde. O contato com as outras pessoas é muito mais do que a troca de gentilezas. Conviver é interagir, é identificar-se, é formar comunhão. 

Tudo o que os ouvidos captam, necessitam de um filtro. Praticamente não existe uma história sem vários pontos de vista. O relato de uma pessoa pode impressionar e até emocionar, mas sempre existirá uma outra versão, uma diferente percepção. O verso e o reverso estão em contínuo movimento. A moeda tem dois lados, os fatos também seguem a mesma dinâmica. O ideal é ouvir o ponto e o contraponto. Quem conhece o contexto, pode avaliar com mais segurança. Porém, não faz bem assumir o que é do outro. Prestar um auxílio é algo muito significativo, mas a solução dos problemas cabe a cada um. 

É comum encontrar pessoas que tentam passar a problemática de suas dificuldades para os outros. Sem contar que alguns simplesmente descarregam tudo e desaparecem, deixando para os outros a responsabilidade quanto às possíveis soluções. A saúde mental só se estabelece, quando é possível filtrar e clarear as devidas competências. Os diferentes problemas têm solução, mas aguardam por encaminhamentos. Faz um bem enorme saber filtrar o que é seu e o que é do outro. 

Bênção! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraço!       

Leia também
Artista cria ilustrações que propõem um verão sem padrões estéticos

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros