Frei Jaime: ressignificar os acontecimentos - Colunas de Frei Jaime Bettega - Últimas notícias do Brasil e Mundo - Geral - Pioneiro
 
 

Opinião14/12/2018 | 06h00Atualizada em 14/12/2018 | 06h41

Frei Jaime: ressignificar os acontecimentos

A razão e a emoção vão intercalando presença

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! A claridade foi chegando... o dia amanheceu... a sexta-feira chega recordando que faltam apenas 10 dias para a grande festa cristã: o Natal. Que o Menino Jesus não seja esquecido. Pode até ter Papai Noel, mas não pode faltar o aniversariante: Jesus Menino! Vamos que vamos! 

"O nosso equilíbrio emocional está diretamente ligado à nossa condição de ressignificar a realidade."

A razão e a emoção vão intercalando presença, enquanto os dias são vivenciados e as buscas tornam-se mais intensas. O necessário alcance do equilíbrio emocional não pode ser esquecido ou deixado em segundo plano. Enquanto a maioria está em plena unidade e sensibilizada com comemorações e festividades, algumas pessoas estão enclausuradas num mundo de lamentações e pessimismo. Os gostos são realmente diferenciados, mas ficar triste quando todos estão alegres, é um sinal de alerta. 

De um jeito ou de outro, todos passam por situações adversas. A reação depende da estrutura emocional de cada um. Mas há um caminho que pode render significativos ganhos: a ressignificação, isto é, dar um novo significado ao que se apresenta, naquele momento existencial. Retomar o dinamismo, apesar dos contratempos, pode ser o começo de uma nova história. Muitos acontecimentos trazem consigo, num primeiro momento, o desespero ou a decepção. Conforme os dias vão passando, a compreensão e a resignação podem ajudar a acomodar o que parecia um verdadeiro desastre emocional. Ser capaz de dar um novo significado ao que balançou as bases, sacudiu as emoções e derrubou sonhos é uma tarefa com resultados surpreendentes.

É evidente que são necessárias algumas habilidades para poder ressignificar fatos e acontecimentos: a paciência não pode ficar de lado, muito menos a humildade. Não sentir-se derrotado é também condição para reconstruir o que foi arrasado emocionalmente. Se não deu certo de um jeito, poderá dar certo de outro jeito. Momentos de reinvenção são antecedidos por dores e sofrimentos que tentam minimizar a força da vitória, presente em cada ser humano. Todos os dias é necessário ressignificar o que não deu certo no ontem, para não perder de vista a luz que acena para um novo amanhã de realizações. 

Bênçãos! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraço!    

Leia também:  
Garibaldi terá show em homenagem a Elis Regina neste domingo
Orquestra Sinfônica da UCS conclui programação em Caxias com concerto natalino no sábado

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros