Versão mobile

Mercado diversificado04/06/2012 | 07h55

Mercado de trabalho para profissional formado em Matemática não se limita a docência

Matemático pode atuar em empresas e consultorias na área

Enviar para um amigo
Mercado de trabalho para profissional formado em Matemática não se limita a docência sxc.hu, divulgação/
Matemático precisa estar preparado para enfrentar os desafios das rápidas transformações da realidade educacional Foto: sxc.hu, divulgação

Quase todo mundo pensa que quem se forma em Matemática pode apenas trabalhar em escolas, como professor. Mas é aí que muita gente se engana. A coordenadora do curso de Matemática da Universidade de Caxias do Sul, Mauren Turra Pize, conta que o profissional tem outras opções de atuação.

— Os principais campos de atuação do Matemático, lógico, são as escolas da rede pública e particular do Ensino Fundamental e Médio. Porém, existe outras opções para o profissional como nas áreas econômica, financeira, física e de pesquisa. Também podem atuar em consultoria e assessoria na área de Matemática e Educação Matemática em empresas — destaca a professora.

Mauren diz que, apesar dos baixos salários, a área que mais emprega é a docência. Ela explica que esse é um dos motivos pelo desinteresse dos jovens por cursos de licenciatura:

— Esse é sempre um assunto delicado. Mas minha convicção é de que, muito mais que a questão salarial, a desvalorização, a falta de respeito pelo professor por parte da sociedade em geral é o que tem desmotivado os jovens para as licenciaturas, não somente para a matemática. É uma situação bem complicada porque enquanto se prevê que as próximas décadas serão de ouro para os países emergentes, a falta de bons professores fará com que o Brasil exiba uma lacuna ainda maior na qualificação, pesquisa e desenvolvimento e inovação. Isso em qualquer área, porque todo o profissional teve que passar pela escola, pelos professores.

A coordenadora salienta que, para quem pretende estudar Matemática, é bom estar preparado para enfrentar os desafios das rápidas transformações da realidade educacional, do mercado de trabalho e das condições de exercício profissional.

Mais sobre o mercado: O Matemático utiliza a lógica na formulação de teorias e no teste de hipóteses. Desenvolve aplicações dos cálculos matemáticos usados na pesquisa pura e nas mais diversas áreas da ciência aplicada. Elabora fórmulas e bancos de dados para interpretar e solucionar problemas de desenvolvimento de produtos, de produção e de logística em empresas que lidam com computação, biologia, marketing ou engenharia.

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comTemperatura chega aos 30ºC nesta quinta-feira no RS http://t.co/3RhGQrQFtWhá 2 minutosRetweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comDois casais são presos por tráfico de drogas em Bento Gonçalves http://t.co/kBzYsxGY76há 32 minutosRetweet
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros