Frei Jaime: a vida é feita de buscas e descobertas - Cotidiano - Pioneiro

Opinião14/09/2017 | 08h38Atualizada em 14/09/2017 | 08h38

Frei Jaime: a vida é feita de buscas e descobertas

O ser humano é por excelência curioso: quer saber, deseja entender, presta atenção, vive de interrogações

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

"Não podemos descobrir novos oceanos enquanto não tivermos coragem de perder de vista a terra firme." (André Gide).

A vida é feita de buscas e descobertas. Desde os primeiros dias de vida, o mundo vai sendo descortinado através da experiência e do conhecimento. O ser humano é por excelência curioso: quer saber, deseja entender, presta atenção, vive de interrogações. Porém, toda tentativa que remete ao encontro do novo supõe um desapegar-se daquilo que já foi assimilado e que, num certo sentido, estava garantindo uma estabilidade. Para descobrir novos oceanos é necessário perder de vista a terra firme.

Leia também
Natalia Borges Polesso: Cortes
Ciro Fabres: Nossos dias eram assim - II

A incerteza diante do desconhecido não deve impedir a dinâmica de novas buscas. Permanecer em terra firme é cômodo. Porém, a acomodação não forja novos empreendedores. Pelo contrário, quem tem medo do novo não avança e acaba construindo uma história por demais resumida. A vida é simplesmente maravilhosa, mas supõe ousadia e muito sonho.

Perder de vista a terra firme e ser capaz de adentrar em águas mais profundas, superando o medo diante do desconhecido, é multiplicar oportunidades e surpreender-se com a grandiosidade que aguarda por desbravadores. Que a vida seja capaz de abraçar os novos 'oceanos' existenciais e saudar a alegria de simplesmente existir.

Bênçãos! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraço!

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros