Frei Jaime: decisões baseadas em emoções não são decisões. São instintos - Cotidiano - Pioneiro

Opinião24/08/2017 | 08h24Atualizada em 24/08/2017 | 08h24

Frei Jaime: decisões baseadas em emoções não são decisões. São instintos

Ser capaz de conduzir a própria vida é um sinal evidente de maturidade

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Faz bem acordar recordando o refrão de alguma canção... A vida precisa de melodias... Os dias aguardam por vozes que cantem a esperança... Vamos lá! Tem muita coisa para contar e cantar...

"Decisões baseadas em emoções não são decisões. São instintos." (Frank Underwood).

Ser capaz de conduzir a própria vida é um sinal evidente de maturidade. Durante muitos anos, a dependência ocupou boa parte da trajetória humana, principalmente pelos vínculos familiares. Precisar dos outros é próprio do ser humano, uma característica que proporciona, aos bons aprendizes, uma grande humildade. Há uma interdependência entre todas as criaturas.

Leia mais
Tríssia Ordovás Sartori: Tribunal desconexo
Frei Jaime: viver é ser capaz de recomeçar a todo instante
Natalia Borges Polesso: IFRS


Com o passar dos tempos, a racionalidade vai dando outros contornos ao que parecia até mesmo confuso. Há também um turbilhão de emoções, que são únicas: ninguém sente do mesmo jeito que o outro sente. Todos sentem do seu próprio jeito, com detalhes minuciosos, com tonalidades diversas. Mas a vida é feita também de decisões. Há um momento certo para decidir. Nem todos prestam atenção para saber e decifrar a hora ideal para a tomada de determinada decisão.

A grande maioria decide no embalo da emoção, que pode compreender excessiva exaltação ou demasiada indiferença. Uma decisão supõe equilíbrio, isto é, razão e emoção devem estar num mesmo patamar de sustentação. Tomar decisões tendo como argumento somente o dado emocional é um risco. Não se trata de menosprezar o emocional, mas de recordar que o emocional necessariamente precisa estar lado a lado com o racional. As emoções agregam ânimo, embalam, alegram, elevam. A razão chama à realidade, não deixa os pés se afastarem do chão. Viver é ser capaz de  descobertas diárias e de alegrias infinitas.

Bênçãos! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraços!  

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros