Missas, procissões e exposição de tapetes mobilizam fiéis na Serra - Cotidiano - Pioneiro

Religião14/06/2017 | 19h13Atualizada em 14/06/2017 | 20h48

Missas, procissões e exposição de tapetes mobilizam fiéis na Serra

Celebração de Corpus Christi ocorre nesta quinta-feira

Missas, procissões e exposição de tapetes mobilizam fiéis na Serra Felipe Nyland/Agencia RBS
Flores da Cunha é uma das cidades que mobiliza voluntários na preparação dos tapetes de serragem Foto: Felipe Nyland / Agencia RBS
Pioneiro
Pioneiro

Se várias cidade da Serra já estão com os tradicionais tapetes de serragem prontos para Corpus Christi, em Caxias do Sul a celebração será um pouco diferente: no lugar das peças que encantam os fiéis, a ideia é arrecadar dinheiro nas missas para repassar à Pastoral de Apoio ao Toxicômano Nova Aurora (Patna), entidade beneficente que enfrenta problemas por falta de recursos.

Em Caxias do Sul, a programação principal ocorre na Rua Sinimbu, em frente à Catedral Diocesana, e no entorno da Praça Dante Alighieri à tarde, sem os tradicionais tapetes de serragem ou de cobertores, uma mudança adotada desde o ano passado. A missa será celebrada às 14h30min desta quinta-feira e, na sequência, ocorre procissão com o Santíssimo Sacramento. Apesar de a exposição de desenhos não ocorrer na área central de Caxias, distritos e comunidades do interior se mobilizam para lembrar a data. Galópolis, por exemplo, prepara um grande tapete com cinco painéis, na quadra em frente à igreja da comunidade. 

— Os tapetes têm seu valor, mas entendemos que cabia outro tipo de ação em Caxias devido à dificuldade enfrentada atualmente. Por isso, concentramos os esforços para ajudar a Patna. Nada impede que os tapetes sejam retomados no ano que vem — explica o pároco da Catedral, Oscar Chemello.

Leia mais
Pão colonial e salame impactam na cesta básica de Caxias do Sul
Pacto municipal busca prevenir a violência contra o idoso em Caxias
Confira a galeria de fotos dos preparativos para Corpus Christi

Em São Marcos, os preparativos para receber os fiéis e enfeitar as ruas começam logo cedo. Por volta das 7h desta quinta-feira, mais de mil voluntários são esperados para a preparação da serragem e confecção dos tapetes. Neste ano, serão elaborados 48 tapetes com desenhos que lembram, além da eucaristia e passagens bíblicas, os 300 anos da aparição de Nossa Senhora Aparecida.A celebração de Corpus Christi ocorre 60 dias após a Páscoa. 

O padre Tadeu Libardi, da paróquia de São Marcos, uma das mais tradicionais da região na elaboração de tapetes, explica que a data representa a valorização do corpo e do sangue de Jesus Cristo. O costume de enfeitar as ruas com tapetes de serragem, flores e outros materiais, formando um mosaico multicolorido, teve origem com os imigrantes açorianos.

— Por isso, que durante a celebração, fazemos a procissão para mostrar que cada um de nós, na nossa vida, está vivenciado essa caminhada — explica o religioso.

Outro município que ganha destaque nesta quinta-feira é Flores da Cunha. A preparação da serragem iniciou ainda na terça-feira na Praça da Bandeira. Já a confecção dos 38 tapetes coloridos começou na manhã de ontem. Para embelezar as ruas, os voluntários das entidades utilizaram aproximadamente 70 toneladas de serragem, sendo que 40 mil quilos foram tingidos de forma artesanal no distrito de Otávio Rocha. Mais de 25 mil visitantes são esperados até o domingo. Confira ao lado a programação em Caxias e nas principais cidades da região.

OUTRAS CELEBRAÇÕES EM CAXIAS 

:: Fazenda Souza: a comunidade exibirá 10 tapetes de serragem na praça central. As peças começaram a ser confeccionadas nesta quarta-feira por integrantes de capelas, escolas, associações, pastorais e clube de mães. A celebração começa às 9h desta quinta-feira, com missa seguida de procissão. 

:: Galópolis: 15 voluntários produziram cinco tapetes para marcar o Corpus Christi. As peças coloridas estão expostas na frente da igreja. A programação começa às 9h30min desta quinta-feira com missa e procissão, além de bênção. 

:: Serrano: a Paróquia Menino Deus terá missa seguida de procissão às 9h.

:: Esplanada: um tapete de oito metros, que representa três quadros, foi confeccionado no interior da Igreja Santo Antônio. A celebração ocorre às 17h desta quinta-feira.

:: Forqueta: são quatro tapetes de serragem expostos na Praça Central. A missa seguida de procissão ocorre às 9h. 

LOJA FAZ HOMENAGEM NA VITRINE

O único tapete de serragem na área central de Caxias do Sul poderá ser apreciado numa loja da Rua Ernesto Alves. A obra tem quatro metros quadrados e está exposta na vitrine. O tapete, criado pelos artistas plásticos de Flores da Cunhya Cassiano Renosto e Jésus Reis, ficará exposto para visitação até sexta-feira na Renda Decoraçoes, na Rua Ernesto Alves, 1325, no bairro de Lourdes. 

Peça pode ser conferida na Rua Ernesto Alves, perto da rodoviária de Caxias do Sul Foto: Felipe Nyland / Agencia RBS

De tão bonita, o público confunde a obra com um tapete de verdade. A homenagem foi ideia da dona do comércio, Paula Chiarello. O tapete traz a imagem de um arabesco feito com a utilização de serragem em cores como amarelo, roxo, rosa e verde. O desenho, abençoado pelo padre Cláudio Pezzoli, foi reproduzido em duas peças — uma foi presenteada ao município de Flores da Cunha. 

— A tradição dos tapetes de serragem vem da minha infância, dessa ligação que eu e minha família temos com Flores da Cunha — diz Paula.

NA REGIÃO

São Marcos

O município espera receber mais de 7 mil pessoas na missa marcada para as 15h desta quinta-feira. Após, os fiéis seguem em procissão no entorno da Praça Dante Marcucci, onde estarão expostos os 48 tapetes confeccionados pelos voluntários durante a manhã. Os desenhos poderão ser conferidos até o domingo. Os organizadores sugerem que os participantes levem um quilo de alimento não perecível, que será doado para famílias pobres do município. Outra novidade é o Museu Paroquial Padre Osmar Possamai, localizado nos fundos da Igreja Matriz, que abrirá das 16h às 19h para visitação. 

Flores da Cunha 

A programação de Corpus Christi em Flores da Cunha inicia-se às 9h30min desta quinta-feira com celebração eucarística em frente à Igreja Matriz. Neste ano, os desenhos os 38 tapetes lembrarão os 300 anos de aparição da Nossa Senhora Aparecida, o Ano Mariano no Brasil, a Campanha da Fraternidade, a Nossa Senhora de Lourdes e os 50 anos de Fenavindima. A exposição permanece até domingo na Praça da Bandeira.Às 10h45min, haverá show com Rodrigo Soltton. Ao meio-dia, ocorre o Almoço Compassos do Menarosto, no Parque da Vindima Eloy Kunz. O cardápio terá codorna, coelho, galeto e carne de porco acompanhados de saladas, maionese, macarrão, polenta frita, pão, sobremesas, entre outros. O valor do ingresso é R$ 60. Informações pelos telefones (54) 99164-4719 ou 99625-2416. Haverá brincadeiras e jogos típicos, além de show com o grupo Sempre Amigos. Já a 29ª Romaria de Frei Salvador está marcada para as 13h30min com saída da frente da Igreja Matriz.

Bento Gonçalves

A Paróquia Santo Antônio terá cerca de 30 tapetes de serragem enfeitando a rua lateral. Às 15h desta quinta-feira, haverá missa campal seguida de procissão. O percurso iniciará na Rua Marechal Deodoro, seguindo pelas ruas Gomes Carneiro, Barão do Rio Branco até a Cândido Costa, retornando pela Marechal Deodoro até a Igreja Santo Antônio. Haverá alterações no trânsito. A partir das 6h, o lado direito da Rua Marechal Deodoro, desde a Júlio de Castilhos até a Igreja Santo Antônio, o tráfego de veículos estará bloqueado. Já às 14h, haverá interrupção total da via. 

Farroupilha

A confecção dos tapetes de serragem da Paróquia Jesus Ressuscitado inicia-se às 5h desta quinta-feira. Os tapetes ficarão expostos na rua em frente à igreja, no bairro Nova Vicenza. Às 9h30min, haverá missa e procissão. Já na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no Centro, a celebração ocorre no interior da igreja, a partir das 15h. O Santuário de Caravaggio também terá exposição de tapetes. Às 8h, haverá missa e procissão com o Santíssimo Sacramento. Também estão marcadas celebrações às 10h30min, 15h e 17h.

 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros