Frei Jaime: para alcançar a paz, o melhor caminho é o silêncio - Cotidiano - Pioneiro

Opinião17/06/2017 | 08h30Atualizada em 17/06/2017 | 08h30

Frei Jaime: para alcançar a paz, o melhor caminho é o silêncio

A bagagem existencial vai sendo construída na medida em que o cotidiano é abraçado

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! Acordar e sentir-se vivo é simplesmente formidável. É claro que muitas coisas poderiam ser diferentes... Mas viver é por demais maravilhoso. Que este sábado seja leve e inspire serenidade e alegria! Agradecido pela vida, permitindo festa no coração. 

"A gente vive em voz alta e, às vezes, a gente não se ouve. Na loucura da razão, esquece a paz da percepção." 

Os dias são feitos de ruído e silêncio. Os momentos se alternam, a vida experimenta de tudo um pouco. A bagagem existencial vai sendo construída na medida em que o cotidiano é abraçado, assim como ele se apresenta. Além de garantir que a paz seja constante, é necessário estar preparado para continuamente refazer-se, vibrando com a possibilidade de superação. A maioria vive em voz alta: fala muito e pouco escuta. Não ouvir os outros pode até ser uma opção, mas não ouvir-se é uma decisão que pode provocar muitas perdas. Uma pessoa que procura escutar a sua interioridade é capaz de construir decisões mais acertadas, o autocontrole é visível, a serenidade passa a ser uma característica pessoal, um jeito de viver. 

Leia mais
Frei Jaime: o desafio é saber viver a plenitude do momento presente
Natalia Borges Polesso: Financiarte 
Marcos Kirst: uma autópsia da solidão

A razão sempre tenta levantar a voz, no desejo de dar a última palavra. Porém, quem consegue se ouvir é capaz da ponderação, do equilíbrio e do mais grandioso sentimento: a paz. Quem vive continuamente em voz alta, sem nenhum intervalo, aos poucos vai se afastando da paz. De adianta achar que o mundo segue outros rumos. Quem faz o mundo são as pessoas. A capacidade de percepção é o primeiro passo para sustentar e legitimar algumas decisões. Viver o tempo todo em voz alta é diminuir a força que a vida carrega consigo. O silêncio faz um bem enorme. Para alcançar a paz o melhor caminho é o silêncio, que permite uma experiência fantástica: ser capaz de ouvir o que se passa nas profundezas do eu interior. 

Bênçãos! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraços!    

 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros