Só se levanta para ensinar aquele que se sentou para aprender - Cotidiano - Pioneiro

Frei Jaime Bettega21/03/2017 | 06h30Atualizada em 21/03/2017 | 07h53

Só se levanta para ensinar aquele que se sentou para aprender

A humildade é um tesouro inigualável, que garante humanismo e rende satisfação

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

 A claridade anuncia a chegada de um novo dia... É hora de colocar-se a caminho... Convém reunir as melhores energias e multiplicar a esperança, na certeza de que tudo dará certo, no tempo certo. Viver é bom e faz bem!

"Só se levanta para ensinar aquele que se sentou para aprender."

Leia mais
Frei Jaime: agora é hora de olhar para frente e achar o formato ideal para o que ainda não aconteceu
Pedro Guerra: ticket do estacionamento
Nivaldo Pereira: equinócio de Áries

Os dias seguem seu curso. O tempo é implacável, simplesmente passa. Porém, as oportunidades são infinitas. A interação com o meio, onde os outros habitam, vai acontecendo a partir das posturas assumidas. A humildade é um tesouro inigualável, que garante humanismo e rende satisfação. Quem é humilde está preparado para aprender e também ensinar. O orgulhoso não leva em conta a necessidade de aprender, apenas tem a pretensão de ensinar. Como ensinar sem a disposição em aprender?

A aprendizagem não se resume em metodologia e conteúdo. É um momento sublime, onde a curiosidade instiga o gosto pelo saber. São instantes mágicos que ampliam os horizontes e instigam mergulhos profundos, num universo repleto de sentido. A pretensão de apenas ensinar compromete a relação entre o mestre e o discípulo. Há tanto por aprender, mas poucos se sentam para absorver a sabedoria daqueles que conhecem os segredos das palavras e a composição dos textos, despidos da autossuficiência.

Sentar-se numa posição confortável, desarmado de tudo, para simplesmente acolher os ensinamentos de mestres anônimos, que testemunham que a vida será sempre o melhor conteúdo, a mais completa redação e a maior lição. Se não for possível permanecer sentado, que a alma permaneça inclinada e revestida daquela humildade, que caracteriza e plenifica o ato de ouvir e absorver a essência. Depois, sim, é possível levantar-se para tornar-se multiplicador do conhecimento, semeador de esperança, artífice do amor. Ainda é tempo de ouvir, sentado, as melhores lições que a vida quer ensinar. É fantástico ser humilde.

Bênçãos! Paz & Bem! Abraço! Bênçãos!  

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros