As palavras resumem o que vai no coração - Cotidiano - Pioneiro

Frei Jaime Bettega03/03/2017 | 07h49Atualizada em 03/03/2017 | 07h49

As palavras resumem o que vai no coração

Muitos não têm a paciência de fazer da repetição um caminho para a assimilação

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Reunindo motivos e energia para abraçar esse novo dia... Primeira sexta-feira do mês! Que o nosso coração seja manso e humilde como o Coração de Jesus! Humildade e mansidão fazem um bem enorme! Há tantos corações necessitados...

"Você já falou o que precisava ser dito, agora é esperar a pessoa estar pronta para um dia ouvir." (Carpinejar).

Leia mais
Francisco Michielin: professores em pé de greve
Frei Jaime: um dia depois do outro e a vida vai acontecendo
Ciro Fabres: que festa é essa

As palavras resumem o que vai no coração. Às vezes são mágicas, outras vezes contrastantes. O mundo das letras, que formam sílabas, geram palavras e permitem a elaboração de frases, é um universo de infinitas composições. O essencial naturalmente é assinalado pela repetição. A compreensão nem sempre é instantânea. Muitos não têm a paciência de fazer da repetição um caminho para a assimilação.

Cada um tem sua maneira de compreender. Há cérebros rápidos: no meio da frase, já deduziram todo o contexto. Outros são mais lentos, necessitam de constante repetição para garantir o entendimento. As questões que envolvem diferentes pontos de vista e variados sentimentos são as que mais precisam de paciência para a apreensão. Porém, num determinado momento é importante calar e deixar que a pessoa processe o que lhe foi dito.

A repetição excessiva pode dar efeito contrário. Um dia, talvez, a pessoa passe a 'ouvir' o que foi falado em outros tempos. Nem todos estão preparados para escutar. Afinal, não basta escutar. É importante que haja um espaço para que a audição provoque ressonância. Só está pronto para ouvir, quem coloca o coração em ação. Grande parte dos desentendimentos surgem pelo excesso de repetições.

A palavra, para ser ouvida com profundidade, deve ser pronunciada na hora certa. Quanta irritação quando as palavras são proferidas em locais não apropriados. Se não há nada de novo para ser dito, convém silenciar e aguardar. Tem o tempo para falar e o tempo para ouvir.

Bênçãos! Paz & Bem! Santa Alegria! Bênçãos!   

 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros