Agora é hora de olhar para frente e achar o formato ideal para o que ainda não aconteceu - Cotidiano - Pioneiro

Frei Jaime Bettega20/03/2017 | 07h30Atualizada em 21/03/2017 | 08h25

Agora é hora de olhar para frente e achar o formato ideal para o que ainda não aconteceu

Ter o ontem na bagagem é sinal de sabedoria

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! Aos poucos a escuridão foi se despedindo e a claridade foi tomando conta... Amanhece um novo dia, uma nova semana de atividades, estudos e compromissos... A paz é a companheira indispensável, a esperança é a força motora, a alegria é a presença do coração nas próprias mãos. Que tudo dê certo, neste dia e nos demais, também... Amém! 

"Não pense em como as coisas poderiam ter sido. Pense em como elas podem vir a ser."

Leia mais
Francisco Michielin: houve um tempo assim
Frei Jaime: ser capaz de vir à tona, é ser capaz de ser feliz
Ciro Fabres: sinais de tormenta

Os pensamentos ocupam verdadeiros espaços na mente e também no coração. Até o que fora esquecido, muitas vezes, retorna como se tivesse acontecido minutos atrás. Os registros são incontáveis. O pior é que não é possível nem agrupá-los. Eles se intercalam, entre chegadas e partidas. Não pedem licença. Simplesmente se apresentam e roubam a cena. O que já faz parte do passado não pode ser modificado. 

Gasta-se muito tempo idealizando como poderia ter sido tal coisa ou encontrando a solução de determinada situação que já passou. Poderiam ter sido diferentes, sim, mas não foram. Agora é hora de olhar para frente e achar o formato ideal para o que ainda não aconteceu. O passado não permite retoques, apenas aprendizados. O futuro, esse sim, está ao alcance das mãos, pode ser tocado e retocado, antes de tornar-se definitivo. A maior parte das pessoas vivem de lamentos: falam demais de como deveria ter sido feito. Muitos até não se perdoam. Enquanto isso, a vida continua e as decisões aguardam por um posicionamento sereno e consistente. 

Ter o ontem na bagagem é sinal de sabedoria. Mas o que conta mesmo são as decisões a serem tomadas hoje. São elas que vão amenizar os estragos do ontem e acrescentar experiência para lidar com o que está por vir. Uma pessoa que fica o tempo todo na auto cobrança não acrescenta nada em seu viver. Há muito pela frente. Os acertos são possíveis, as realizações estão a um palmo da mão. Com um pouco de esforço e muita serenidade, o ideal será alcançado. Que o ontem não atrapalhe o hoje e nem prejudique o amanhã. 

Bênçãos! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraços!    

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros