Um coração em paz é capaz de embalar os melhores sonhos - Cotidiano - Pioneiro

Frei Jaime Bettega11/11/2016 | 08h15Atualizada em 11/11/2016 | 08h15

Um coração em paz é capaz de embalar os melhores sonhos

Não há momentos específicos para a reflexão existencial

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! Os dias são repletos de solicitações... O cansaço é natural, mas a esperança é a possibilidade de garantir continuidade aos sonhos... Vencendo o desânimo e a tentação de acomodação. Vamos lá! 

"Somos o que temos no coração. O que passa disso é apenas aparência." (Marcelle Melo).

Leia mais
Frei Jaime Bettega: se você cansar, aprenda a descansar, não a desistir
Gilmar Marcílio: equilíbrio
Francisco Michielin: uma cartinha do Lula

A vida precisa ser pensada e repensada. Não há momentos específicos para a reflexão existencial. Em certos instantes do dia, a criatividade é capaz de proporcionar algo mais intenso. Seria como abandonar a margem para mergulhar nas profundezas do ser. Alguns intervalos são vitais e inesquecíveis. Tomar distância dos ruídos para poder acolher e saborear o silêncio que eleva, concentra e transforma. A exterioridade é fonte de muitas alegrias. O que os olhos alcançam e contemplam é simplesmente fenomenal. Mas as melhores imagens e a maior densidade estão na interioridade. 

Às vezes é necessário sair de cena e descansar um pouco das aparências. A síntese do viver está no coração. É o espaço daquela solidão que sustenta a própria identidade e que provoca o ato de despir-se de tudo o que não soma à essência. Como é maravilhosa a vida de quem tem consciência da fragilidade das aparências e não perde tempo em cultivar o que permanecerá para sempre. Viver é um ato fantástico. Mas é necessário preparar-se para dar conta dos entornos e dos transtornos. Conservar a paz, apesar dos ambientes turbulentos, é um privilégio e, ao mesmo tempo, uma decisão. A vida não se sustenta sem que haja determinação. Acontece que todos estão imersos numa cultura de muitos traços e incontáveis tonalidades. 

Alguns até sustentam uma determinada reserva de intimidade, onde os valores tendem à perpetuação. Outros fazem da oscilação um discurso sem muito nexo. Porém, o que cada um guarda no coração é a melhor reserva para manter-se equilibrado e autônomo, enquanto o mundo insiste na força das tendências. Que o coração reserve sempre o melhor. 

Bênçãos! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraços! 

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros