A vida é feita de contínuas tentativas e de muita persistência - Cotidiano - Pioneiro

Frei Jaime Bettega28/11/2016 | 08h16Atualizada em 28/11/2016 | 08h16

A vida é feita de contínuas tentativas e de muita persistência

Ter força é uma conquista, quase sempre antecedida por muitos e repetidos exercícios de enfrentamento

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! Colocando-me no ritmo do dia e da nova semana... Vamos lá! O mês já ensaia despedida... Ah, esse tempo que desconhece a obediência e não se importa com alguns sentimentos... Mesmo assim, é maravilhoso viver cada momento. 

"Minha força não foi conquistada levantando pesos. Minha força foi conquistada levantando a mim mesmo, todas as vezes que me derrubaram." 

A vida é feita de contínuas tentativas e de muita persistência. Não existe ser humano fraco. É incrível a força que cada um carrega dentro de si. Nem todos desenvolvem a resistência. Alguns fazem da aparente fraqueza uma forma de permanecer na dependência dos outros. Ter força é uma conquista, quase sempre antecedida por muitos e repetidos exercícios de enfrentamento. As situações adversas, num primeiro momento, provocam desconforto e até sofrimento. Porém, a determinação em não desistir pode simplesmente surpreender. A convivência reúne de tudo um pouco: críticas e aplausos, apoio e desconsideração, alegrias e angústias.

Leia mais
Gilmar Marcílio: contra ti
Ciro Fabres: retrato de família
Francisco Michielin: por que Lula?
Frei Jaime Bettega: a singularidade é a marca que diferencia, destaca e exalta

Não deveria ser assim, mas tem quem sente uma certa satisfação ao ver que o outro foi prejudicado. Nem todos são transparentes ao manifestar as suas reais intenções. Apesar das mazelas humanas, seguir em frente é uma escolha inteligente. Levantar-se das quedas diárias é algo extraordinário, um treino que fortalece e contabiliza muitas vitórias. Não importa quantas vezes você encostou o chão. A coragem para continuar permite um belo evento: a superação. A maior e melhor resistência não é mensurada em relação aos outros. Lidar consigo mesmo é um teste, uma oportunidade, um privilégio. Há quem passe os dias relatando minuciosamente os lamentos ocasionados pela ingratidão ou maldade dos outros. O ideal é focar-se nas respostas dadas, quando tudo parecia alcançar o fracasso. 

Ter força é um desejo, é uma conquista. Faz bem esperar o melhor dos outros. Mas se o contrário acontecer, a vida não é derrotada, apenas testada em sua surpreendente força de existir. Bênçãos! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraços!   

 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros