Temperatura amena leva centenas de pessoas ao centro e parques de Caxias do Sul - Cidades - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Pandemia não acabou17/10/2020 | 16h58Atualizada em 17/10/2020 | 16h58

Temperatura amena leva centenas de pessoas ao centro e parques de Caxias do Sul

Relaxamento da população com medidas contra o coronavírus preocupa as autoridades

Temperatura amena leva centenas de pessoas ao centro e parques de Caxias do Sul Antonio Valiente/Agencia RBS
Foto: Antonio Valiente / Agencia RBS

A temperatura amena com sol aparecendo entre as nuvens foi o suficiente para as pessoas  curtirem os parques de Caxias do Sul neste sábado (17). O momento de lazer, contudo, preocupa as autoridades sanitárias, afinal a pandemia de coronavírus ainda não está resolvida. A prefeitura emitiu um alerta que os casos de covid-19 voltaram a subir e que a fiscalização será reforçada.

Leia mais
Casos ativos de covid-19 em Caxias do Sul aumentam e fiscalização será reforçada
Números demonstram que o pior da pandemia ainda não encerrou em Caxias do Sul

O momento da maior cidade da Serra é de estabilização da contaminação, conforme descrição do secretário municipal da Saúde de Caxias, Jorge Olavo Hahn Castro. Ou seja, ainda não houve quedas nos índices que justifiquem o abandono do distanciamento social e das medidas de higiene.

O aumento das aglomerações foi facilmente percebido neste sábado (17), seja por quem passasse pela área comercial ou quem visitasse os parques. No Parque dos Macaquinhos, dezenas de crianças se divertiam nos brinquedos. Os familiares tomavam chimarrão ao redor, enquanto outras pessoas se exercitavam na pista e na cancha de vôlei.

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL (17/10/2020)Ambiental de movimento em Caxias to Sul. (Antonio Valiente/Agência RBS)<!-- NICAID(14619421) -->
Foto: Antonio Valiente / Agencia RBS

O cenário era semelhante no Jardim Botânico, que estava com os portões abertos. No Centro, centenas de carros, movimento de compras nas lojas e grupos de diferentes partidos fazendo campanha política próximo a Praça Dante Alighieri.

O uso de máscara é maioria entre os transeuntes, mas não é raro de ver o posicionamento errado da proteção (sem tampar boca e nariz) ou pessoas que removem a máscara para comer, fumar ou apenas se comunicar melhor com amigos e familiares.

É diante deste relaxamento da população que a prefeitura anunciou que irá intensificar a fiscalização. Na noite de sexta-feira (16), um restaurante e um bar foram fechados em razão das aglomerações. Conforme o comunicado, todas as mesas estavam ocupadas e não havia o distanciamento mínimo exigido. O horário de funcionamento também não era respeitado — o decreto municipal não permite atendimento após às 23h.

Previsão é de chuva para os próximos dias

Durante o sábado, a temperatura em Caxias do Sul variou entre os 13º e 23ºC, de acordo com a Somar Meteorologia. A previsão é que o clima permaneça ameno no domingo (18), mas há possibilidade de chuva.

Esta é a expectativa para a semana. Dias quentes com as temperaturas variando entre 17ºC a 29ºC e algumas pancadas de chuvas. A maior precipitação está prevista para terça-feira (20) com um acumulado de 9mm.

Leia também
Em Gramado, governador Eduardo Leite projeta retomada econômica em encontro que marca volta de eventos 
Terceiro acidente com morte é registrado na Serra neste sábado

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros