Saiba como será a cobertura dos veículos da RBS na romaria histórica de Nossa Senhora de Caravaggio - Cidades - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Na Serra22/05/2020 | 18h30Atualizada em 22/05/2020 | 18h30

Saiba como será a cobertura dos veículos da RBS na romaria histórica de Nossa Senhora de Caravaggio

As celebrações estão confirmadas, a maioria em formato online

Saiba como será a cobertura dos veículos da RBS na romaria histórica de Nossa Senhora de Caravaggio Bruno Trindade/Agencia RBS
O cinegrafista Bruno Trindade e o repórter Róger Ruffato, sexta-feira, ao vivo do Santuário para todo o Estado pelo Jornal do Almoço Foto: Bruno Trindade / Agencia RBS

Assim como ocorreu na metade deste mês em Fátima, Portugal, os devotos de Nossa Senhora não são ou serão recebidos nas celebrações deste ano no Santuário de Caravaggio. As tradicionais romarias estão canceladas. Não poderia ser diferente, devido aos riscos de saúde a que estariam expostos os fiéis. É hora de humildade e responsabilidade, como diz o reitor do Santuário em Farroupilha, padre Gilnei Fronza. "Humildade porque estamos diante de um limite para o ser humano; não podemos tudo. Responsabilidade porque precisamos nos proteger e cuidar da vida, evitando a propagação do novo coronavírus."

Pela primeira vez na história do jornalismo local, não descobriremos histórias emocionantes de fé ao longo caminho, não mostraremos imagens da devoção no trajeto, não cobriremos o compartilhar de oração, bergamota, água e café. Não haverá missa campal. E não poderemos tocar na estátua de Nossa Senhora. Mas, como disse o papa Francisco aos fiéis de Fátima, "não vos será possível cumprir na forma habitual a peregrinação (...). Sei, porém, que aí vos encontrais igualmente, embora apenas de alma e coração".

O QUE PREPARAMOS

As celebrações da 141ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, contudo, estão confirmadas, a maioria em formato online. A missa de terça-feira às 10h30min será transmitida ao vivo do Santuário pelo pioneiro.com. Mas o acompanhamento dos veículos do Grupo RBS vai além neste momento histórico.

A Gaúcha Serra desde 9 de maio, em todos os sábados, realiza entrevistas temáticas. Além de autoridades, lideranças da comunidade farroupilhense e fiéis a Nossa Senhora falam sobre a importância da devoção e a representatividade de Nossa Senhora de Caravaggio para toda a Região Metropolitana da Serra Gaúcha. Desde a última quinta-feira, ao longo da programação diária no 102.7 FM, pelo aplicativo de GaúchaZH ou pelo player no site do Pioneiro.com, a rádio divulga o "Minuto da Romaria", com fatos históricos da festa, curiosidades e informações desta edição.

Padre Gilnei, que já falou para todo o Estado no Jornal do Almoço de sexta, participa ao vivo do Supersábado neste 23 de maio, pela Gaúcha.

A RBS TV Caxias está produzindo conteúdo sobre a romaria para todo o Rio Grande. Além das reportagens já veiculadas nos últimos dias, vai trazer todo o serviço desta edição histórica mostrando como o fiel pode participar a distância e como cresce a importância da fé em tempos de pandemia.

O Pioneiro não centrou a cobertura nos preparativos para a romaria, mas em como ressignificar a devoção nestas circunstâncias. Oferecemos reportagens diárias no impresso e no digital desde a última quinta até a próxima quarta-feira, incluindo as coberturas dos dias em que costumavam ocorrer as movimentações de fiéis.

Também desde a última quinta e durante este fim de semana e na próxima terça-feira, nossas equipes de reportagem estarão no Santuário e trazem informações para o público de todos os nossos veículos. É nossa forma de ajudar os peregrinos que não poderão caminhar, mas que estarão com os corações voltados a Caravaggio.

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros