Estátua centenária de Nossa Senhora de Caravaggio visita hospitais da Serra - Cidades - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Esperança17/05/2020 | 11h49Atualizada em 17/05/2020 | 12h45

Estátua centenária de Nossa Senhora de Caravaggio visita hospitais da Serra

Sem poder receber seus fiéis, santuário organizou comitiva para visitar cinco cidades neste domingo

Estátua centenária de Nossa Senhora de Caravaggio visita hospitais da Serra Raquel Fronza/Divulgação
Foto: Raquel Fronza / Divulgação
Pioneiro
Pioneiro

Neste momento único em que não pode receber seus fiéis em seu santuário, a estátua centenária de Nossa Senhora de Caravaggio foi até quem precisa e visitou os hospitais da Serra na manhã deste domingo (17). A comitiva levou este gesto de acolhida e esperança para Farroupilha, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. A iniciativa acontece diante da pandemia de coronavírus que fez com que, pela primeira vez na história, a Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio tenha que ser virtual.

Leia mais
Pela primeira vez na história, Romaria de Caravaggio será exclusivamente virtual
Programação online da Romaria de Caravaggio, em Farroupilha, é ampliada

A imagem centenária, que fica no altar do Santuário, está a bordo de uma caminhonete Chevrolet 3100, fabricada em 1954, conduzida pelo devoto José Bassotto. A comitiva estaciona em frente aos hospitais de cada município para abençoar e pedir pela saúde dos doentes, além de prestar homenagem aos profissionais da saúde, que dedicam suas vidas para cuidar de toda a sociedade.

— Sentimos muito ter que suspender a peregrinação e a romaria, mas não deixamos de fazer um sinal. Ela é consoladora, nossa mãe cuidadora da saúde, presença em nossa vida. Fizemos o caminho em inverso: ela veio até nós especialmente cuidando daquela que é parte mais sensível da nossa comunidade, nossos hospitais e doentes, onde mais carecemos neste instante de pandemia e que valorizamos a nossa vida. Pela benção de Nossa Senhora, que todos possamos seguir com esperança e fé — aponta o reitor do Santuário, padre Gilnei Fronza.

A primeira visita aconteceu às 9h30min, no Hospital São Carlos, em Farroupilha. Enquanto circula pela região, Nossa Senhora de Caravaggio é recebida com buzinas de motoristas e sinais de fé de pedestres. A estátua chegou em Caxias do Sul por volta das 10h e levou sua prece a cinco hospitais. No Hospital do Círculo, um grupo de profissionais da saúde se uniu para pedir a benção. 

Neste momento único em que não pode receber seus fiéis em seu santuário, a estátua centenária de Nossa Senhora de Caravaggio foi até quem precisa e visitou os hospitais da Serra na manhã deste domingo (17). A comitiva levou este gesto de acolhida e esperança para Farroupilha, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa.<!-- NICAID(14501733) -->
Foto: Raquel Fronza / Divulgação

Para este momento, A imagem recebeu um novo andor, uma coroa de madeira, esculpida pelo artista Jorge Rafaeli. Na coroa de Nossa Senhora, estão esculpidas flores. Além de representar as centenas de flores que são depositadas por devotos no Santuário, elas remetem ao símbolo da aparição da Santa em Caravaggio, na Itália, para Joaneta.

Sobre a pandemia enfrentada, o padre Gilnei Fronza reforça que Nossa Senhora de Caravaggio é acolhedora e sempre transmite esperança.

— Estamos rezando por todos. A oração é também importante nessa hora. Cuidem de si para cuidar dos outros. Usem máscaras e lavem as mãos. Aqueles cuidados básicos que precisamos para, enfim, possamos vencer esta pandemia.

Romaria virtual

O Santuário está fechado para visitação desde a metade de março, e a Romaria ocorrerá exclusivamente no formato virtual. No dia 26 de maio, serão celebradas missas às 8h, 10h30min e 17h. Às 14h, haverá récita do terço e às 15h, Oração Mariana.

A transmissão estará disponível nos canais do Santuário de Caravaggio pelo Facebook, YouTube, WebRádio (site) e Instagram. A equipe estimula que os devotos compartilhem fotos de edições anteriores ou que mostrem como a família está acompanhando o Santuário neste momento de pandemia. Para unir este momento, as manifestações devem utilizar a hashtag #caravaggio2020.

Os fiéis que haviam feito promessa em rumar até o Santuário de Caravaggio neste ano são convidados a cumprir a promessa doando alimentos para entidades que destinam doações aos pobres.

Leia também
Sindiserv volta a pedir municipalização da UPA Zona Norte, em Caxias do Sul
Secretaria da Saúde de Caxias do Sul confirma dois novos casos de coronavírus
Prefeituras da Serra com mais casos confirmados da covid-19 têm novos registros neste sábado

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros