"UPA Coronavírus" irá iniciar atendimento ao público nesta sexta-feira, em Farroupilha - Cidades - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Saúde25/03/2020 | 15h11Atualizada em 25/03/2020 | 15h15

"UPA Coronavírus" irá iniciar atendimento ao público nesta sexta-feira, em Farroupilha

Serviço será concentrado em prédio no bairro São Luiz, pronto há três anos, mas que ainda não tinha sido inaugurado

"UPA Coronavírus" irá iniciar atendimento ao público nesta sexta-feira, em Farroupilha Lucas Amorelli/Agencia RBS
Prédio fica no bairro São Luiz. Não haverá atendimento direto, apenas casos encaminhados pela equipe médica após contato telefônico Foto: Lucas Amorelli / Agencia RBS

Um prédio construído pelo Governo Federal e pronto desde 2016, cuja utilização ainda estava em discussão pelos órgãos públicos, não está mais. A partir da manhã de sexta-feira, Farroupilha irá abrir ao público a UPA Coronavírus, hospital de campanha que, durante a pandemia da Covid-19, será voltado  para o atendimento exclusivo de pessoas que apresentarem sintomas de síndrome gripal, caso da Covid-19.

De acordo com o com secretário de Saúde, Davi Almeida, cerca de 30 profissionais irão se dedicar exclusivamente a esse atendimento. O prédio, cedido à prefeitura no ano passado, irá contar inicialmente com 20 leitos, mas tem capacidade para ampliação em caso de necessidade. O secretário, contudo, ressalta que não haverá atendimento direto a quem procurar a unidade. É preciso passar pela triagem telefônica, através, do 0800.645.7950. 

- Nesse momento, nossa central de atendimento telefônico é a porta de entrada da Secretaria de Saúde. Temos 10 telefonistas e um médico que irá avaliar os casos relatados, para então fazer o encaminhamento até a Unidade de Saúde, se necessário - explica o secretário. 

O secretário também informa que, a partir desta quinta-feira, a prefeitura irá iniciar um serviço de higienização nas ruas da cidade, em pontos onde ainda há movimento de pessoas, como entorno de farmácias e supermercados. A comunidade de Linha Jansen, que teve o único caso de Coronavírus confirmado até o momento no município, também irá receber o serviço. A higienização será feita com água sanitária e álcool em gel. Davi reforça a importância das pessoas seguirem a quarentena:

-  A comunidade tem sido muito acolhedora às medidas que a prefeitura tem tomado, sempre em diálogo com outras entidades representativas do município. Podemos dizer que Farroupilha saiu na frente no combate à pandemia, decretando a quarentena na Linha Jansen tão logo se confirmou o primeiro caso, na última quarta-feira, e esperamos continuar sendo exemplo.

Leia também
Vinícola da Serra Gaúcha faz entrega a domícilio sem cobrança de frete para duas caixas ou mais
Como empreendedores de Caxias estão enfrentando as incertezas causadas pelo coronavírus
Cesta básica em Caxias do Sul registra alta em fevereiro 


 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros