Expresso Caxiense de Transportes na Rua Feijó Jr. em 1948 - Cidades - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Memória10/03/2020 | 07h00Atualizada em 10/03/2020 | 07h00

Expresso Caxiense de Transportes na Rua Feijó Jr. em 1948

Antiga sede situava-se no bairro São Pelegrino e dispunha de uma frota de 15 caminhões e 20 ônibus

Expresso Caxiense de Transportes na Rua Feijó Jr. em 1948 Studio Geremia / Acervo Expresso Caxiense, divulgação/Acervo Expresso Caxiense, divulgação
A antiga sede do Expresso Caxiense, na Rua Feijó Jr., em São Pelegrino Foto: Studio Geremia / Acervo Expresso Caxiense, divulgação / Acervo Expresso Caxiense, divulgação

 A história do ônibus GM Coach, o lendário Gostosão do Expresso Caxiense, tema da coluna de ontem, resgatou parte da trajetória de empresa, cuja origem remete a 1938. Foi quando um grupo de motoristas resolveu criar uma cooperativa de caminhões para transporte de cargas. Inicialmente, eram 13 proprietários, aos quais juntaram-se outros 11 associados — que até então trabalhavam dispersamente, e com certa dificuldade, pela região. Nascia oficialmente aí, em 1º de agosto de 1938, o Expresso Caxiense de Transportes Ltda, nome sugerido pelo primeiro gerente, senhor Armando José Pilla. 

Arroio do Sal: aventuras a bordo de um ônibus 

Conforme destacado pelo autor Duminiense Paranhos Antunes no livro Documentário Histórico do Município de Caxias do Sul, lançado em 1950, nos primeiros meses de 1939, Pilla deixou a direção, assumindo, em seu lugar, o "timoneiro" Jacintho Vial. Foi na gestão de Vial que a empresa, já atuante também no transporte de passageiros, adquiriu um terreno e inaugurou sua sede própria, na Rua Feijó Jr. 969, próximo ao final da Rua Os Dezoito do Forte, em São Pelegrino. 

Exatamente o local da imagem acima, de 1948, em que vemos a frota de 15 caminhões de carga estacionados em frente ao prédio — à época, o Expresso tinha como vizinhos da Feijó e Sinimbu as famílias Travi, Crosa, Viola, Postali, Zandomeneghi e Dal Pont, entre outras.

Você é um morador "raiz" do bairro São Pelegrino? Teste seus conhecimentos     

Endereços 

A sede própria da Rua Feijó Jr. surgiu após o Expresso Caxiense de Transportes passar por outros endereços, todos nas imediações. À época do surgimento, ocupava um depósito de empresa Meletti Cantergianni, na Rua Marechal Floriano, próximo à Os Dezoito do Forte, onde funcionaria posteriormente a Transportadora Aurora. 

Conforme o texto de Duminiense Paranhos Antunes, em 1950 a empresa tinha como gerente, Jacintho Vial, como sub-gerente, João José Gobetti; e como integrantes do conselho fiscal, Otoni Minghelli, Dario Ungaretti e Hermínio Paulo Zanella.

Leia mais:
Rua Feijó Jr. e uma feira de hortifrutis em 1948
Inauguração da Rodoviária de Caxias do Sul em 1958
Rua Coronel Flores pavimentada em 1942
Moinho Progresso e um incêndio em 1954   
O pioneirismo da Importadora Comercial Ltda 

Ônibus GM Coach 1948, conhecido como Gostosão, um dos pioneiros do transporte intermunicipal entre Caxias do Sul e Porto Alegre do Expresso Caxiense. Na foto, anúnico antigo destacando o ônibus.<!-- NICAID(14444117) -->
Foto: Jornal A Época / reprodução

As linhas 

Em 1950, o Expresso Caxiense mantinha as seguintes linhas regulares de transporte de passageiros: Caxias-Porto Alegre (e vice-versa), Caxias-São Francisco de Paula, Caxias-Vila Seca, Caxias Ana Rech e Pelotas-Rio Grande, além de excursões para diversos pontos do Estado e Litoral Norte.

Anúncio publicado pelo jornal A Época em 1949 (acima) destacava que a empresa dispunha de 20 modernos ônibus e oficina própria, "razão pela qual seus carros viajam somente quando em condições de oferecer absoluta segurança". Além disso, frisava que "os carros têm como motoristas os próprios associados da empresa". 

Leia mais:
Rua Marquês do Herval: carros de praça nos anos 1930  
Memórias na vertical: as curiosidades dos antigos prédios de Caxias do Sul  
O incêndio da Ferragem Caxiense em 1952
Edifício Dona Ercília e uma esquina recheada de histórias
Praça Dante Alighieri coberta de neve em 1941 

Confira outras publicações da coluna Memória
Leia antigos conteúdos do blog Memória  

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros