Curados do Coronavírus em Caxias do Sul têm idade média de 35 anos e respeitaram isolamento social - Cidades - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Saúde31/03/2020 | 16h53Atualizada em 31/03/2020 | 17h37

Curados do Coronavírus em Caxias do Sul têm idade média de 35 anos e respeitaram isolamento social

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, nove de 16 pacientes jã estão livres do vírus

Curados do Coronavírus em Caxias do Sul têm idade média de 35 anos e respeitaram isolamento social Antonio Valiente/Agencia RBS
Nove pacientes infectados apresentaram sintomas leves ou moderados e conseguiram se curar sem precisar de assistência médica, em Caxias Foto: Antonio Valiente / Agencia RBS

Dos 16 casos confirmados de Coronavírus em Caxias do Sul até esta terça-feira, nove são considerados curados pela Secretaria Municipal de Saúde. Com diferentes medidas tomadas de acordo com o sintoma apresentado, em comum há o fato de que todos os curados seguiram a recomendação de fazer isolamento social, o que permitiu a cura após 14 dias em casa. Nenhum chegou a passar por internação. 

Entre os nove que contraíram o vírus e já estão curados, sete são, homens. Eles têm 15 anos (dois deles), 26, 32, 40, 42 e 59 anos. As mulheres têm 37 e 57 anos. Oito casos apresentaram histórico de viagem recente, internacional ou dentro do país, e um caso foi transmissão comunitária.

A médica infectologista caxiense Giórgia Torresini considera que o percentual de pacientes já curados, além do fato de terem superado o período sem a necessidade de assistência médica, está dentro do previsto.

- Normalmente a evolução do vírus é boa. 90% dos infectados terão sintomas leves ou moderados e irão se curar sem problemas. Estas são pessoas que tiveram uma virose, tomaram as devidas precauções caseiras para lidar com os sintomas, uma vez que ainda não há farmacológico, souberam ficar quietinhas esperando o ciclo viral e agora estão livres - analisa.

A profissional reforça a importância do isolamento social como forma de prevenção e vê como positiva a forma como Caxias do Sul vem lidando com a questão:

- O isolamento é importantíssimo porque, em algum momento, todos nós vamos ter contato com o vírus, mas o que não pode é que todos fiquemos doentes ao mesmo tempo, pois o sistema de saúde não irá aguentar. Caxias é uma cidade industrial, que precisa trabalhar, mas ainda assim a prefeitura e a maioria dos empresários estão apoiando as medidas, cientes de que a vida vem em primeiro lugar - destaca. 

O secretário municipal de Saúde, Jorge Olavo Hahn Castro, reforça que as medidas tomadas pela Prefeitura visam conter o aumento gradual dos casos.

- Embora, por enquanto, a maioria dos confirmados não tenha necessitado de internação hospitalar, com os casos acontecendo de forma mais espaçada, temos tempo para que os primeiros confirmados se recuperem, evitando que todos utilizem o sistema de saúde de uma única vez -  explica o secretário.

Leia mais
"Sem sombra de dúvidas, Bento Gonçalves tem mais de 200 casos", afirma prefeito
O que dizem os decretos de seis cidades da Serra sobre o combate ao coronavírus
Rio Grande do Sul confirma a quarta morte em decorrência do coronavírus 





 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros