O Carnaval Aquático de 1951 no Balneário De Lazzer - Cidades - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Memória06/02/2020 | 07h00Atualizada em 11/02/2020 | 09h03

O Carnaval Aquático de 1951 no Balneário De Lazzer

Atração mesclou jogos de vôlei à fantasia, corso de barcos alegóricos e eleição da rainha Yeda Pieruccini

O Carnaval Aquático de 1951 no Balneário De Lazzer Studio Geremia / Acervo pessoal, divulgação/Acervo pessoal, divulgação
As equipes de vôlei Copacabana (à frente) e Torres (em pé), com os trajes de banho de 1850 e 1950. Entre as jogadoras, Terezinha Manfro, Bila Vial, Lea Carmen Balen e as irmãs Gerda (em pé, ao centro, de maiô preto) e Irmgard Bornheim (à direita, em pé). À esquerda, o professor Adão Fagundes Foto: Studio Geremia / Acervo pessoal, divulgação / Acervo pessoal, divulgação

O evento era anunciado como "uma festa ainda inédita em Caxias do Sul", conforme matéria publicada no jornal A Época de 14 de janeiro de 1951. Sim, dali a duas semanas, em 28 de janeiro de 1951, a cidade iria testemunhar – e participar – de um "carnaval diferente", promovido pelo Balneário De Lazzer:

"Trata-se de um Carnaval Aquático, com a coroação da rainha do balneário, jogos de voleibol à fantasia, corso de barcos alegóricos, saltos de trampolim e banho à fantasia. Esta festa está sendo preparada com muito carinho, o que faz prever um sucesso extraordinário. Despertará, por certo, a curiosidade de todos".

Assim foi, segundo a cobertura publicada pelo mesmo jornal em 1º de fevereiro de 1951: 

"Após a chegada do Rei Momo, acompanhado de seu séquito, teve lugar uma partida de voleibol entre uma equipe de senhoritas usando trajes de banho modelo 1850 (a equipe Copacabana) e outra com maiôs de 1950 (a equipe Torres). Venceram as antigas, por uma vantagem de dois pontos."

Na sequência, ocorreu um concurso de fantasias para crianças, cujos primeiros lugares ficaram com Geraldo Mascarello, filho do casal Eustachio Mascarello e Maria Balen Mascarello; e Jussara Balen, filha do senhor Ítalo Balen e esposa. Outra atração bastante aguardada, o banho à fantasia antecedeu a recepção às senhoritas Lia Lemos e Corália Santos, respectivamente, Rainha do Comércio do Rio de Janeiro e Rainha do Comércio de Caxias do Sul. 

Já às 17h foi feita a última apuração do concurso para a escolha da rainha do balneário, colocando em primeiro lugar a jovem Yeda Pieruccini (foto abaixo); em segundo, Helena Bergamaschi; e em terceiro, Terezinha Manfro (nas fotos acima e abaixo, juntamente com as amigas Bila Vial, Lea Carmen Balen e as irmãs Gerda e Irmgard Bornheim). À esquerda, o professor de Educação Física Adão Fagundes, atuante na Escola Normal Duque de Caxias. 

Você reconhece mais alguma das jovens? Entre em contato pelo e-mail rodrigolopes33@gmail.com.

Leia mais:
Uma placa de boas-vindas em Arroio do Sal em 1954
Veraneios de outros tempos…
Pé na tábua rumo ao Litoral
Dose dupla: Areias Brancas em 1954, Torres em 1964  
As antigas guaritas salva-vidas do Litoral Norte  

A jovem Yeda Pieruccini, eleita rainha do Balenário De Lazzer em 1951Foto: Acervo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami / divulgação
Antigo Balneário De Lazzer, em Caxias do Sul, nas décadas de 1950/1960.
O balneário e os barcos (à esquerda) que participariam do corso alegóricoFoto: Acervo de família / divulgação
Antigo Balneário De Lazzer, em Caxias do Sul, nas décadas de 1950/1960.
Balneário lotou no domingo, 28 de janeiro de 1951, para o Carnaval AquáticoFoto: Acervo de família / divulgação
As equipes de vôlei Copacabana (à frente) e Torres (em pé). Entre as jogadoras, Terezinha Manfro, Bila Vial, Lea Carmen Balen (segunda à direita, em pé) e as irmãs Gerda (em pé, ao centro, de maiô preto) e Irmgard Bornheim (à direita, em pé). À esquerda, o professor Adão FagundesFoto: Studio Geremia / Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, divulgação

Leia mais:
Ana Rech: o Veraneio Bela Vista em 1948
Os antigos verões no Clube Palermo
Torres eternizada pela lendária Foto Feltes 

Fantasias 

Realizado em benefício do Abrigo de Menores São José, o Carnaval Aquático destacou ainda um concurso de saltos ornamentais, vencido por Jacó Manfro, primeiro lugar também no concurso de fantasias para adultos, ao lado de Beatriz Manfro. 

Nas fotos acima, o Balneário De Lazzer lotado para conferir as atrações do Carnaval Aquático, como o corso de barcos alegóricos.

Na Revista Odisséia

O Carnaval Aquático também estampou uma matéria especial na Revista Odisséia, editada em Caxias do Sul entre 1950 e 1951 (fotos abaixo). Intitulada "Uma Tarde de Gala no Balneário De Lazzer", a reportagem mesclava uma montagem de fotos do Studio Geremia, responsável pela cobertura, a observações do redator Sergio Bertone:

"Nada atrapalhou, pois, a inédita tarde burlesca. Nas tendas, nos bancos toscos, nos caramanchões, nas esplanadas de esportes, nos barcos do corso aquático e na água, tudo era repleto de banhistas indiferentes à chuva que não veio…"

Foto: Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami / reprodução
Foto: Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami / reprodução
Foto: Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami / reprodução

A capa

Na imagem abaixo, a capa da revista Odisséia, estampada pela jovem Anna Maria Scavino, clicada no Atelier Calegari. A coleção, englobando as edições de 1950 e 1951, encontra-se no acervo do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami. 

A jovem Anna Maria Scavino estampou a capa de 1951Foto: Rodrigo Lopes / Especial

Nos jornais de 1951

Abaixo, os jornais Pioneiro e A Época destacando o sucesso do Carnaval Aquático.

Foto: Jornal Pioneiro / reprodução
Foto: Reprodução / Agencia RBS

Leia mais:
Família Comandulli nos primórdios de Rainha do Mar
Família Lucchese em Arroio do Sal em 1966
Paraíso: uma praia e um hotel em 1952  
Um veraneio e um passeio a cavalo
As antigas guaritas salva-vidas do Litoral Norte
Família Fontana em Torres nos anos 1950 e 1960
Praia de Banhos de Torres em 1958
Fotos antigas de Torres pela colaboração dos leitores 

Confira outras publicações da coluna Memória
Acesse antigas publicações do blog Memória  

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros