Moradores reclamam da falta de coleta de lixo na Rua Jacob Luchesi, em Caxias do Sul - Cidades - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Serviço 10/01/2020 | 14h10Atualizada em 10/01/2020 | 14h13

Moradores reclamam da falta de coleta de lixo na Rua Jacob Luchesi, em Caxias do Sul

Contêineres amarelos e verdes estão cheios e há sacos no chão. Codeca garante que resolverá o problema em breve

Moradores reclamam da falta de coleta de lixo na Rua Jacob Luchesi, em Caxias do Sul Lucas Amorelli/Agencia RBS
Contêineres amarelos e verdes estão cheios e há sacos e sacolas no chão Foto: Lucas Amorelli / Agencia RBS

Moradores do bairro Santa Lúcia Cohab, em Caxias do Sul, reclamam do descaso com a coleta de lixo na Rua Jacob Luchesi. Em pelo menos três pontos da via os contêineres de lixo orgânico e seletivo estão cheios. Há sacolas e sacos nas calçadas e a sujeira se espalha na rua e próximo aos recipientes.

A cabeleireira Tatiane Lorandi, 30 anos, conta que passa com frequência pelo local quando vai até a casa da mãe, no bairro Colina Sorriso. Ela reclama da quantidade de baratas que encontra em casa, que certamente surgem em função da quantidade de lixo acumulada.

— É uma vergonha a situação que encontramos aqui. Eu percebo que diariamente as lixeiras estão lotadas e há lixo no chão. Tem muita barata no bairro e acredito que seja devido a esse lixo acumulado. Mantenho a casa limpa sempre, sem lixo por perto, mas com toda essa sujeira aqui fica difícil — queixa-se.

Uma idosa de 75 anos, que prefere não se identificar, ressalta que os moradores estão cansados da situação. Ela afirma ainda que há pessoas de outros bairros que depositam lixo e demais objetos nos contêineres da Jacob Luchesi.

— O caminhão do seletivo realmente não vejo passar há dias. O do orgânico tem passado. Nós que moramos aqui deixamos tudo limpo, mas moradores de outros lugares largam o lixo no chão — reclama.

Outro morador que passa pelo local com frequência ressalta que ligou três vezes para a Codeca nos últimos dias e não conseguiu atendimento:

— Na central telefônica, só dizia que todos os ramais estavam ocupados. Há dias está assim e a situação continua do mesmo jeito. Vi passar o caminhão que recolhe o orgânico e um veículo da Codeca hoje (nesta sexta) pela manhã. Porém o lixo continua espalhado na calçada.

Para ele, a situação é vergonhosa:

— Acabaram de mandar o IPTU cobrando o serviço da Codeca, mas prestar um serviço razoável está bem difícil.


Contraponto 

A reportagem contatou a Codeca na quinta-feira (9) para tratar do assunto e recebeu a informação de que uma equipe iria até o local para recolher o lixo. No entanto, nesta sexta-feira (10) a situação continuava a mesma.

De acordo com a supervisora da coleta de resíduos da Codeca, Neusa Valiati, que foi até o local, explica que o caminhão tem ido até a Jacob Luchesi, mas não consegue erguer o contêiner devido ao descarte irregular de lixo naquele ponto.

— Estamos com problemas de logística porque nesse caso tem entulho dentro do contêiner e o caminhão não consegue coletar. Temos o mesmo problema na Avenida São Leopoldo e na Rio Branco, que infelizmente são áreas de descarte e de desova irregular.

Ela ressalta ainda que a rua foi totalmente limpa na última quarta-feira (8), mas o problema se repete.

— Vamos tentar resolver. Trocar os contêineres, colocar mais dois no local, e também solicitar que a equipe de limpeza passe mais vezes naquela rua.

Leia também
Prefeitura revoga decreto que restringia eventos em Caxias
Seca castiga o milho nos Campos de Cima da Serra
Tempo segue instável na Serra nesta sexta-feira  

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros