Paróquia do bairro Cruzeiro completa 60 anos - Cidades - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Memória27/12/2019 | 20h08Atualizada em 27/12/2019 | 20h08

Paróquia do bairro Cruzeiro completa 60 anos

Comunidade foi fundada em 25 de dezembro de 1959, a partir do desmembramento da Paróquia de Lourdes

Paróquia do bairro Cruzeiro completa 60 anos Acervo Paróquia Sagrado Coração de Jesus/divulgação
A primeira celebração na nova igreja, inaugurada em 1967 Foto: Acervo Paróquia Sagrado Coração de Jesus / divulgação

A Paróquia Sagrado Coração de Jesus, do bairro Cruzeiro, completou neste dia 25 de dezembro exatos 60 anos de criação. Concebida pelo bispo Dom Benedito Zorzi em 1959, a partir do desmembramento da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, ela hoje atende a cinco comunidades, conta com um grande número de leigos e atua em diversas pastorais e frentes de trabalho. 

Conforme informações disponibilizadas pela direção, naquele final da década de 1950, o prédio de uma antiga fábrica desativada abrigou os primeiros encontros. Pouco tempo depois, em 1960, o padre Sidney Luiz Zanettini, advindo de Lourdes, foi nomeado e empossado como primeiro pároco, conduzindo os anos iniciais e organizando a atuação na comunidade. 

A trajetória do padre Sidney Zanettini

Em 16 de maio de 1965 foi realizado o lançamento de pedra fundamental da nova igreja matriz. Concluído em dois anos, graças ao envolvimento e a colaboração dos fiéis que frequentavam as atividades da paróquia, o templo foi inaugurado em 14 de maio de 1967. 

Abaixo vemos o bispo Dom Benedito Zorzi, acompanhado dos padres Alberto Lamonatto e Abramo Forlin, durante a leitura do ato da bênção da pedra fundamental da nova igreja, em 1965. Na imagem que abre a matéria, a primeira missa no templo recém- concluído, com a entronização de Dom Benedito, do padre Josué Pagnocelli e da comunidade em 1967. 

Alberto Lamonato: Otávio Rocha e um museu dedicado ao vinho

Bispo Dom Benedito Zorzi, acompanhado dos padres Alberto Lamonatto e Abramo Forlin, durante a leitura do ato da bênção da pedra fundamental da nova igreja da Paróquia Sagrado Coração de Jesus do bairro Cruzeiro, em 16 de maio de 1965.
Dom Benedito Zorzi e os padres Alberto Lamonatto e Abramo Forlin, durante a bênção da pedra fundamental da nova igreja, em 1965Foto: Acervo Paróquia Sagrado Coração de Jesus / divulgação

Os párocos

Após o trabalho pioneiro de Sidney Luiz Zanettini, vários sacerdotes estiveram à frente da paróquia. Foram eles os padres Abramo Forlin, Josué Pagnocelli, Frei Emilio Favereto ( Franciscano Conventual), Marcelino Rizzon, Nivaldo Piazza, Raul Accorsi, Sady Covolan, Luciano Bergamin, Josemar Conte, Norberto Coltro, Joni Bonato, Evair Ongarato e, atualmente, Renato Ariotti, que conta hoje com a ajuda do padre Elói Sandi e também do seminarista Cristian Fabiani. 

Leia mais:
Origens do Colégio Madre Imilda
Cripta do Santo Sepulcro na década de 1930
Zambelli & Locatelli: os detalhes do interior da Igreja do Santo Sepulcro
Memórias da Júlio: as histórias que rondam o velho casarão ao lado do Santo Sepulcro  

Atuação

Atuação Nestes 60 anos, o crescimento e da paróquia implicou o crescimento de novas comunidades urbanas e rurais. Hoje, além da matriz do bairro Cruzeiro, são atendidos os bairros Vila Leon, com a igreja denominada Divino Espírito Santo; o Loteamento Portinari, com o templo dedicado a Nossa Senhora da Glória; além de São Virgílio e Santo Antônio, ambas na Sexta Légua. 

Uma vez por mês, no último domingo, também é celebrada a missa na Capela de Nossa Senhora da Rocca, igualmente na Sexta Légua. As festividades de aniversário iniciaram ainda em maio, com a visita da imagem do Sagrado Coração de Jesus nas comunidades e a Festa do Padroeiro. Já no último dia 10 de novembro, foi celebrado oficialmente o Jubileu de Diamante, pelos 60 anos. 

Leia mais:
Lourdes, Zona Caipora e Bairro Guarani
Paróquia de Lourdes rumo aos 80 anos
Apostolado da Oração da Paróquia de Lourdes em 1948
Pórtico da Estrada Federal Getúlio Vargas em 1941  
Bairro Lourdes: a Praça Vestibular Abramo Eberle em 1946

Confira outras publicações da coluna Memória
Leia antigos conteúdos do blog Memória  

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros