José Dani e a atuação comunitária em Otávio Rocha - Cidades - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Memória05/12/2019 | 07h00Atualizada em 05/12/2019 | 07h00

José Dani e a atuação comunitária em Otávio Rocha

Festa da Gruta, neste domingo, marca entrega de trecho pavimentado da estrada José Dani, no acesso ao parque

José Dani e a atuação comunitária em Otávio Rocha Acervo de família / divulgação/divulgação
A família do casal José Dani e Ancila Fracasso em 1932, no interior de Otávio Rocha Foto: Acervo de família / divulgação / divulgação

O distrito de Otávio Rocha, em Flores da Cunha, terá festa em dose dupla neste final de semana. No domingo, dia 8, quando ocorre a tradicional festa no Parque da Gruta, também será inaugurado o trecho recém-pavimentado da Estrada José Dani, que dá acesso ao local. 

A programação joga luzes sobre a trajetória do vitivinicultor que dá nome à via, seu José Dani, morador com forte atuação comunitária no distrito e um dos responsáveis por seu desenvolvimento desde os primórdios do século 20. Conforme informações repassadas pelo pesquisador e historiador Floriano Molon, Dani foi um dos fundadores da Cooperativa Vinícola Otávio Rocha Ltda, em 20 de novembro de 1929, além de membro de sua primeira diretoria, gerente e administrador. 

Já em 1938, quando da incorporação das cinco cooperativas vinícolas de Flores da Cunha, tornou-se o segundo presidente da Cooperativa Santo Antônio, sendo o responsável pela implantação da sede em Caxias do Sul, próximo à Estação do Trem.  

Leia mais:
Campanário de Flores da Cunha: uma história de 70 anos

A usina de energia elétrica da firma Dani & Molon, por volta de 1937Foto: Acervo de família / divulgação

Usina em 1937

O envolvimento de José Dani com as demandas comunitárias foi bem além do setor vitivinícola. Em sociedade com o genro João Manosso (casado com Natália Dani), seu José criou uma sociedade comercial que atendia aos moradores da região, abastecendo-os com secos & molhados, tecidos e uma série de outros itens do dia a dia. Ele também foi o responsável pela criação, em 1932, do primeiro hotel da localidade, a Pousada Casa do Pasto, idealizada para receber os operários, carreteiros e viajantes no centro de Otávio Rocha. 

Já em outubro de 1937, em sociedade com o senhor Demétrio Molon, deu início à exploração de luz elétrica. A usina da firma Dani & Molon foi construída sobre o riacho Otávio Rocha e fornecia energia para as famílias da sede do distrito e arredores. Exatamente em uma das áreas do Parque da Gruta, onde ocorre a festa deste domingo. 

Em família 

Na imagem que abre a matéria, a família de José Dani e Ancila Fracasso no dia da comemoração das bodas de prata do casal, em 1932.  Atrás, da esquerda para a direita, estão as filhas Maria, Ida, Palma, Benvenuta, Mercedes, Leonora e Natália. À frente, ladeando o casal Ancila e José, aparecem Aniceto, Eusébio, Otília (bebê), Carlos e Faustino. Ao fundo, a casa-dormitório da família no Travessão Pinhal, em Otávio Rocha, ainda preservada. 

Leia mais:
Ponte Heitor Curra em Mato Perso em 1935
Os 50 anos da Fenavindima em 2017
Maria Della Costa na Festa da Vindima de 1976
Otávio Rocha e a sua Festa da Uva
Encontro da família Molon em Farroupilha  

O Parque da Gruta, uma das atrações turísticas e históricas do interior de Flores da CunhaFoto: Floriano Molon / divulgação

Homenagem 

Além de criar diversas benfeitorias comunitárias que ajudaram a projetar o distrito de Otávio Rocha e o município de Flores da Cunha, José Dani foi um grande divulgador do movimento cooperativista. 

Em sua homenagem foi denominada de Rodovia José Dani a estrada que parte de Otávio Rocha em direção ao Parque da Gruta e ao distrito de Mato Perso.

Leia mais:
História de Heitor Curra é preservada
Lembranças de Heitor Curra
Heitor Curra: vindima no antigo casarão da Rua Bento Gonçalves
Encontro da família Fontana em Flores da Cunha
"Shazan e Xerife" agitam a Fenavindima em 1973
Família Fiorese celebra as origens em Flores da Cunha  
Eberle e o galo de Flores da Cunha em 1972
Clovis Boff, o senhor dos galos de Flores da Cunha 

Confira outras publicações da coluna Memória
Acesse antigas publicações do blog Memória 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros