A Igreja de Santo Antônio e os 85 anos de elevação a Santuário Diocesano em Bento  - Cidades - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Memória31/12/2019 | 07h00Atualizada em 31/12/2019 | 07h00

A Igreja de Santo Antônio e os 85 anos de elevação a Santuário Diocesano em Bento 

Decreto foi assinado pelo arcebispo de Porto Alegre, Dom João Becker, em 27 de dezembro de 1934. Missa neste dia 31 marca o aniversário da Matriz 

A Igreja de Santo Antônio e os 85 anos de elevação a Santuário Diocesano em Bento  Acervo da Paróquia Santo Antônio / divulgação/divulgação
A Igreja de Santo Antônio, padroeiro de Bento Gonçalves, em meados dos anos 1930. Foto: Acervo da Paróquia Santo Antônio / divulgação / divulgação

A Igreja Matriz da Paróquia Santo Antônio de Bento Gonçalves celebrou neste finalzinho de 2019 o aniversário de 85 anos de sua elevação à categoria de Santuário Diocesano. O decreto foi assinado pelo então arcebispo de Porto Alegre, Dom João Becker, em 27 de dezembro de 1934 e passou a valer no dia 31 do mesmo mês, na comemoração solene do cinquentenário de criação da paróquia, em 1884.

Para recordar a data, o bispo de Caxias do Sul, Dom José Gislon, celebra nesta terça, 31 de dezembro, às 18h, uma missa solene no Santuário Santo Antônio. O ato também marca a bênção do novo órgão de tubos da igreja, recém chegado da Holanda, e a ação de graças pelas atividades do ano que finda – no último dia 8 de setembro, a Diocese de Caxias do Sul também completou 85 anos de sua criação, data em que Gislon tomou posse.

Primórdios da Diocese de Caxias do Sul em 1931

De acordo com o atual pároco, padre Ricardo Fontana, celebrar os 85 anos da elevação da igreja a Santuário Diocesano é um momento de graça para a Igreja e também para a comunidade bento-gonçalvense.

– Significa que é um lugar santo, um local onde as pessoas de dirigem constantemente e em grande número para expressar e renovar a sua fé, tendo como intercessor Santo Antônio. Queremos fortalecer o vínculo das pessoas com a Igreja, para que elas possam encontrar um espaço de oração e espiritualidade nesses tempos agitados – salienta.

Nas imagens desta página, alguns registros da igreja na primeira metade do século 20.

Leia mais:
Paróquia do bairro Cruzeiro completa 60 anos
A trajetória do padre Sidney Zanettini
Calendário de Lourdes: uma paróquia rumo aos 80 anos
Apostolado da Oração da Paróquia de Lourdes em 1948
 

Igreja de Santo Antônio, padroeiro de Bento Gonçalves, em meados dos anos 1920.
A igreja e o centro de Bento em meados dos anos 1920Foto: Acervo Paróquia de Santo Antônio / divulgação
Igreja de Santo Antônio, padroeiro de Bento Gonçalves, em 1918/1919.
Foto: Acervo Paróquia de Santo Antônio / divulgação
A igreja de Santo Antônio, padroeiro de Bento Gonçalves, captada durante uma procissão religiosa em 1935Foto: Acervo Paróquia de Santo Antônio / divulgação

Obras 

Conforme documentos mantidos pela paróquia, a construção da igreja deu-se entre os anos de 1890 e 1894. Ao longo das décadas, porém, o templo passou por inúmeras reformas. Já em 2007 iniciou-se o restauro interno e externo. 

Entre as obras realizadas estiveram a substituição do telhado e a reconstituição das pinturas artísticas internas que relatam os milagres atribuídos à intercessão de Santo Antônio. Em 30 de janeiro de 2007, o local foi tombado como Patrimônio Histórico de Bento Gonçalves. As obras foram concluídas em 2014.

 Leia mais:
Cripta do Santo Sepulcro na década de 1930
Zambelli & Locatelli: os detalhes do interior da Igreja do Santo Sepulcro
Memórias da Júlio: as histórias que rondam o velho casarão ao lado do Santo Sepulcro  

Igreja de Santo Antônio, padroeiro de Bento Gonçalves, em 1919Foto: Acervo Paróquia de Santo Antônio / divulgação

Equipe e missas 

Atualmente, a equipe sacerdotal da Paróquia Santo Antônio é composta pelos padres Ricardo Fontana, Júlio Giordani, João Corbellini e Luís Carlos Conci. Também conta com a cooperação das Irmãs de Jesus Bom Pastor, conhecidas como Pastorinhas, há 66 anos. Hoje, servem à comunidade as religiosas Lídia, Vanda e Vilma.

As missas ocorrem diariamente às 18h. Às quartas-feiras, além da celebração tradicional, ocorre uma missa ao meio-dia. Aos domingos, às 7h, 8h30min, 10h e 18h. Mensalmente, nos dias 13, dia votivo de Santo Antônio, a Eucaristia é celebrada às 8h, 12h, 14h, 16h e 18h.  Já de terça a sexta-feira, há um sacerdote à disposição da comunidade para aconselhamentos, bênçãos e confissões, das 9h às 11h30min e das 14h às 17h30min. 

Leia mais:
Freis Capuchinhos no Seminário Nossa Senhora Aparecida
Congresso Eucarístico de 1948: um marco da Diocese  
Memória dos Capuchinhos: 25 anos sem o Frei Ambrósio Tondello
Convento Imaculada Conceição em 1954

Igreja de Santo Antônio em Bento Gonçalves
Igreja é um dos pontos mais visitados do centro de Bento GonçalvesFoto: Acervo da Paróquia Santo Antônio / divulgação

Jubileu de prata

Além da comemoração desta terça, outro jubileu será celebrado em janeiro. São os 25 anos de vida sacerdotal de Dom Adelar Baruffi, bispo de Cruz Alta. Baruffi era padre do presbitério de Caxias do Sul, atuou como vigário paroquial na Paróquia Santo Antônio e recebeu a ordenação episcopal em 2015, no Santuário. A festa está marcada para 19 de janeiro, um domingo, com missa às 10h, seguida de almoço no salão paroquial. Os ingressos estão sendo vendidos na secretaria paroquial.

Paróquia Santo Antônio 

A Paróquia Santo Antônio de Bento Gonçalves é uma das 75 que compõem a Diocese de Caxias do Sul. Foi criada em 06 de agosto de 1884, na antiga freguesia de Dona Isabel, hoje cidade de Bento Gonçalves. Possui 30 comunidades, entre igrejas e núcleos de atendimento, e conta com 64 frentes de trabalho de atuação social, religiosa e pastoral.

Parceria

Informações desta página são uma colaboração do leitor Felipe Padilha.

Leia mais:
Aristides Bertuol: no tempo das carreteras
Casamento de Aristides Bertuol em 1943
Clube Aliança: uma tradição de Bento Gonçalves
Funeral do bispo Dom José Barea em 1951
Inauguração do busto de Dom José Barea em 1966

Confira outras publicações da coluna Memória
Leia antigos conteúdos do blog Memória   

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros