Santa Lúcia do Piaí: o capitel de Caravagginho - Cidades - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Memória16/11/2019 | 07h00Atualizada em 16/11/2019 | 07h00

Santa Lúcia do Piaí: o capitel de Caravagginho

Estrutura de madeira foi instalada na propriedade de Germano Pasquale em 1957

Santa Lúcia do Piaí: o capitel de Caravagginho Acervo de família/divulgação
A primeira missa realizada junto ao capitel, no início da década de 1960 Foto: Acervo de família / divulgação

A trajetória de Germano Pasquale, abordada na coluna de sexta-feira, mescla-se à religiosiosidade do povo de Santa Lúcia do Piaí, em especial à devoção a Nossa Senhora de Caravaggio. Toda essa história remete ao final da década de 1950. Em 1957, uma casinha de madeira em formato de capitel foi retirada da gruta de Santa Catarina, transportada por um caminhão da subprefeitura e deixada na entrada da rua que dá acesso ao Seminário dos Cônegos Regulares Lateranenses. 

A família de Sisto Echer em Santa Lúcia do Piaí   

Conforme  apurado pelo pesquisador Éder Dall'Agnol dos Santos, Germano Pasquale, com a ajuda do amigo e compadre Emílio Pimmel, deslocou a casinha em uma "slita" (meio de transporte, sem rodas, semelhante a um trenó), tracionada por uma junta de bois até as terras de sua propriedade. De "uma ida até a cidade", Germano trouxe uma pequena imagem de Nossa Senhora de Caravaggio e a colocou no capitel. Nascia ali a comunidade de "Caravagginho", como é denominado o local até hoje.

Graça alcançada

Naquela época, Germano apresentava um problema de saúde na garganta e, diante da imagem da santa, fez um pedido para ser curado, o que acabou ocorrendo em seguida. Como forma de agradecimento, visto que sua esposa Catharina estava grávida, o casal decidiu que, se nascesse uma menina, seria dado a ela o nome de Joaneta. Em 23 de maio de 1958, três dias antes das celebrações de Nossa Senhora de Caravaggio, nascia a menina, que, como prometido, foi registrada com o nome da camponesa.

Germano, então, solicitou ao padre Roque Castellano que celebrasse uma missa no capitel, mas o sacerdote não atenderia de imediato à solicitação. Passado um tempo, Castellano aceitou, e a primeira missa no Capitel foi celebrada no início dos anos 1960 com a presença de vários fiéis, inclusive alguns que já haviam alcançado graças.

Na imagem abaixo, Joaneta (ao centro) e as irmãs Loirena e Cleute, filhas de Germano Pasquale, junto ao antigo capitel, no início dos anos 1960.

As irmãs Loirena, Joaneta e Cleute, filhas de Germano Pasquale, junto ao antigo capitel, no início dos anos 1960Foto: Acervo de família / divulgação

Leia mais:
Santa Lúcia do Piaí: o casamento de Santo Zanol e Nair Turella em 1959
Família Damin e as origens de Santa Lúcia do Piaí
Família de Antonio Damin em Santa Lúcia do Piaí
Família de Francesco Lazzarotto na década de 1920
Francesco Lazzarotto e a capela da Linha São Maximiliano   

A inauguração oficial em 1963

Com a licença do bispo diocesano Dom Benedito Zorzi, que já havia visitado o local anteriormente, a nova capela de Caravaggio em Santa Lúcia do Piaí foi inaugurada em 26 de maio de 1963, dia das homenagens à santa – ela foi construída nas terras doadas por Germano e Catharina para a Mitra Diocesana de Caxias do Sul. 

Juntamente com Hermindo Gazolla, Emílio Pimmel e integrantes das famílias Ferrazza e Bonatto, os moradores da localidade se empenharam não apenas em erguer uma nova igrejinha mas também em adquirir uma imagem maior de Nossa Senhora de Caravaggio e da camponesa Joaneta – com a substituição, a imagem antiga ficou com a moradora Letícia Verona.

Em 1977, Germano Pasquale vendeu suas terras em Santa Lúcia e mudou-se com a família para o bairro Cruzeiro. A chave do capitel ficou com os moradores da localidade, que deram continuidade a essa história de fé e devoção: construíram uma nova igrejinha de alvenaria e, posteriormente, a igreja maior que existe atualmente. 

Leia mais:
Os 60 anos de uma capela-escola em Santa Lúcia do Piaí
A linha de ônibus de Santa Lúcia do Piaí
Os 90 anos de dona Rachele Costa Giordani   

Tradição mantida

Todos os anos, dona Catharina acompanhava seu Germano nas festas em honra à Nossa Senhora de Caravaggio realizadas no capitel — apenas em 2000, quando se recuperava de uma cirurgia, ela não pode comparecer.

Germano e Catharina foram casados por 65 anos, completados em 25 abril de 2011. Em 1996, houve a comemoração das bodas de ouro na Igreja Sagrado Coração de Jesus, no bairro Cruzeiro. Já em 25 de abril de 2006, as bodas de diamante foram celebradas na Igreja Matriz de Santa Lúcia do Piaí, onde ocorreu o casamento, em 1946. 

Dona Catharina faleceu em 20 de julho de 2011, aos 88 anos. Seu Germano, em maio de 2017, aos 93.

Leia mais:
Santa Lúcia do Piaí: a morte de Dom Ambrósio Andreazza em 1947
Santa Lúcia do Piaí: as origens de Nova Camaldoli
Santa Lúcia do Piaí recebe Euclides Triches em 1952 

Legado

As festas em honra a Nossa Senhora de Caravaggio continuam sendo celebradas anualmente na igreja surgida a partir do pequeno capitel idealizado por Germano Pasquale. O mesmo vale para o "pé-de-moleque" feito pelos moradores da comunidade, uma tradição que segue.... 

Parceria

Colaborador da coluna Memória, o historiador Éder Dall'Agnol dos Santos vem pesquisando a trajetória de diversas famílias que ajudaram a colonizar Santa Lúcia do Piaí. O trabalho deverá ser transformado em livro em breve. Moradores que tenham interesse em colaborar com fotos e dados podem entrar em contato pelo e-mail ederdallagnol89@gmail.com ou fone/whatsapp (54) 98449.9186.

Leia mais:
Família de Guerino Perini e Antonia Bonalume em Santa Lúcia do Piaí
Santa Lúcia do Piaí: o casamento de Santo Zanol e Nair Turella em 1959
Família Damin e as origens de Santa Lúcia do Piaí
Família de Antonio Damin em Santa Lúcia do Piaí
Família de Francesco Lazzarotto na década de 1920
Francesco Lazzarotto e a capela da Linha São Maximiliano  Santa Lúcia do Piaí: o casamento de João Zanol em 1948
Família de Secondino Bonatto em Santa Lúcia do Piaí
Secondino Bonatto e o moinho de Santa Lúcia do Piaí 

Confira outras publicações da coluna Memória
Leia antigos conteúdos do blog Memória  

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros