Encontro de ex-seminaristas da Diocese de Caxias do Sul - Cidades - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Memória06/11/2019 | 07h30Atualizada em 06/11/2019 | 07h30

Encontro de ex-seminaristas da Diocese de Caxias do Sul

Missa e almoço ocorrem neste sábado, dia 9, no Seminário Nossa Senhora Aparecida

Encontro de ex-seminaristas da Diocese de Caxias do Sul Studio Geremia / Acervo do Seminário Nossa Senhora Aparecida, divulgação/Acervo do Seminário Nossa Senhora Aparecida, divulgação
No seminário em 1943:Pedro Baumgartner, Hilário Pandolfo, Fábio Piazza, Mário Osório Marques e Ilio Frezza Foto: Studio Geremia / Acervo do Seminário Nossa Senhora Aparecida, divulgação / Acervo do Seminário Nossa Senhora Aparecida, divulgação

O ano em que são celebradas as oito décadas do Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, inaugurado em 1939, também marca a 33ª edição do encontro de ex-seminaristas da Diocese de Caxias do Sul. A programação, que inclui missa e almoço festivo, ocorre neste sábado, dia 9, a partir das 10h.

O encontro dos ex-seminaristas em 2018

Ao longo dos 80 anos do Seminário Aparecida, mais de 2 mil alunos tiveram sua formação humana e cristã vivenciada no prédio. Deste total, 206 foram ordenados padres e alguns, bispos. Grande parte dos egressos desenvolveu papéis de relevância social, política e educacional no Rio Grande do Sul e no país — entre os ex-seminaristas estão, por exemplo, o ex-governador e ex-prefeito de Caxias do Sul, José Ivo Sartori, e o ex-reitores da UCS Izidoro Zorzi e Luiz Antonio Rizzon.

Seminário Nossa Senhora Aparecida, em Caxias, não formará mais seminaristas 

Acervo histórico

O prédio abriga diversas relíquias históricas, como uma biblioteca dotada de 26 mil volumes, a capela dedicada à Padroeira do Brasil e um arquivo histórico de fotos e materiais do seminário (abaixo). 

Entre as imagens históricas está a da primeira turma de quartanistas, ou seja, os jovens que estavam no quarto ano em 1943 (imagem que abre a matéria). O registro remonta ao início das atividades em 1939, onde aparecem o padre Fábio Thomas Piazza, falecido em 16 de maio de 2019, aos 100 anos, e o senhor Ilio Frezza, que também faleceu este ano, mas visitou o Seminário no último mês de abril, durante a missa do Sábado de Aleluia.

Abaixo, um registro do grupo de teatro formado pelos seminaristas. No elenco figurava, entre outros, o padre Fábio Piazza. Na sequência, Piazza em seu discurso de agradecimento após sua primeira missa, no dia 10 de dezembro de 1950, em Nova Milano, interior de Farroupilha. Por fim, a visita de caminhão dos seminaristas à localidade de Nova Milano.

Leia mais:
Freis Capuchinhos no Seminário Nossa Senhora Aparecida
Os 75 anos do Seminário Nossa Senhora Aparecida
Seminário Nossa Senhora Aparecida é cenário para ensaio sobre suspense de Alfred Hitchcock
Convento Imaculada Conceição em 1954
Encontro da Associação Juvenil Nova Esperança e de ex-coroinhas dos Capuchinhos 

O antigo grupo de teatro do Seminário Nossa Senhora Aparecida, nos anos 1940Foto: Studio Geremia / Acervo do Seminário Nossa Senhora Aparecida, divulgação
Padre Fábio Piazza em seu discurso de agradecimento após sua primeira missa, no dia 10 de dezembro de 1950, em Nova MilanoFoto: Acervo Seminário Nossa Senhora Aparecida / divulgação
Seminaristas de Caxias do Sul visitam a localidade de Nova Milano, em Farroupilha, nos anos 1950Foto: Acervo Seminário Nossa Senhora Aparecida / divulgação

Missa e almoço de confraternização

A programação terá início às 10h, com a recepção. Na sequência, ocorre a celebração da missa e o almoço de confraternização no seminário. Durante a tarde, os participantes terão espaço para convivência. 

De acordo com o padre Izidoro Bigolin,  da comissão organizadora, apesar de tradicional, o encontro quer aproximar jovens e seminaristas que deixaram a formação sacerdotal nos últimos anos. 

— Queremos renovar, para que essa atividade continue e tenha a possibilidade de fortalecer a troca de experiências pessoais e comunitárias. Também iremos celebrar os 80 anos do Seminário Aparecida, que acolheu muitos de nós — salienta.

Leia mais:
Ginásio do Colégio Santo Antonio em 1968
Brechó São Lucas: um templo para garimpar no Museu dos Capuchinhos  
Formatura das alunas-mestras do Colégio São José em 1936   

Almoço 

Os ingressos para o almoço custam R$ 50, estando incluso um talão do rifão. As confirmações devem ser feitas pelos fones (54) 3211.2750, no Seminário Aparecida, ou 3211.5032, na Coordenação da Pastoral. Também pelos e-mails sem.aparecida@diocesedecaxias.org.br e diocesedecaxias.pastoral@gmail.com.

Os antigos seminaristas das casas de formação da Diocese de Caxias do Sul devem confirmar presença até esta quarta-feira (6).

Leia mais:
Freis Capuchinhos: 120 anos no Rio Grande do Sul
Primórdios da Diocese de Caxias em 1931
Congresso Eucarístico de 1948: um marco da Diocese  
Memória dos Capuchinhos: 25 anos sem o Frei Ambrósio Tondello
Apostolado da Oração da Paróquia de Lourdes em 1948  

Confira outras publicações da coluna Memória
Leia antigos conteúdos do blog Memória  


 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros