Colégio Presidente Vargas: de volta aos anos 1970 e 1980 - Cidades - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Memória20/11/2019 | 07h00Atualizada em 20/11/2019 | 07h00

Colégio Presidente Vargas: de volta aos anos 1970 e 1980

Alunos que cursaram as séries iniciais entre 1977 e 1984 promoveram encontro no início de novembro

Colégio Presidente Vargas: de volta aos anos 1970 e 1980 Acervo pessoal / divulgação/divulgação
Parte da turma em 1980, no pátio da escola, com a professora Lídia Vera Tognon Foto: Acervo pessoal / divulgação / divulgação

Quem não lembra do professor Hilário Pan, que circulava pelos corredores "recolhendo" os alunos que estavam fora da aula?? De dona Mariazinha e sua sineta, avisando que o recreio havia terminado? Da diretora Jarmes Junchen, sempre amorosa?? Ou ainda do professor Luiz Felipe Scolari, o Felipão, que obrigava a correr em volta da quadra na Rua Visconde de Pelotas, durante as aulas de Educação Física?

Que passou pela Escola Estadual Presidente Vargas nos anos 1970 e 1980, com certeza, recorda muito bem dessas atividades — e de várias outras. Todas vieram à tona no último dia 9 de novembro, no Restaurante do Lago, na UCS. Foi quando os alunos matriculados na primeira série do então 1º Grau em 1977 reuniram boa parte das turmas, depois de mais de quatro décadas do início do convívio escolar. 

Leia mais:
Turma de 1984 do Carmo: 30 anos depois
Alunos do Grupo Escolar Clemente Pinto: um encontro 40 anos depois
Os 75 anos do Colégio Clemente Pinto

Não foi o primeiro encontro – houve edições em 2006 e 2011 –, mas provavelmente foi o que mais "angariou" gente. Conforme Robinson Tonett, um dos colegas organizadores, foi feita uma espécie de "chamada" virtual via whatsapp:

 – Fui ao colégio e realizei uma pesquisa de todos os anos em que frequentamos o colégio, de 1977 até 1984. Estruturei um resumo e postei para todos recordarem quem foram seus colegas no período – detalhou.

Conforme ele, a turma manteve a maior parte dos alunos agrupados até a terceira série, o que levou a organização a marcar mais alguns em relação a outros anos. 

– A partir da 4ª série, em 1980, houve uma mistura muito grande das turmas, vários colegas foram separados da que iniciou em 1977. Mesmo assim, nos anos seguintes, eles passaram a se encontrar, e se desencontrar, novamente – explicou Tonett. 

Na foto que abre a matéria, parte da turma em 1980, no pátio da escola, junto à professora Lídia Vera Tognon. De pé, da esquerda para a direita, estão Chérida Portilho, Patrícia Pinto Zart, Ticiana de Godoy, Gislaine Rodrigues, Lauren Betina Veronese, Valquíria de Souza, Carla Adriana Zolet, Melissa Corrêa Chemello, Alexandra Cristina Giacomet Pezzi, Daiane Giacomet Ferreira, Ângela Saretta, Karin Grazziotin, Leandra Dalla Rosa, André Salatino e Luís Carlos Manfro Resin. 

Agachados vemos Edison Gimenez Rossini, Jorge Antônio Masia Herrera, Robinson Tonett, Alexandre Todeschini, Daniel Borlini, Fernando Henrique Müller, Fernando Borghetti, Giovani Pitagoras Lovino e Sérgio Luís Saretta Piccoli.

Leia mais:
Primário do Colégio Nossa Senhora do Carmo em 1949
Formandos do Científico do Carmo em 1964
Escola Clemente Pinto em 1967
Armazém Onzi, um clássico do bairro Rio Branco

A turma reunida na Universidade de Caxias do Sul, em 9 de novembroFoto: Acervo pessoal / divulgação

Em 2020

Conforme  a organização, os encontros esporádicos e a facilidade das redes sociais contribuíram para que 41 ex-colegas retomassem os vínculos e consolidassem o encontro. Tanto que o grupo de whatsapp hoje já soma 73 participantes — alguns morando fora de Caxias e até do país. 

Ah, sim, a próxima reunião da turma já tem data marcada: junho de 2020, quando também será celebrada a chegada da "galerinha" que tinha sete anos em 1977 à casa dos 50... 

Leia mais:
Calouros, bixos e lembranças de antigos vestibulares
Magistério da Escola Normal Duque de Caxias em 1951
Ginásio da Escola Normal Duque de Caxias em 1953  

Encontro ocorreu no Restaurante do Lago, na UCSFoto: Acervo pessoal / divulgação

Guris e gurias

Nas fotos acima e abaixo, o registro dos guris e das gurias no último dia 9. Estão lá Nestor Gajardo, Daniel Borlini, Durval Queiroz Casarin, Ernesto Dal Bó, Robinson Tonet, Evandro da Rosa, Fabian da Costa, Alcides Rivelino Caureo, Márcio Scotti, Alexandre Todeschini, Italo Zeni Filho, Edison Rossini, Herminio Dutra, Fabian da Costa e Paulo Oliboni. 

Entre as meninas estão Valquíria de Souza, Melissa Chemello, Daiane Giacomet Ferreira, Leandra Dalla Rosa Weiss, Karin Grazziotin, Patrícia Nesi, Pan, Adriana Thomé, Luziana Franzoi Sebben, Adriana Forner, Cláudia Pereira Rigotti, Cláudia Lazzaron, Cláudia Ruschel De Souza, Adriana Montanari e Alexandra Pezzi.

Encontro ocorreu no Restaurante do Lago, na UCSFoto: Acervo pessoal / divulgação

Participe

Você possui fotos antigas de família, formatura ou dos tempos de colégio. Envie as imagens, acompanhadas de um breve histórico, para o e-mail rodrigolopes33@gmail.com.

Leia mais:
Formatura de contadores do Carmo em 1948
Formandos de Contabilidade do Carmo em 1965
Formatura do ginásio do Colégio Santo Antônio em 1966
Formandas da Escola Normal Duque de Caxias em 1957
A formatura das normalistas de 1964  
Formatura de datilografia do Ginásio São Carlos em 1945
Formatura do Magistério do Colégio São Carlos em 1965 

Confira outras publicações da coluna Memória
Leia antigos conteúdos do blog Memória   

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros