Calendário de Lourdes: uma paróquia rumo aos 80 anos - Cidades - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Memória21/11/2019 | 07h00Atualizada em 21/11/2019 | 07h00

Calendário de Lourdes: uma paróquia rumo aos 80 anos

Tradicional folhinha destaca os detalhes internos da igreja que devem passar por restauro até 2022 

Calendário de Lourdes: uma paróquia rumo aos 80 anos Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami / divulgação/divulgação
O templo concluído em 1958, captado a partir da esquina da Júlio com a Angelina Michielon. Trecho da Sinimbu até a BR-116 ainda não havia sido aberto Foto: Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami / divulgação / divulgação

Um dos souvenirs mais tradicionais da paróquia, o calendário de Lourdes para 2020 já está disponível, desta vez destacando a reforma e o restauro interno da igreja. A ideia é consolidar o espaço não apenas como um templo de oração, mas como um patrimônio histórico, artístico e cultural da cidade. Tanto que as imagens mostram propositalmente os efeitos produzidos pela passagem do tempo na arquitetura, como rachaduras, infiltrações, manchas de umidade e intervenções passadas.

– A intenção é chamar a atenção da comunidade para a necessidade de conservação do patrimônio – explica a jornalista Margô Segat, uma das realizadoras do projeto, feito em parceria com a fotógrafa Liliane Giordano, autora das imagens.

A história do bairro e da paróquia de Lourdes em um calendário

Todo esse trabalho deve estar concluído até 2022, quando a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes celebra 80 anos. Ela foi fundada oficialmente em 8 de fevereiro de 1942, por decreto do primeiro bispo de Caxias, Dom José Baréa,  – no mesmo dia foi abençoada a Matriz, ainda em fase de construção, e nomeado como primeiro pároco o padre Maximiliano Franzoi. 

Nas fotos acima e abaixo, dois registros da igreja e do bairro Lourdes na década de 1950. Na sequência, alguns detalhes do calendário 2020.

Leia mais:
Lourdes, Zona Caipora e Bairro Guarani
Paróquia de Lourdes rumo aos 80 anos
Apostolado da Oração da Paróquia de Lourdes em 1948
Pórtico da Estrada Federal Getúlio Vargas em 1941 

A igreja captada a partir da Rua Os Dezoito do Forte no início dos anos 1950, com a chaminé da antiga Vinícola MichielonFoto: Studio Geremia / Acervo de família, divulgação
Foto: Liliane Giordano / divulgação

Como adquirir

A publicação registra as principais datas do calendário litúrgico e as atividades paroquiais. Cita ainda as pastorais e serviços, além dos horários dos encontros e informações sobre as missas, o atendimento da secretaria e o contato. 

O calendário está sendo vendido por R$ 10 nas saídas das missas das igrejas de Lourdes, São Pedro (no bairro Petrópolis) e Santo Sepulcro, e na secretaria paroquial. Informações: (54) 3222.1636.

Leia mais:
Bairro Lourdes: a Praça Vestibular Abramo Eberle em 1946
Origens do Colégio Madre Imilda
A história do prédio do Arquivo Histórico Municipal
O pioneirismo da família de Vicente Rovea 

Foto: Liliane Giordano / divulgação

Detalhes

Cada folhinha do calendário traz uma foto dos detalhes da igreja que serão restaurados. Acima, as pinturas dos seis medalhões que representam as aparições de Nossa Senhora a Bernadette Soubirous, em Lourdes, na França. Abaixo, a foto destaca a situação das colunas que devem receber higienização e recomposição pontual da pintura de efeito marmorizado. 

Foto: Liliane Giordano / divulgação

Leia mais:
Cripta do Santo Sepulcro na década de 1930
Zambelli & Locatelli: os detalhes do interior da Igreja do Santo Sepulcro
Memórias da Júlio: as histórias que rondam o velho casarão ao lado do Santo Sepulcro 

Confira outras publicações da coluna Memória
Leia antigos conteúdos do blog Memória   

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros