Ação incentiva doação de sangue em Caxias do Sul - Cidades - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Seja um doador 21/11/2019 | 12h42Atualizada em 21/11/2019 | 13h41

Ação incentiva doação de sangue em Caxias do Sul

Banco de Sangue já recebeu 12,9 mil doações neste ano, o que significa um aumento de 22% em relação ao mesmo período do ano passado

Ação incentiva doação de sangue em Caxias do Sul Banco de Sangue/Divulgação
Foto: Banco de Sangue / Divulgação

"Valorizando a vida, investindo em histórias" é o tema da Semana do Doador, ação realizada pelo Banco de Sangue de Caxias do Sul. A ideia é incentivar ​o ato solidário e buscar novos doadores para garantir que os estoques sejam mantidos até o final do ano, que é um dos períodos mais críticos para a redução dos estoques, já que os doadores deixam a cidade em função das férias. A campanha segue até o dia 25 deste mês, quando é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue.

A relações públicas do Banco de Sangue Linéia Espindula afirma que a semana também serve para agradecer a todos que em 2019 dedicaram tempo para doar sangue e​ ajudar a salvar vidas.

— A doação é um ato de amor e de solidariedade que muda a vida das pessoas. O slogan quer mostrar que são histórias de pessoas que nem​ se conhecem às vezes, mas também histórias de pessoas próximas que superaram momentos difíceis e hoje estão bem e gratos pelo carinho recebido dos doadores— ressalta ela.

Este ano o Banco de Sangue já recebeu 12,9 mil doações, que significa um aumento de 22% em relação ao mesmo período do ano passado. No entanto, como a validade do sangue é de 30 dias para as hemácias e 7 dias para as plaquetas, a doações constantes são essenciais para manter os estoques estáveis.

Dados do Ministério da Saúde mostram que somente 1,8% da população é doadora de sangue. Linéia lembra que são necessárias 60 doações diárias para manter os estoques em dia. Destas, 24 devem ser do tipo sanguíneo O positivo e 7 do tipo sanguíneo O negativo.

—  Os dados apontam que  33% das doações são de doadores de primeira  vez. No ano passado foram mais de 25 mil transfusões realizadas e em 2019 já passamos de 26 mil transfusões. Nosso trabalho visa conscientizar as pessoas da importância deste ato tão simples para doadores e de suma importância para os pacientes. Temos que lembrá-los de reservar tempo para voltar e repetir doações ao longo do ano.

O Banco de Sangue abre de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Aos sábados, o serviço funciona das 7h30min ao meio-dia. Para um atendimento mais rápido, é possível agendar doações pelo Whatsapp (54) 9 9113-4710 ou pelo telefone (54) 3027-8600. O Banco fica na Rua Garibaldi, nº 476, no Centro.

Hemocs também promove Semana do Doador

O Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs) também promoverá ações alusivas à Semana do Doador, ​mas a programação ainda não foi divulgada. As atividades começam no dia 25 e seguem até 29 de novembro. O Hemocs atende de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 17h, e, aos sábados, das 8h às 11h30min.  O Hemocentro está localizado na Rua Ernesto Alves, 2260, na área central. O telefone para contato é o (54) 3290-4543.

O que é preciso para doar:

- Apresentar documento oficial com foto;
- Estar bem de saúde;
- Idade entre 18 e 69 anos (doadores de 16 e 17 anos podem realizar doação com consentimento formal do responsável legal);
- Peso acima de 50kg;
- Não ter contraído hepatite viral após os 11 anos;
- Não ter diagnóstico de Doença de Chagas;
- Não apresentar risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis.

Fatores que impedem a doação

- Ter ingerido comidas gordurosas menos de 3 horas ​antes da doação;
- Ter fumado menos de 1 hora ​antes da doação;
- Ter ingerido bebidas alcoólicas nas  12h ​anteriores à doação;
- Ter doado sangue há menos de 60 dias (homens) e 90 dias (mulheres);
- Estar gripado — é necessário aguardar 15 dias após o fim dos sintomas;
- Ter feito tatuagem ou maquiagem definitiva há menos de 12 meses;
- Ter feito alguma vacina há menos de 30 dias;
- Ter realizado algum procedimento endoscópico há menos de seis meses.

Leia também
Trecho da ERS-122 passa por limpeza e rodovia segue sem previsão de liberação
A favor dos professores, estudantes cobram posição de vereadores em Caxias do Sul
Gramado recebe novo hotel de R$ 18 milhões

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros