Santa Lúcia do Piaí: a primeira missa do padre Leduvino Lazarotto, em 1962  - Cidades - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Memória24/10/2019 | 18h36Atualizada em 24/10/2019 | 18h57

Santa Lúcia do Piaí: a primeira missa do padre Leduvino Lazarotto, em 1962 

Religioso conduziu a cerimônia em que as irmãs Maria Helena e Norma receberam a primeira comunhão

Santa Lúcia do Piaí: a primeira missa do padre Leduvino Lazarotto, em 1962  Fiorentino Cavalli / Acervo de Norma Lazzarotto Camargo, divulgação/Acervo de Norma Lazzarotto Camargo, divulgação
A primeira comunhão das irmãs Maria Helena e Norma, em 1962 Foto: Fiorentino Cavalli / Acervo de Norma Lazzarotto Camargo, divulgação / Acervo de Norma Lazzarotto Camargo, divulgação

Dando sequência à trajetória do padre Leduvino Lazzarotto, compartilhada pelo pesquisador Éder Dall’Agnol dos Santos, destacamos hoje a primeira missa solene celebrada por ele em sua terra natal, o distrito de Santa Lúcia do Piaí. Foi em 16 de dezembro de 1962, mesma ocasião em que as irmãs Maria Helena e Norma celebraram a Primeira Comunhão – tudo na celebração conduzida pelo irmão recém-ordenado (fotos acima e abaixo). 

Padre Leduvino Lazzarotto em Santa Lúcia do Piaí

Conforme Éder, padre Leduvino foi designado para atuar na cidade de Canguçu, onde permaneceu de 1963 a 1964. No início de 1965, assumiu como pároco no município de Pedro Osório, onde trabalhou na pastoral, contribuiu para a construção da nova Igreja Matriz, inaugurada em 30 de abril de 1972, e, posteriormente, do salão de festas da comunidade. 

Padre Leduvino permaneceu em Pedro Osório até 1993, quando foi designado para atuar na Paróquia do Divino Espírito Santo, em Jaguarão. Já em 2007, o religioso retornou à Paróquia São José de Pedro Osório, que englobava também as comunidades do município de Cerrito – quatro anos depois, em 2011, por uma determinação do Bispo Diocesano, Leduvino passo a atender somente as comunidades do município de Pedro Osório. 

Leia mais:
Santa Lúcia do Piaí: a construção da Casa Canônica
Dom Vicente Scherer visita Santa Lúcia do Piaí em 1947
Santa Lúcia do Piaí e a exposição de produtos agrícolas de 1965   

A primeira comunhão das irmãs Maria Helena e Norma, em 1962Foto: Fiorentino Cavalli / Acervo de Norma Lazzarotto Camargo, divulgação

Jubileu de ouro

O jubileu de ouro de vida sacerdotal de Leduvino foi comemorado em 2012, junto a familiares e às várias comunidades onde conviveu: Canguçu, Jaguarão, Pelotas e Pedro Osório. Padre Leduvino Benedicto Lazzarotto faleceu no dia 19 de junho de 2014, já com bastantes dificuldades de visão e audição, em sua casa, no município de Pedro Osório. Ele tinha 80 anos.

Leia mais:
Santa Lúcia do Piaí pelas lentes de Fiorentino Cavalli
Santa Lúcia do Piaí: um fotógrafo e um distrito eternizado
Família de João Communello em Santa Lúcia do Piaí
Família Andreazza em Santa Lúcia do Piaí
O Bar Communello na história de Santa Lúcia do Piaí  
Santa Lúcia do Piaí: a morte de Dom Ambrósio Andreazza em 1947 

Família de João Lazzarotto e Maria BinottoAno 1962Autoria: Fiorentino CavalliAcervo: Maria Helena Lazzarotto FortesEstão na foto: João Maria Lazzarotto, Vitória Binotto e os filhos (a): Padre Leduvino; Oswaldo; Nelson; Darci; Algeni; Alécio, Ari; Egídio; Alfredo; Maria Helena e Norma.
Padre Leduvino, os pais e irmãos em 1962Foto: Fiorentino Cavalli / Acervo: Norma Lazzarotto Camargo,divulgação

A família em 1962

Na imagem acima, um registro do fotógrafo Fiorentino Cavalli para a família do padre Leduvino Lazzarotto no ano de sua ordenação, em 1962, em Santa Lúcia do Piaí. 

Ele aparece junto aos pais,João Maria Lazzarotto e Maria Binotto, e aos irmãos Oswaldo, Nelson, Darci, Algeni, Alécio, Ari, Egídio, Alfredo, Maria Helena e Norma.

Parceria

Colaborador da coluna Memória, o historiador Éder Dall'Agnol dos Santos vem pesquisando a trajetória de diversas famílias que ajudaram a colonizar o distrito de Santa Lúcia do Piaí desde finais do século 19. O trabalho, segundo ele, deverá ser transformado em livro em breve.

Moradores do distrito que tenham interesse em colaborar com fotos e dados sobre suas famílias ao longo do século 20 podem entrar em contato pelo e-mail ederdallagnol89@gmail.com ou telefone/whatsapp (54) 98449.9186.

Leia mais:
Família de Guerino Perini e Antonia Bonalume em Santa Lúcia do Piaí
Santa Lúcia do Piaí: o casamento de Santo Zanol e Nair Turella em 1959
Família Damin e as origens de Santa Lúcia do Piaí
Família de Antonio Damin em Santa Lúcia do Piaí
Família de Francesco Lazzarotto na década de 1920
Francesco Lazzarotto e a capela da Linha São Maximiliano  Santa Lúcia do Piaí: o casamento de João Zanol em 1948
Família de Secondino Bonatto em Santa Lúcia do Piaí
Secondino Bonatto e o moinho de Santa Lúcia do Piaí 

Confira outras publicações da coluna Memória
Leia antigos conteúdos do blog Memória  

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros