Instituto de São Paulo é escolhido para fazer a gestão da futura UPA Central em Caxias do Sul - Cidades - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Antigo Postão24/10/2019 | 17h53Atualizada em 24/10/2019 | 18h31

Instituto de São Paulo é escolhido para fazer a gestão da futura UPA Central em Caxias do Sul

Resultado da licitação foi disponibilizado nesta quinta-feira

Instituto de São Paulo é escolhido para fazer a gestão da futura UPA Central em Caxias do Sul Antonio Valiente/Agencia RBS
Instituto Nacional de Pesquisa e Gestão em Saúde (Insaúde) tem sede administrativa é em São Paulo Foto: Antonio Valiente / Agencia RBS
Pioneiro
Pioneiro

A prefeitura de Caxias do Sul homologou o resultado da licitação para gestão e operacionalização da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central, que substituirá o antigo Postão após a reforma. A empresa vencedora foi o Instituto Nacional de Pesquisa e Gestão em Saúde (Insaúde), com um valor operacional mensal de R$ 1.956.907,07 e de implantação de R$ 723.483,55. As informações estão disponíveis no site da Central de Licitações (Cenlic) da prefeitura.

A empresa classificada atendeu ao critério financeiro e atingiu 661 pontos na avaliação. Na avaliação técnica publicada em agosto, o Insaúde atingiu 92 de 100 pontos. A Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar (Pró Saúde), que também participava do certame, foi desclassificada. A concorrente tinha direito a recurso até esta quinta-feira (24), o que não foi formalizado.

Leia mais
Prefeitura de Caxias do Sul firma compromisso com o MP de abrir UPA Central até o dia 31 de dezembro
"Quando a UPA ficou fechada, fizeram bolo?", questiona secretário da saúde de Caxias  sobre críticas envolvendo o Postão 24h


Agora, a prefeitura toma as medidas para a contratação da empresa vencedora. O resultado foi encaminhado para a Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A SMS está definindo os próximos passos e ainda não há uma data para assinatura do contrato. A administração municipal, contudo, ressalta que tem pressa em resolver a parte burocrática e colocar a nova UPA Central à disposição da comunidade.

No termo de ajustamento de conduta (TAC) assinado com o Ministério Público (MP), a prefeitura havia se comprometido a concluir a escolha da entidade até o dia 31 deste mês. Vencida a etapa, há ainda previsão de 45 dias para que o Insaúde realize a contratação e o treinamento de pessoal para dar início às atividades. 

A reportagem tentou contato com a Insaúde, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem. O instituto tem sede administrativa em São Paulo. Em seu site, a organização informa que está presente na Bahia, em Alagoas, na Paraíba, em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Paralelamente ao edital, o município finaliza as obras de reforma e ampliação do prédio, além da compra e instalação de equipamentos. As licitações pendentes, segundo o TAC, devem ser encerradas até o dia 30 de novembro.  A unidade de atendimento está fechada desde outubro de 2018. A previsão inicial era de que a reforma seria concluída em abril, antes do inverno, mas o cronograma atrasou. A prefeitura firmou no TAC que abrirá a UPA até o dia 31 de dezembro. 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros