Hospital Pompéia: os 50 anos do Pio Sodalício em 1963 - Cidades - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Memória25/10/2019 | 07h00Atualizada em 25/10/2019 | 07h00

Hospital Pompéia: os 50 anos do Pio Sodalício em 1963

Entidade foi fundada em 1913, a partir dos esforços de um grupo de mulheres engajado em auxiliar os mais necessitados na área da saúde

Hospital Pompéia: os 50 anos do Pio Sodalício em 1963 Studio Geremia / Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, divulgação/Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, divulgação
Padre Ernesto Brandalise, os médicos José Brugger e José Aloísio Brugger e o prefeito Armando Biazus junto a dona Isabela Pezzi, primeira enfermeira do Pompéia Foto: Studio Geremia / Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, divulgação / Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, divulgação

Lançado em 2018, por ocasião, dos 105 anos de fundação do Pio Sodalício Damas de Caridade, o livro 105 Anos de Voluntariado traz uma preciosa linha do tempo do Hospital Pompéia, desde 1913 até os dias atuais. Entre tantas datas emblemáticas destacadas pelo autor, jornalista Guiomar Chies, destacamos o cinquentenário de criação da entidade, celebrado em 15 de agosto de 1963.

O Pio Sodalício das Damas de Caridade

Conforme Chies, naquele dia foi celebrada uma missa na Catedral Diocesana, nas intenções do Monsenhor João Meneguzzi, um dos organizadores da Associação Damas de Caridade. Na cerimônia, o padre Ernesto Brandalise fez um histórico da atuação da entidade. Após a missa, em romaria, todos dirigiram-se ao Cemitério Público Municipal para homenagear as integrantes já falecidas e o doutor e ex-diretor Felix Spinato, em cujo túmulo foi depositada uma coroa de flores. 

Já na capela do hospital, uma missa celebrada pelo bispo Dom Benedito Zorzi antecedeu a bênção da pedra fundamental da nova ala do hospital, que posteriormente seria erguida na esquina da Avenida Júlio de Castilhos com a Rua Marechal Floriano. Da solenidade foram padrinhos o prefeito Armando Biazus, a Irmã Paula da Cruz, diretora do Pompéia, e o Capitão Itaboraí Barcelos, representando o governador do Rio Grande do Sul, Ildo Meneghetti. 

Na sequência, a trajetória do hospital e das Damas de Caridade foi enaltecida pelos doutores Edmundo Pezzi e José Brugger. O momento mais especial, porém, foi o apagar das velas do bolo de aniversário dos 50 anos (foto acima). Foram convidados para o ato o Monsenhor João Meneguzzi e a senhora Isabela Pezzi, primeira enfermeira do Hospital Pompéia e responsável pelo auxílio e conforto a milhares de pacientes por 33 anos ininterruptos. 

"Nonna Isabela" faleceu cerca de um ano depois, em julho de 1964.  

Leia mais:
Berçário do Hospital Pompéia nos anos 1960
Hospital Pompéia: o palacete das Damas de Caridade em 1947
Origens do Pompéia: a Casa de Negócios de Stefano Luigi Alberti
Busto de Dom José Barea, no jardim do Hospital Pompéia, em 1966
Romulo Carbone: um aniversário para recordar 

Personagens da época

A ata de 15 de agosto de 1963, reproduzida no livro de Guiomar Chies, também destacava uma espécie de "quem é quem", em nível local, estadual, nacional e mundial:

"O Papa era Paulo VI; o núncio apostólico, Dom Armando Lombardi; o bispo, Dom Benedito Zorzi; o presidente da República, João Goulart; o governador do Estado, Ildo Meneghetti; o prefeito municipal, Armando Biazus; cura da Sé, padre Ernesto Brandalise; capelão do Hospital Pompéia, padre Orestes Valetta; diretor do Hospital Pompéia, dr. José Brugger; presidente do Pio Sodalício, Adelaide Rosa; e presidente da maternidade, Ada Spinato".

Leia mais:
Bento Gonçalves: Bartholomeu Tacchini e os 95 anos do hospital
Parteira Ana Rochetti, a mãe de Caxias
Ana Rochetti: lembranças dos primeiros anos de vida
Médico Augusto Caetano Sartori: um século de histórias
Hospital Saúde: um prédio com vocação para hospedar e ensinar
Um almoço no Caxias Hotel em 1947  
Gastronomia e hotelaria: uma história de 70 anos  

Confira outras publicações da coluna Memória
Leia antigos conteúdos do blog Memória   

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros