Encontro da família Fontana na Paróquia São José - Cidades - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Memória12/10/2019 | 07h00Atualizada em 12/10/2019 | 07h00

Encontro da família Fontana na Paróquia São José

Descendentes dos imigrantes chegados à Serra em 1877 se reúnem no próximo dia 20 de outubro

Encontro da família Fontana na Paróquia São José Acervo de família / divulgação/divulgação
O casal José e Amábile Fontana com os filhos por volta de 1916. Ao centro, o caçula Arlindo, pai de um dos organizadores do encontro Foto: Acervo de família / divulgação / divulgação

Uma trajetória iniciada em 1877, ano em que chegou ao Brasil o casal de pioneiros imigrantes italianos Giovanni Battista Fontana e Francesca Cemin, ganha comemoração especial no próximo dia 20 de outubro. É quando ocorre o IX Encontro da Família Fontana, na Paróquia São José, em Caxias do Sul. A programação inclui recepção, café da manhã, missa na igreja do bairro e almoço (confira detalhes abaixo).

Conforme informações repassadas pela família, entre 1877 e 1898 deram entrada no Brasil aproximadamente 700 imigrantes de sobrenome Fontana, a maioria estabelecida no Rio Grande do Sul. Na Serra, uma das principais ramificações da família é descendente de Giovanni e Francesca Cemin, ambos oriundos de Siror, Trento, à época território pertencente ao império austro-húngaro. 

O casal – ele com 49 anos, ela, com 41 – estabeleceu-se no Travessão Garibaldi, Colônia Nova Trento, hoje Flores da Cunha, juntamente com os nove filhos: Virginia, 22 anos; Domenico, 19; os gêmeos Battista e Battista Segundo, 18; Antonio, 16; Lucia, 13; Pietro, 10; Michele, seis; e Giacomo, quatro.

7º encontro da família Fontana em Flores da Cunha

Um dos organizadores do encontro, o senhor João Carlos Fontana disponibilizou algumas imagens das primeiras gerações de seu ramo familiar. Na imagem maior acima, vemos os avós de seu João, José e Amabília (Amábile) Fontana, com os filhos, por volta de 1916. A partir da esquerda, atrás, estão os irmãos Álvaro, Tranquilo, David, Angelo (Angelin), Narciso e um não identificado. À frente, vemos Matilde, uma irmã não identificada, o casal José e Amabília com o caçula Arlindo Fontana (pai de seu João Carlos), Catarina, Marina e outra irmã não identificada.

Leia mais:
Encontro da família Devenz em Nova Pádua
Encontro da família Sirena na 5ª Légua
Encontro dos descendentes de Carlos e Maria Webber
Encontro da família Venzon em Farroupilha   
Família Molon celebra as origens italianas
A família de Sisto Echer em Santa Lúcia do Piaí 

A família Fontana no aniversário de 90 anos da matriarca Amábile, nos anos 1950Foto: Acervo de família / divulgação

Aniversário de 90 anos

Na imagem acima, o registro do aniversário de 90 anos de dona Amabília (Amábile) Fontana (sentada, ao centro da mesa). A data foi celebrada entre dezenas de familiares e amigos no início da década de 1950, quando seu João Carlos Fontana (o menino de camisa listrada, à esquerda) tinha por volta de seis anos. 

Na imagem vemos, entre outros, Ondina Guimarães Fontana e Arlindo Fontana (pais de seu João Carlos Fontana), Noemia Guimarães,, Angelo Fontana, Henrique Fontana, Helena Mascarello, Lourdes Fontana, Pierina Fontana, Aparício Vargas, Zaire Fontana, Gilce Boscatto, Isaura Fontana, Silvia Amaral Fontana, Constantino, Marieta, Miriam, Virgínia, Raul Fontana, Elsa, Berenice, Catarina, Paulo Fernando, Marina, Narciso Fontana e David Fontana.

Leia mais:
Os 125 anos da família Tonus no Brasil
Encontro internacional da família Bigolin em Pinto Bandeira
Imigração italiana: Isidoro Bigolin e o brinco de ouro   
Família Vasata celebra as origens italianas  

Origem italiana no sobrenome

Conforme informações disponibilizadas pela família, o sobrenome Fontana (fonte) é encontrado em várias regiões da Itália, sobretudo no norte do país, nas regiões da província de Trento, do Vêneto e da Lombardia.

Desde 2004, oito encontros familiares já foram realizados no Rio Grande do Sul, com o objetivo de promover a integração entre as diversas gerações. As reuniões ocorreram nos municípios de Garibaldi (no distrito de Marcorama), Progresso, Boqueirão do Leão, Treze de Maio, Flores da Cunha e São Marcos.

O encontro do dia 20 deve reunir cerca de 250 descendentes, vindos de Santa Catarina, Paraná e diversas cidades do Rio Grande do Sul, entre elas, Porto Alegre, Garibaldi, Flores da Cunha, Farroupilha, São Marcos, Lajeado, Antônio Prado e Encantado.

Leia mais:
Origens da família Mazzarotto em Otávio Rocha
Encontro da família Chies em Carlos Barbosa
Encontro dos descendentes de Ciro Rech e Rosina Bisol 

Contatos

Mais informações sobre o encontro com os seguintes organizadores:

:: Paulo Fernando do Amaral: (54) 98112.6520
:: João Carlos Fontana: (54) 9935.5659 e 3226.6521
:: Paula Elisa Curra: (54) 99989.1611
:: Maria Elisa Fontana Carpena: (54) 99978.6055

Também colaboraram com as atrações do encontro os familiares Breno Fontana, Geni Bedin Fontana, Lourdes Casagrande Fontana e Sérgio Fontana.

Participe

Você possui fotos antigas de família ou está organizando algum encontro de descedentes? Envie as imagens, acompanhadas de um breve histórico, para o e-mail do alto da página.

Leia mais:
Encontro da família Pasinato em Vila Flores
Encontro da família Lovatel em Otávio Rocha
Homenagem à família Ongaratto em Carlos Barbosa
Encontro da família Favero em Nova Roma do Sul
Encontro da família Tonolli
Encontro da família Conte em Mato Perso   

Confira outras publicações da coluna Memória
Leia antigos conteúdos do blog Memória  

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros