Casamento de Honorato Perini e Ortenila Communello em 1946 - Cidades - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Memória11/10/2019 | 07h00Atualizada em 11/10/2019 | 07h00

Casamento de Honorato Perini e Ortenila Communello em 1946

Casal é descendentes das pioneiras famílias que colonizaram o distrito de Santa Lúcia do Piaí

Casamento de Honorato Perini e Ortenila Communello em 1946 Foto Cavour / Acervo de família, divulgação/Acervo de família, divulgação
Os noivos Honorato Perini e Ortenila Communello (sentados) junto a familiares e amigos no interior de Santa Lúcia do Piaí Foto: Foto Cavour / Acervo de família, divulgação / Acervo de família, divulgação

O resgate de parte da trajetória da família de Guerino Perini em Santa Lúcia do Piaí, abordada na coluna desta quinta-feira, trouxe também o registro do casamento do filho Honorato Perini com a jovem Ortenila Communello, filha do comerciante João Communello e de dona Marietina Andreazza. A festa de união, em 23 de maio de 1946 (ao lado), foi eternizada pela Foto Cavour e compartilhada pelo historiador Éder Dall’Agnol dos Santos. 

A família de Sisto Echer em Santa Lúcia do Piaí  

Ao centro está o padre Pedro Picolli, ladeado pelos pais dos noivos, Guerino Perini e João Comunello. Entre outros, vemos ainda José Bonalume (avô do noivo), Julia Andreazza (avó da noiva), Nuely Comunello (irmã da noiva), Angelo Bonalume e Anita Andreazza Bonalume (tios), Josué Andreazza (tio da noiva) e Orlando Perini (irmão do noivo). 

Detalhe: as mães de Honorato e Ortenila não estavam no casamento – naquela época, segundo uma tradição, elas não acompanhavam os noivos. 

 Parceria

Colaborador da coluna Memória, o historiador Éder Dall’Agnol dos Santos vem pesquisando a trajetória de diversas famílias que ajudaram a colonizar o distrito de Santa Lúcia do Piaí desde finais do século 19. O trabalho, segundo ele, deverá ser transformado em livro em breve.

Moradores do distrito que tenham interesse em colaborar com fotos e dados sobre suas famílias ao longo do século 20 podem entrar em contato pelo e-mail ederdallagnol89@gmail.com ou telefone/whatsapp (54) 98449.9186.

Leia mais:
Santa Lúcia do Piaí pelas lentes de Fiorentino Cavalli
Santa Lúcia do Piaí: um fotógrafo e um distrito eternizado
Família de João Communello em Santa Lúcia do Piaí
Família Andreazza em Santa Lúcia do Piaí
O Bar Communello na história de Santa Lúcia do Piaí  
Santa Lúcia do Piaí: a morte de Dom Ambrósio Andreazza em 1947
Santa Lúcia do Piaí: as origens de Nova Camaldoli
Santa Lúcia do Piaí recebe Euclides Triches em 1952
Família de Sisto Echer em Santa Lúcia do Piaí

Confira outras publicações da coluna Memória
Leia antigos conteúdos do blog Memória  

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros