Encontro da família Valandro em Encantado - Cidades - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Memória26/09/2019 | 07h00Atualizada em 26/09/2019 | 07h00

Encontro da família Valandro em Encantado

Descendentes de Francesco e Giovanna Valandro se reúnem no próximo dia 12 de outubro

Encontro da família Valandro em Encantado Acervo de família / divulgação/divulgação
Francesco Valandro e Giovanna Trentinaglia Valandro (sentados à esquerda) e os filhos e netos por volta de 1912 Foto: Acervo de família / divulgação / divulgação

Descendentes do casal de pioneiros imigrantes italianos Francesco Valandro e Giovanna Trentinaglia promovem no próximo dia 12 de outubro a quarta edição do Encontro da Família Valandro. Será na cidade de Encantado, no Vale do Taquari.

Encontro da família Pasinato em Vila Flores

Conforme informações repassadas pela organização, a saga da família Valandro no Brasil teve início há 145 anos, quando Francesco, então com 41 anos, e Giovanna chegaram ao Brasil a bordo da barca de bandeira francesa La Sofia. Após 45 dias de viagem, eles desembarcaram em Vitória, no Espírito Santo, em em 17 de fevereiro de 1974, para trabalhar inicialmente nas fazendas do senhor Pietro Tabacchi (leia mais abaixo).

O casal trouxe consigo os filhos Ernesto Valandro, nascido em 23 de março de 1859; Maria Valandro, nascida em 19 de setembro de 1861; Giuseppe Valandro, nascido em 14 de maio de 1864; Francesco Ferdinando Valandro, nascido em 11 de julho de 1867; os gêmeros Primo Leopoldo Vitório Secondo e Francesco Giuseppe, nascidos em 17 de agosto de 1869; e Domênico Albino Ângelo Valandro, nascido 8 de outubro de 1872.

Posteriormente instalados na Serra Gaúcha, na localidade de Santo Antônio do Forromeco, interior de Carlos Barbosa, Francesco e Giovanna tiveram outros três descendendes: Fiore Fortunato ou Fioravante Rizzieri Valandro, nascido em 1878; Atilio Valentin Valandro, nascido em 1881; e Balbina Maria Valandro, nascida em 1889, conforme registros verificados na Cúria Metropolitana de Porto Alegre.

Na foto abaixo, a casa de Francesco Ferdinando, um dos filhos do casal de pioneiros, na localidade de Linha Tigrinho Baixo, município de Nova Bréscia. 

Leia mais:
Encontro da família Libardi em Galópolis
Família Libardi celebra as origens em Galópolis
Galópolis: o quarto encontro da família Libardi
Trajetória das famílias Sbabo e Balzaretti  

A casa de Francesco Ferdinando Valandro, um dos filhos de FrancescoFoto: Acervo de família / divulgação

A Expedição Tabbacchi

Francesco Valandro e Giovanna Trentinaglia integraram a chamada Expedição Tabacchi, como ficou conhecido o projeto de colonização iniciado em 1874, um ano antes da chegada dos primeiros imigrantes italianos à Serra Gaúcha. Juntamente com outras famílias do norte da Itália, com os Ecker e os Libardi, os Valandro fizeram parte do grupo contratado pelo senhor Pietro Tabacchi para trabalhar nas fazendas de sua propriedade em terras capixabas. 

Após conseguir a licença do governo da província no ano de 1873, em fevereiro de 1874, Tabacchi chegava à Vitória trazendo 386 imigrantes da região do Tirol para estabelecê-los na Fazenda Nova Trento, na localidade de Santa Cruz. 

A Expedição Tabacchi é considerada a primeira migração em massa de italianos para o Brasil. 

Contatos

Com a colaboração de Jussara e José Paulo Valandro, e Valério Valandro. Mais informações sobre o encontro pelo e-mail jussaravalandro@hotmail.com ou calcadossorella@gmail.com.

Participe

Você possui fotos antigas de família ou está organizando algum encontro de descendentes? Envie as imagens em alta resolução, acompanhadas de um breve histórico, data e identificação, para o e-mail rodrigolopes33@gmail.com.

Leia mais:
Encontro da família Lovatel em Otávio Rocha
Homenagem à família Ongaratto em Carlos Barbosa
Encontro da família Favero em Nova Roma do Sul
Encontro dos descendentes de Carlos e Maria Webber
Encontro da família Venzon em Farroupilha  
Santa Lúcia do Piaí: a morte de Dom Ambrósio Andreazza em 1947
Santa Lúcia do Piaí: as origens de Nova Camaldoli
Santa Lúcia do Piaí recebe Euclides Triches em 1952 

Confira outras publicações da coluna Memória
Leia antigos conteúdos do blog Memória  

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros