Encontro da família Rahmeier em Panambi - Cidades - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Memória09/09/2019 | 07h00Atualizada em 09/09/2019 | 07h00

Encontro da família Rahmeier em Panambi

Celebração ocorre no dia 15 de setembro

Encontro da família Rahmeier em Panambi Acervo de família / divulgação/divulgação
Os noivos Frederico Rahmeier e Martha Klos em setembro de 1941 Foto: Acervo de família / divulgação / divulgação

A família Rahmeier promove no próximo domingo, dia 15, na cidade de Panambi, região noroeste do Estado, seu primeiro encontro de descendentes. A programação,no Centro Cultural 25 de Julho (Rua José Bonifácio, 54), inclui culto ecumênico, seguido de apresentações e almoço de confraternização.

Conforme informações repassadas pela organização, o casal Hermann Heinrich Wilhelm Rahmeier e Christine Kötterheinrich era natural da cidade de Ladbergen, município no distrito de Steinfurt, na Renânia do Norte-Vestfália, na Alemanha — a língua falada era platt deustch (baixo alemão).

Hermann e Christine saíram da Alemanha pelo porto de Hamburgo, a bordo do navio Iduna, em 13 de agosto de 1869, chegando a Porto Alegre em 28 de outubro daquele mesmo ano — foram dois meses e 15 dias de viagem. Por aqui, os Rahmeier subiram pelos rios Jacuí e Taquari até a cidade de Westfália, próximo a Teutônia, juntamente com os oito filhos: Sophia (20), Heinrich Wilhelm (18), Heinrich (16) Hermann Heinrich (13), Ernst Heinrich (nove), Friedrich Wilhelm (oito), Christine Elisabeth (cinco) e Heinrich Wilhelm Adolf (um).

O filho Heinrich Wilhelm casou-se, posteriormente, em Teutônia, com Christina Cord. Também tiveram diversos descendentes, sendo um deles Friedrich (Frederico) Rahmeier, que se uniu a Joanna Georgeta Carolina Hauenstein em 7 de outubro de 1899. Em 1912, este casal mudou-se para a cidade de Panambi, onde comprou um lote de terras, situado na Linha Brasil, de Hermann Meyer. Eles tiveram 11 filhos: Edmundo, Reinhold, Levinus, Ida, Frida, Arthur, Linda, Amanda, Frederico, Eduardo e Raimundo.

O casamento

Em setembro de 1941, Frederico Rahmeier casou-se com Martha Klos, com quem teve três filhos: Elio Frederico, Valerio e Jorge. Na imagem da festa do casamento (acima), aparece o primeiro veículo adquirido pela família. O automóvel, um Oakland 1929, foi comprado, na época, por Edmundo Rahmeier, junto na foto, como motorista e padrinho de casamento. 

Ao lado do motorista, está a mãe do noivo, Joanna Georgeta Carolina Rahmeier, de branco. À direita, a irmã do noivo, Amanda e, atrás dos noivos, os padrinhos Alberto Klos e esposa. Também em destaque na cena, a primeira casa construída, em 1912, pela família Rahmeier, em Panambi. A residência do casal Friedrich Rahmeier e Joanna Georgeta tinha telhas de madeira. 

Informações 

Mais informações sobre o encontro pelo whatsapp (55) 99997.5979, com Ivar Rahmeier. Dados desta página foram publicado originalmente na coluna Almanaque Gaúcho, do colega Ricardo Chaves, do jornal Zero Hora.

Participe 

Você possui fotos antigas de família ou está organizando algum encontro de descendentes? Envie as imagens em alta resolução, acompanhadas de um breve histórico, data e identificação, para o e-mail do alto da página.

Leia mais:
A família de Sisto Echer em santa Lúcia do Piaí
Encontro da família Favero em Nova Roma do Sul
Encontro dos descendentes de Carlos e Maria Webber
Encontro da família Venzon em Farroupilha
Encontro da família Stuani em Otávio Rocha
Encontro da família Ravanello em Antônio Prado
Encontro da família Tonolli
Encontro da família Conte em Mato Perso  

Confira outras publicações da coluna Memória
Leia antigos conteúdos do blog Memória  

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros