Festa da Uva 1961: viagem pelo Brasil e apoteose na Júlio - Cidades - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Memória28/08/2019 | 07h00Atualizada em 28/08/2019 | 13h24

Festa da Uva 1961: viagem pelo Brasil e apoteose na Júlio

No retorno da divulgação pelo país, soberanas e Miss Brasil Gina MacPherson participaram de desfile promovido pelas Emissoras Reunidas

Festa da Uva 1961: viagem pelo Brasil e apoteose na Júlio Hildo Boff / Optica Caxiense, divulgação/Optica Caxiense, divulgação
Helena Robinson, rainha de 1961, Zila Turra, soberana de 1958, e Gina MacPherson, Miss Brasil 1960, durante o cortejo pela Avenida Júlio Foto: Hildo Boff / Optica Caxiense, divulgação / Optica Caxiense, divulgação

Houve tempo em que a divulgação da Festa da Uva pelo país não se resumia ao convite oficial à Presidência da República. Rainhas e princesas das edições dos anos 1960 viajavam por vários Estados e capitais do centro e nordeste do país divulgando a programação e os atrativos da "Pérola das Colônias". 

Foi o que ocorreu em 1961, quando Helena Robinson e as princesas Tânia Geremia, Jussara Queiroz, Maria Helena Triches Minghellí e En­rica Paschero viajaram a São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza e Recife — uma gentileza da Varig, Pioneira da Aviação Comercial do Brasil, segundo reportagem do Pioneiro da época.

Mas foi o retorno das soberanas a Caxias que "bombou" a programação da festa de 58 anos atrás. Em 23 de fevereiro de 1961, véspera da coroação, o quinteto, acompanhado da Miss Brasil 1960, Gina MacPherson, e da rainha de 1958, Zila Turra Pieruccini, participou de um desfile organizado pelas Emissoras Reuni­das, leia-se rádios Caxias, Indepen­dência e Difusora. 

O cortejo, em carro aberto pela Avenida Júlio de Castilhos, teve seu auge na então Praça Rui Barbosa, onde uma multidão aguardava pelas "beldades", conforme vemos na imagem acima.

Leia mais:
Festa da Uva 1961 e as lembranças da família Paschero
Miss Brasília: um aniversário na Festa da Uva de 1961
Um ensaio com as soberanas da Festa da Uva de 1965 

Helena Robinson, Zila Turra e Gina MacPherson no desfile que antecipou a coroação de Helena como rainha de 1961Foto: Hildo Boff / Optica Caxiense, divulgação
Foto: Centro de Memória da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul / reprodução

Na imprensa

Reportagem do Boletim Eberle de março de 1961 detalhou toda a badalação daquela "noite amena e feericamente iluminada":

"A recepção oficial das jovens embaixatrizes da graça e da bele­za da mulher caxiense e do Brasil teve por palco a nossa não menos bela Praça Rui Barbosa. Sob o estrugir de palmas, foram iniciadas as solenidades e dando às boas vindas à Miss Brasil, à raínha da Festa da Uva e às princesas falou o dr. Nestor Rizzo, di­retor da Rádio Caxiense, e o dr. Bertilo Wiltgen, pre­sidente-executivo da Festa da Uva de 1961". 

Após os agradecimentos da rainha Helena Robinson e das princesas, fizeram uso da palavra Gina Mac Pherson, Zila Turra e o senhor Breno Hoffmann, presidente da sub-comissão encarregada da escolha da rainha da Festa da Uva. 

Toda a movimentação daquela noite foi captada, entre outros, pelo fotógrafo Hildo Boff, atuante no estúdio da Óptica Caxiense — localizada na esquina da Júlio com a Dr. Montaury, bem em frente à praça. São dele os registros desta página, inclusive os postais assinados e comercializados pela Óptica (abaixo).

Leia mais:
Hildo Boff: a Praça Dante coberta de neve em 1965
Para recordar de Odila Zatti, rainha da Festa da Uva de 1934
As fiandeiras da Festa da Uva de 1950
Um carro soberano na Festa da Uva de 1954
Um desfile pela Sinimbu em 1972 

Helena Robinson e Gina MacPherson em 1961, no desfile pela Av. JúlioFoto: Hildo Boff / Optica Caxiense, divulgação
Foto: Hildo Boff / Optica Caxiense, divulgação
A Miss Brasil 1960 Gina MacPhersonFoto: Hildo Boff / Optica Caxiense, divulgação

Badalação em torno da Miss Brasil

Três meses antes de participar da Festa de Uva de 1961, a Miss Brasil Gina Mac Pherson chegou a Caxias para receber uma homenagem no Clube Juvenil. A passagem da jovem pela cidade, em 27 de novembro de 1960, rendeu várias notas no semanário Caxias Magazine (abaixo). 

A página "Sociedade", assinada pelo colunista Jean Bernard, destacou o itinerário de Gina:

"O Clube Juvenil organizou o programa em homenagem a Miss Brasil. Recepção ao meio-dia no Real Hotel. Almoço às 13h no Savóia. Tarde livre, que Gina preencheu em companhia de Tôta e Tina Rizzo, Marilena Turra, Enrica Paschero, Elizabeth Pezzi, Dione Vanoni, Edson Rossarola, João Antonio Bagoso, Roberto Michielon e este cronista, visitando o Recreio da Juventude, concedendo entrevistas e honrando com sua visita a família de Aristides Peroni. À noite, a Miss Brasil compareceu ao Clube Juvenil, que organizou em sua homenagem uma reunião dançante".

Leia mais:
Um espaço dedicado ao tradicionalismo nas páginas do Pioneiro em 1959
Christiano Carpes Antunes e os primórdios da coluna social do Pioneiro
Quinzenário Ecos do Mundo em 1962

Foto: Centro de Memória da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul / reprodução
Foto: Centro de Memória da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul / reprodução

Novas integrantes das falenas

Durante o baile no Clube Juvenil foram apresentadas as novas integrantes do tradicional Grupo das Falenas, também destacadas no Caxias Magazine:

"São elas: Beatriz Eberle Peroni, Helô Ramos, Liliana Eberle Peroni, Vera Festugato, Clarinha Maria Nesi, Nancy Horta Barbosa, Lucinha Maria Salomoni, Verinha Horta Barbosa, Yara Eberle, Cleufe de Oliveira e Mercedes Ponzi. Onze novas falenas".

A badalada noite teve cobertura também na página social do extinto jornal Panorama, assinada pelo colunista Enio Bernardi (reprodução acima): 

"Iniciaram as danças, simultaneamente, o doutor Nestor Rizzo, primeiro par da Miss Brasil; senhor Ottoni Minghelli, dançando com a jornalista Gilda Marinho; e os senhores Breno Hoffmann e Augusto Nesi, com suas respectivas, simpáticas e amáveis esposas".

Leia mais:
Festa da Uva 1965: miss, bomba e cuia no desfile
Festa da Uva: um ensaio com as soberanas de 1965
O primeiro corso noturno da Festa da Uva em 1969
Os míticos carros alegóricos de Darwin Gazzana
Festa da Uva de 1981: um quinteto de soberanas

Confira outras publicações da coluna Memória
Leia antigos conteúdos do blog Memória  

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros