Família Stuani promove encontro em Otávio Rocha - Cidades - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Memória21/08/2019 | 09h46Atualizada em 21/08/2019 | 09h48

Família Stuani promove encontro em Otávio Rocha

Descendentes de Giovanni Stuani e Maria Genovesi Stuani celebram origens no dia 8 de de setembro

Família Stuani promove encontro em Otávio Rocha Acervo de família / divulgação/divulgação
Fioravante e Colorinda Cambruzzi Stuani e a família durante a ordenação do filho Sadi, nos anos 1970 Foto: Acervo de família / divulgação / divulgação

O distrito de Otávio Rocha, em Flores da Cunha, sedia no dia 8 de setembro o 3º Encontro da Família Stuani. É quando os descendentes recordam de uma história iniciada em 1845 pelo casal de pioneiros imigrantes italianos Giovanni Stuani – nascido em 1823 em Castellucchio, Mântua – e Maria Genovesi, nascida em 1829.

Família Vasata celebra as origens italianas

Conforme o pesquisador Floriano Molon, o casal rumou  ao Brasil com os filhos Angelo, Remigio e Francesca, além da mãe de Giovanni, Catterina, de 70 anos. Na chegada ao Estado, em 23 de maio de 1877, Giovanni e Maria estabeleceram-se no Lote 45 do Travessão Felisberto da Silva, 10ª Légua da Colônia Caxias, nas proximidades da Linha 80. Já o primogênito Angelo, casado com Giuditha Guareschi, instalou-se no Lote 47 com o primogênito Luiz, nascido no Brasil. Eles tiveram outros nove descendentes: Rosa, Italina, Maria, Vittorio, Oliva, Ernesto, João Deodato, Generosa e Virginia.  

O segundo filho, Remigio, casado com Zelinda Malacarne, adquiriu o Lote 44 com os filhos Ermínia, um ano, e Severina, de apenas um mês. Posteriormente, nasceram ainda Lavinia, Fioravante, Gilberto, Riscieri Clemente, Guilherme Egídio, Octaviano, Constante Antonio, Genovefa, Quintilla Maria, Guerino, Antenisca, Antonia Maria, Leticia Carolina e Tranquillo José, totalizando 16 descendentes. 

Já Francesca, a caçula, casou com Napoleoni Conconcelli, com quem teve os filhos Giuseppe Giovanni, Giácoma, Angela, Luiz Luiz, Tiago, Caritá e Maria. A descendência, a partir do casal pioneiro, atualmente soma cerca de sete mil pessoas. 

Três edições para celebrar

O primeiro encontro dos Stuani foi realizado na Linha 80, onde se fixaram os pioneiros imigrantes, em 1877. O segundo ocorreu em Nova Araçá, município de expressiva concentração de descendentes. 

Agora os familiares reúnem-se em Otávio Rocha, onde estabeleceu-se o casal Fioravante Stuani  e Colorinda Cambruzzi Stuani – na foto acima durante a ordenação do filho Sadi. A partir da esquerda estão Jaime, Renato, Antonio,  Valdir, Colorinda,  Pedro, Sadi, Fioravante, Eduardo, Maria Luisa, Angelo e Gilberto.

Leia mais:
Encontro da família Molon em Farroupilha
Encontro da família Ravanello em Antônio Prado
Encontro da família Tonolli
Encontro da família Conte em Mato Perso  
Origens da família Mazzarotto em Otávio Rocha

Luiz Stuani e Adele Araldi com nove dos 14 filhos em 1910Foto: Acervo de família / divulgação

Em 1910

Na foto acima, a família de Luiz Stuani, primogênito do casal Angelo Stuani e Giuditha Guerreschi. Luiz casou-se com Adele Araldi em 15 de setembro de 1902, nascendo dessa união 14 descendentes: Dozolina, Maria Zaida, Angelo, José, Assunta Maria, Cláudio, Pierina, Ema, Reinaldo, Orlando, Pierina Maria, Orestes, Otávio e Nair. 

Luiz Stuani faleceu em 28 de agosto de 1945, aos 62 anos.

Leia mais:
Encontro da família Chies em Carlos Barbosa
Encontro dos descendentes de Ciro Rech e Rosina Bisol
Encontro da família Molon em Farroupilha
Família Motter celebra as origens em Caravaggio da Terceira Légua
Encontro da família Bussolotto em Nova Bassano 

A festa

A celebração ocorre dia 8 de setembro, às 8h, no Grêmio Esportivo Otávio Rocha. Haverá recepção  com credenciamento, café da manhã, missa na Igreja Matriz São Marcos e almoço de confraternização no ginásio de esportes do Clube Otávio Rocha.

Contatos:
:: Gilson: (54) 99996.1334
:: Elci: (54) 99997.1309
:: Luís: (54) 99685.1011
:: Maria de Loudes: (54) 99645.5300
:: Silvete: (54) 99921.7995  

O brasão da famíliaFoto: Acervo de família / divulgação

Participe

Você possui fotos antigas de família ou está organizando algum encontro de descendentes? Envie imagens em alta resoluação, acompanhadas de um breve histórico, para o e-mail rodrigolopes33@gmail.com.

Colaboração

Informações desta página são uma colaboração do professor e pesquisador Floriano Molon, a partir do livro Povoadores da Colônia Caxias, de Mário Gardelin e Rovílio Costa.

Leia mais:
Família de Francesco Lazzarotto na década de 1920
Família de João Communello em Santa Lúcia do Piaí
Encontro da família Soldatelli em São Marcos
Família Fiorese celebra as origens em Flores da Cunha  
Os 125 anos da família Tonus no Brasil
Encontro internacional da família Bigolin em Pinto Bandeira
Imigração italiana: Isidoro Bigolin e o brinco de ouro 

Confira outras publicações da coluna Memória
Leia antigos conteúdos do blog Memória  

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros