Encontro da família Venzon em Farroupilha - Cidades - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Memória27/08/2019 | 07h00Atualizada em 27/08/2019 | 08h27

Encontro da família Venzon em Farroupilha

Descendentes do casal de pioneiros Angelo Venzon e Izabel Pasa Venzon se reúnem no dia 20 de outubro

Encontro da família Venzon em Farroupilha Acervo de família / divulgação/divulgação
O casal Angelo Venzon e Izabel Pasa Venzon com os 14 filhos em 1925 Foto: Acervo de família / divulgação / divulgação

Descendentes do imigrante italiano Angelo Venzon (1876-1966) promovem no dia 20 de outubro o 1º Encontro da Família Venzon. Será na comunidade de São Marcos, primeiro distrito de Farroupilha, local considerado o berço dos Venzon no Brasil. A programação inclui missa na igreja, seguida de almoço e da oportunidade de conhecer a casa original que abrigou a família (leia mais ao lado).

Conforme informações repassadas pela organização, o patriarca chegou ao Brasil em 1876, com apenas seis meses. No distrito de São Marcos, na época pertencente a Bento Gonçalves, o jovem conheceu Izabel Pasa, com quem casou em 16 de maio de 1893 – ele com 18 anos, ela com 16. 

Dessa união nasceram 14 filhos, todos na foto acima, captada em 1925. Em pé, a partir da esquerda, estão os irmãos Guilherme, Gelsomino, Henrique, Olympio, Alfredo, Avelino, Armindo e Emílio. Sentados, Elsa, Rosa, Maria, o casal Izabel e Angelo, Angelo Venzon Filho, Angelina e Angelo Venzon Neto.

Abaixo, a nota social das bodas de ouro, celebradas em 1943.

Foto: Acervo de família / divulgação

A linhagem

Angelo herdou o nome do pai, e a linhagem de "Angelos" seguiu uma tradição de forte vínculo comunitário. Junto aos filhos Olympio, Henrique e Angelo Venzon Neto, o pioneiro imigrante participou da emancipação do município de Farroupilha, em 1934. 

Já o caçula da família, Angelo Venzon Filho, carinhosamente chamado de Nico, seguindo o exemplo dos mais velhos, fortaleceu em 1960 a educação da comunidade, doando uma área de sua propriedade para a construção da nova sede da escola local (confira abaixo).

Angelo Venzon faleceu em 1966, aos 89 anos. Izabel Pasa Venzon, em 1950, aos 72. Ambos estão sepultados no Cemitério Municipal de Farroupilha (foto abaixo).

A lápide do casal, no Cemitério Municipal de FarroupilhaFoto: Acervo de família / divulgação

Atuação em várias frentes

A família Venzon prosperou em diferentes áreas: vitivinicultura, no comércio e no ramo hoteleiro. Angelo atuava como comerciante, sustentando a esposa e os filhos a partir da venda de tecidos, ferramentas agrícolas, secos e molhados, queijos e salames. Fora da cidade, exportava ainda fibras de linho para o Estado de São Paulo.

Uma casa centenária

A casa da família Venzon foi construída por volta de 1900. Localizada na esquina da antiga estrada Júlio de Castilhos com a Cônego João Cordeiro – únicas ruas batizadas da comunidade –, a casa de cerca de 150 metros quadrados acomodou toda família naqueles primórdios do século 20.

Atualmente, o casarão abriga o Museu do Rock, mas sua estrutura segue conservando o layout da época, com o porão de pedra, as janelas e os alçapões originais. 

A dez metros de distância, a história da família segue sendo conferida em outra casa, também de arquitetura centenária – e que abriga até hoje os Venzon.

Leia mais:
Os 125 anos da família Tonus no Brasil
Encontro internacional da família Bigolin em Pinto Bandeira
Imigração italiana: Isidoro Bigolin e o brinco de ouro   

O centenário casarão da família, datado de 1900Foto: Acervo de família / divulgação

A escola

Em 2018, a Escola Izabel Venzon completou 80 anos de atividade. Inicialmente denominado Grupo Escolar São Marcos, o educandário foi instituído em 24 de setembro de 1937 e passou a funcionar em 4 de julho de 1938, junto ao clube de futebol da época. 

Em 1960, Angelo Venzon Filho, o Nico, doou o terreno para a construção de uma nova sede – em contrapartida, a escola recebeu o nome da matriarca da família, falecida 10 anos antes, em 1950. 

O trabalho teve sequência com a professora Célia Dillemburg Venzon (esposa de Nico), que dirigiu a instituição por 27 anos, atuando tanto no âmbito administrativo como em sala de aula.

Parceria

Informações desta coluna são uma colaboração do leitor Gabriel Venzon. Mais informações sobre o encontro pelo (54) 99908.7171.

Família Vasata celebra as origens italianas 

Participe

Você possui fotos antigas de família ou está organizando algum encontro de descendentes? Envie imagens em alta resolução, acompanhadas de um breve histórico e da respectiva identificação das pessoas, para o e-mail rodrigolopes33@gmail.com.

Leia mais:
Encontro da família Stuani em Otávio Rocha
Encontro da família Ravanello em Antônio Prado
Encontro da família Tonolli
Encontro da família Conte em Mato Perso  
Origens da família Mazzarotto em Otávio Rocha
Encontro da família Chies em Carlos Barbosa
Encontro dos descendentes de Ciro Rech e Rosina Bisol
Encontro da família Molon em Farroupilha
Encontro da família Bussolotto em Nova Bassano
Encontro da família Soldatelli em São Marcos  

Confira outras publicações da coluna Memória
Leia antigos conteúdos do blog Memória  

 


 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
Imprimir
clicRBS
Nova busca - outros