Comitê terá quatro meses para identificar qual é o centro de eventos ideal para Caxias do Sul  - Cidades - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Turismo e negócios21/08/2019 | 16h03Atualizada em 21/08/2019 | 16h14

Comitê terá quatro meses para identificar qual é o centro de eventos ideal para Caxias do Sul 

Grupo reúne setores privado e público e foi instalado oficialmente na terça-feira

Comitê terá quatro meses para identificar qual é o centro de eventos ideal para Caxias do Sul  Candice Giazzon/Divulgação
Foto: Candice Giazzon / Divulgação

A mobilização pela construção de um centro de eventos em Caxias do Sul ganhou corpo com a oficialização de um comitê que agrega representantes dos setores público e privado. A assinatura do termo de adesão ocorreu na terça-feira (20) na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC)

O objetivo principal é elaborar, até agosto de 2020, o projeto e o orçamento de um complexo que credencie Caxias a receber, por exemplo, grandes feiras e convenções. Hoje, a cidade é pouco competitiva por falta de um espaço moderno e bem estruturado. Os Pavilhões da Festa da Uva não é considerado adequado. 

Leia mais
Grupo de entidades de Caxias quer viabilizar um novo centro de eventos nos Pavilhões

A partir da instalação do comitê, foi estabelecida a primeira tarefa: apontar qual é a demanda da cidade. De setembro a dezembro deste ano, parte do grupo fará um estudo técnico para apontar quais são as dependências e equipamentos, entre outros requisitos, que precisam ser contemplados no projeto. Para isso, serão ouvidos diferentes setores, o que abrange entidades empresariais e de trabalhadores, setores culturais, universidades e trade turístico, entre outros. 

Na fase de elaboração do estudo de demanda, está prevista uma visita técnica a espaços que funcionem dentro de uma concepção moderna e que atendam aos anseios do mercado, caso do Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. O local conta com dois pavilhões climatizados e 36 salas, com capacidade para 30 mil pessoas. 

Concluído o estudo em dezembro, o documento será submetido à aprovação do comitê e, posteriormente, será encaminhado para entidades representativas da construção civil, onde será desenvolvidos o anteprojeto, o projeto executivo, a indicação do tamanho e as características do terreno para abrigar a obra, além da confecção do orçamento do empreendimento. A ideia é buscar investidores para erguer o complexo. 

O chamado Comitê Prático Pró-Construção do Centro de Eventos de Caxias do Sul está vinculado ao Mobi Caxias, com coordenação executiva da CIC. O grupo também tem como integrantes o Instituto Ítalo Victor Bersani, o Caxias Convention & Visitors Bureau, a UCS, a Associação dos Administradores da Região Nordeste do RS (Aanergs), o Sinduscon Caxias, o Sebrae, o Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho (Segh), a Seaaq, a Sala de Arquitetos e Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura - Núcleo de Caxias, a Câmara de Vereadores e as secretarias do Turismo e do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego.

Leia também
Idoso que estava desaparecido em Caxias do Sul é encontrado em mata
Bento Gonçalves apresenta proposta ao Estado para trocar dívida de R$ 4,2 milhões por imóvel
Construção de escola no Campos da Serra, em Caxias, tem duas propostas classificadas em licitação

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros