Família de Bôrtolo Chies e Giulia Zanella - Cidades - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Memória25/07/2019 | 07h30Atualizada em 25/07/2019 | 14h39

Família de Bôrtolo Chies e Giulia Zanella

Encontro de descendentes ocorre no próximo domingo, dia 28, no interior do município de Barão 

Família de Bôrtolo Chies e Giulia Zanella Acervo de família / divulgação/divulgação
O casal Paola Deitos e Andrea Chies (sentado ao centro) com os filhos Ludovico, Antônio, João e Miguel (em pé). Sentados estão Pedro, Gelsemina e Honório (no colo). À direita, a matriarca, dona Giulia Zanella Foto: Acervo de família / divulgação / divulgação

Descendentes do casal de imigrantes italianos Bôrtolo Chies e Giulia Zanella reúnem-se neste domingo (28) na localidade de Arroio Canoas, município de Barão, para confraternizar os 140 anos de história da família em solo brasileiro.

O encontro da família Chies em Carlos Barbosa em 2018

Conforme informações repassadas pela organização, Bôrtolo e Giulia, juntamente com os filhos Regina, Andrea e Maria, deixaram o vilarejo de Borgo Ciser, comuna de Fregona, em Treviso. Foi em junho de 1879, quando o grupo embarcou no Vapor Clementina, no Porto de Gênova, rumo ao Brasil – a chegada ao Rio de Janeiro ocorreu cerca de um mês depois, em 24 de julho.

Curiosidade: a família de Giovanni Chies, pai de Bôrtolo, estava com a viagem prevista para maio de 1879. No entanto, Bôrtolo, Giulia e os filhos não acompanharam o restante da família de Giovanni. O casal precisou esperar mais de um mês, já que a caçula Maria nascera dias antes do embarque previsto, o que retardou o deslocamento e fez com que eles viajassem separados. Detalhe: a mais velha descendente é dona Ema Deitos, 99 anos, filha de Maria, a então bebê que "atrasou" a viagem.

Ao chegar ao Brasil, Bôrtolo e Giulia deixaram o Rio de Janeiro rumo ao Rio Grande do Sul, buscando reencontrar os familiares. Eles estabeleceram-se inicialmente na comunidade de Santa Clara (Carlos Barbosa), mudando posteriormente para Arroio Canoas, em Barão.

Na foto acima, o casal Paola Deitos e Andrea Chies (sentado ao centro) com os filhos Ludovico, Antônio, João e Miguel (em pé). Sentados estão Pedro, Gelsemina e Honório (no colo). À direita, a matriarca, dona Giulia Zanella.

Na imagem abaixo, o casal Maria Chies e Giácomo Deitos com os filhos Rosália, Brígida, Thereza, Miguel, Florinda e Júlia (em pé). À frente, Nicolau, Angelina (no colo), Maria, Francisco, Isabel e Angélica.

Leia mais:
Encontro da família Ruivo em Cambará do Sul
Encontro da família Tonolli
Encontro da família Conte em Mato Perso 

Maria Chies, Giácomo Deitos e os filhos Rosália, Brígida, Thereza, Miguel, Florinda e Júlia (em pé). À frente, Nicolau, Angelina, Maria, Francisco, Isabel e AngélicaFoto: Acervo de família / divulgação

Os filhos

Bôrtolo e Giulia tiveram 10 filhos, três nascidos na Itália e  outros sete no Brasil: Regina (casou com Domingos Deitos), Andrea (casou com Paola Deitos), Maria (casou com Giácomo Deitos), Ludovico (casou com Margherita Giacomet), Thereza (casou com Antônio Zan), Anna (casou com José Zan), Miguel (casou com Cândida Gastaldo), Ângela (I), Ângela (II) (casou com Antônio Deitos) e Judite. 

Atualmente, os descendentes estão espalhados por várias regiões do país.

A festa

O encontro deste domingo ocorre na comunidade Sagrado Coração de Jesus, em Arroio Canoas, município de Barão. O evento inicia-se às 10h, com identificação e atividades lúdicas. Às 11h30min, ocorre um momento ecumênico, seguido de almoço. À tarde, estão previstas atrações diversas e momentos para compartilhar lembranças.

Contatos

:: (51) 99715.5027: Josiele Chies
:: (51) 99836.7129: Pedro Chies
:: (51) 3638.1228: Renato Chies

Foto: Acervo de família / divulgação

Colaboração

Informações desta coluna são uma colaboração do leitor Rodrigo Scottá.

Participe

Você possui fotos antigas de família ou está organizando algum encontro de descendentes? Envie as imagens, acompanhadas de um breve histórico, para o e-mail  rodrigolopes33@gmail.com.

Leia mais:
Origens da família Mazzarotto em Otávio Rocha
Família de Francesco Lazzarotto na década de 1920
Família de João Communello em Santa Lúcia do Piaí
Encontro da família Soldatelli em São Marcos
Família Fiorese celebra as origens em Flores da Cunha  

Confira outras publicações da coluna Memória
Leia antigos conteúdos do blog Memória  


 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros