Após registrar garoa de neve, São José dos Ausentes amanhece com -3ºC e geada - Cidades - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Clima06/07/2019 | 08h31Atualizada em 06/07/2019 | 09h54

Após registrar garoa de neve, São José dos Ausentes amanhece com -3ºC e geada

Município mais alto do Estado recebe grande quantidade de turistas neste fim de semana

Após registrar garoa de neve, São José dos Ausentes amanhece com -3ºC e geada Antonio Valiente/Agencia RBS
O amanhecer de sábado foi o mais frio deste ano em São José dos Ausentes Foto: Antonio Valiente / Agencia RBS

O amanhecer de sábado foi o mais frio deste ano em  São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra. Os termômetros marcaram -3ºC às 7h, sendo 1,5ºC a menos do que no amanhecer de sexta-feira. Campos e jardins amanheceram com pontos de geada. O vento forte contribuiu para deixar a sensação térmica ainda mais baixa, em torno de -7ºC nas primeiras horas da manhã.

Leia mais
O leite não pode esperar: nem o frio de 0ºC inibe família de agricultores de São José dos Ausentes   
São José dos Ausentes amanhece com -1,5 grau nesta sexta-feira
Frio na Serra bate recorde do ano no Estado nesta quinta-feira
São José dos Ausentes registra -1,5°C e Caxias do Sul amanhece com a primeira geada do ano 

Turistas que lotaram os hotéis e pousadas da cidade à espera da neve ainda seguem na expectativa. O único registro foi de uma "garoa de neve", como define o Instituto de Meteorologia Somar, percebido apenas em pontos isolados. Um destes pontos foi o Vale das Trutas, a cerca de 12 quilômetros da sede, onde alguns pescadores registraram os flocos brancos caindo sobre os carros. Não chegou a acumular neve. 

 SÃO JOSÉ DOS AUSENTES, RS, BRASIL (06/07/2019)Ambiental de frio em São José dos Ausentes. As 6:30 sa manhã o termômetro da praça marcaba 3° negativos. (Antonio Valiente/Agência RBS)
Foto: Antonio Valiente / Agencia RBS

De Blumenau (SC), o turista Victor Marcelo do Amarante conta ter vindo a Ausentes para participar de uma caminhada com o seu grupo de trekking (trilhas a pé). O grupo escolhe locais frios e com possibilidade de neve, que seria um bônus caso ocorresse.  Victor conta que nunca assistiu o fenômeno, apesar das diversas viagens para as serras gaúcha e catarinense. 

— Já estive em Urubici (SC) na véspera de um dia de neve. Dei azar. Desta vez, acho que não vai nevar. As pessoas dizem que está faltando umidade pra isso. Mas para quem gosta de frio, está gostoso igual — conta o supervisor de produção, que chegou a Ausentes por volta das 21h de sexta-feira.

Moradores de Ivoti, os turistas Deise Gabriele Trein, 36, e Marcelo Sesterhenn, 39, viajaram até Ausentes para ver a neve pela primeira vez no Estado. Antes, tinham visto na Argentina. Para não correr o risco de perder o fenômeno, passaram a madrugada em claro, dentro do carro estacionado na rua principal da cidade. E foram recompensados com a fina garoa de neve que caiu por volta de 1h:

— Passei a madrugada espiando pela janela do carro, pois confiei na previsão. Sabia que ia nevar. Não foi muita quantidade, mas suficiente pra branquear os carros que estavam na rua. Foi muito bonito e fez a viagem valer a pena — comenta Deise, que é professora.

Foto: Deise Gabriele Trein / divulgação

Neste sábado, embora o frio continue intenso, a possibilidade de neve é bastante remota no Estado. Em Ausentes, os termômetros devem chegar a marcar até 5ºC durante a tarde, voltando a esfriar à noite.

Leia também
Mulher morre vítima de atropelamento na Rota do Sol
Mulher é vítima de sequestro relâmpago em Caxias do Sul
Motociclista sem habilitação foge da polícia e invade pátio de residência em Caxias


 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros