Santa Lúcia do Piaí recebe Euclides Triches em 1952 - Cidades - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Memória11/06/2019 | 07h15Atualizada em 11/06/2019 | 07h15

Santa Lúcia do Piaí recebe Euclides Triches em 1952

Prefeito visitou o distrito para anunciar a construção da praça e outras melhorias

Santa Lúcia do Piaí recebe Euclides Triches em 1952 Studio Tomazoni Caxias / Acervo de Olga Soares, divulgação/Acervo de Olga Soares, divulgação
Euclides Triches e Neda com a comitiva no centro do distrito, em 1952. Ao fundo, as casas de Luiz Tomazelli e João Communello (D) Foto: Studio Tomazoni Caxias / Acervo de Olga Soares, divulgação / Acervo de Olga Soares, divulgação

As recentes colunas sobre as famílias de Santa Lúcia do Piaí trouxeram a lembrança da visita do então prefeito Euclides Triches ao distrito. Foi em 4 de maio de 1952, quando "a caravana do edil caxiense foi recebida à entrada da vila por um grupo de cavalarianos", segundo reportagem do Pioneiro de 10 de maio de 1952 (detalhe abaixo).

A passagem do político mesclava anúncios de obras a homenagens, obviamente:

“Sua Senhoria dirigiu-se à Catedral, onde o povo, em alas, o aguardava para prestar-lhe as homenagens. O prefeito foi saudado pela aluna da Escola Particular das Irmãs do Imaculado Coração de Maria Anna Helena Pires, que falou da satisfação de seus conterrâneos em receber esta honrosa visita”.

Acompanhado da esposa, Neda Ungaretti Triches; do secretário do Município, Onil Xavier dos Santos; do vice-prefeito Hermes João Weber; do vereador Afonso Pires, do sub-prefeito Luiz Tomazelli; e dos senhores Dario Granja Sant’Anna e Vitorio Ranzolin, Triches assistiu a uma missa na igreja e visitou a escola das Irmãs e a subprefeitura, além de conferir as dependências da Casa de Saúde Cristóvão de Mendoza.

O programa encerrou-se, lógico, ao redor da mesa. Durante o churrasco, Triches comunicou aos "santalucenses" o início das obras de construção da praça, visto que "a estrada que liga o município com o distrito já estava em fase adiantada de conclusão".

Conforme edição do Pioneiro de 10 de maio de 1952, "no dia 7 Triches retornou a Santa Lúcia para dar início aos estudos para a construção da praça, bem como de outros serviços que se fazem necessários naquela localidade".  

Na imagem acima, disponibilizada pelo pesquisador Éder Dall’Agnol dos Santos, vemos Triches, a esposa Neda e a comitiva (atrás) junto à comunidade, no local da futura praça. Ao fundo, à direita, parte do antigo casarão de madeira que abrigou o hotel de João Comunnello e Marietina Andreazza Communello. À esquerda, a casa do professor e subprefeito Luiz Tomazelli.

Abaixo, a edição do Pioneiro de 1952 destacando a visita.

Leia mais:
Santa Lúcia do Piaí pelas lentes de Fiorentino Cavalli  
Santa Lúcia do Piaí: um fotógrafo e um distrito eternizado
Família Damin e as origens de Santa Lúcia do Piaí
Família de Antonio Damin em Santa Lúcia do Piaí  
Os 60 anos de uma capela-escola em Santa Lúcia do Piaí    

Foto: Centro de Memória da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul / reprodução

Leia mais:
Família de João Communello em Santa Lúcia do Piaí
Família Andreazza em Santa Lúcia do Piaí
O Bar Communello na história de Santa Lúcia do Piaí

Obras na Avenida São Leopoldo

Em função das atuais obras na Avenida São Leopoldo, recordamos dos trabalhos de modernização da via também executados durante a gestão de Euclides Triches. Na edição de 22 de março de 1952, o major anunciava o andamento do serviço:

"Temos nesta data a satisfação de comunicar ao povo que já está concluído o trabalho do trator na variante da Estrada Federal (BR-116) que se denomina Avenida São Leopoldo. Falta-nos agora executar o trabalho de patrola e macadamização para que os moradores de toda essa parte da cidade, descendo pela Rua Garibaldi, atinjam a Estrada Federal com uma economia de vários quilômetros, o que, com o correr dos anos, representará uma economia de combustível e pneus que ultrapassará muitas vezes o valor da variante construída".

Triches e o diretor Guerino Costi em fevereiro de 1952, na solenidade de inauguração da nova fábricaFoto: Studio Geremia / divulgação

Cervejaria Leonardelli

Euclides Triches (1919-1994) foi prefeito de Caxias entre 1951 e 1954 e, 20 anos depois, governador do Rio Grande do Sul, de 1971 a 1975. Em 1952, ano em que Santa Lúcia do Piaí recebeu diversas melhorias, Triches também participou da inauguração das novas instalações da Cervejaria Leonardelli – na foto acima, junto ao diretor Guerino Costi (de terno branco). 

Leia mais:
Cervejaria Leonardelli em 1952
Lembranças da antiga cerveja Pérola
Pérola e os rótulos que fizeram história
Chaminés: as sobreviventes das alturas
Tecelagem Irmãos Panceri em 1948
Veronese: um século de história
Inauguração da Brazex em 1952

Confira outras publicações da coluna Memória
Leia antigos conteúdos do blog Memória   

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
Imprimir
clicRBS
Nova busca - outros