Prefeitura de Caxias apreende mais de 80 maços de flores no centro - Cidades - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Urbanismo11/06/2019 | 13h58Atualizada em 11/06/2019 | 13h58

Prefeitura de Caxias apreende mais de 80 maços de flores no centro

Mercadorias foram recolhidas em dois dias de fiscalização

Prefeitura de Caxias apreende mais de 80 maços de flores no centro Juan Barbosa /
Código de Posturas proíbe venda de flores nas ruas de Caxias do Sul Foto: Juan Barbosa

A prefeitura de Caxias do Sul apreendeu mais de 80 ramalhetes de flores em dois dias de fiscalização na área central da cidade. Só na sexta-feira (7), foram 72 maços apreendidos. A administração municipal intensificou a fiscalização em função do Dia dos Namorados, celebrado nesta quarta-feira (12). Outros 10 buquês de flores foram recolhidos nesta segunda.

A quantidade de produtos à venda, porém, é bem maior que as apreensões. Segundo a secretária do Urbanismo, Mirângela Rossi, os ambulantes se organizam em dois veículos que ficam estacionados em pontos do centro e que armazenam as flores. 

— Quando a fiscalização se aproxima, os vendedores se retiram para esses carros, onde os fiscais do Urbanismo não podem agir — descreve.

Leia mais
Comércio ambulante está em expansão em Caxias do Sul

A prefeitura ressalta que o comércio de flores nas ruas é proibido pelo Código de Posturas. Além deste produto, a fiscalização tem constatado também o comércio frequente de roupas, equipamentos eletrônicos, bijuterias, chips telefônicos e até mesmo vendedores de abacaxi.

A própria secretária comenta que a fiscalização do comércio ambulante é controversa na cidade, porque muitas pessoas entendem que os vendedores são bem-vindos. Ela cogita, inclusive, fazer uma pesquisa de opinião a respeito. 

— Daqui a pouco seria interessante fazer uma pesquisa para avaliar o quanto a população concorda ou discorda (com a venda de ambulantes no centro) — explica Mirângela. 

Leia mais
Abordagem de guardas municipais a ambulantes provoca polêmica em Caxias

Atualmente, segundo a secretária, a opção para os comerciantes de flores é vender os produtos nas feiras do agricultor ou no ponto de safra, já que as flores se enquadram na categoria de produtos da agricultura. Outra opção aberta pelo município para venda de flores nas ruas é em parklets, mas isso teria de ser solicitado por quem deseja instalar uma estrutura como essa, o que ainda não ocorreu.

Leia também
Em negociação com prefeitura, recicladores se comprometem a recolher lixo de rua de Caxias
Saiba como ajudar no custo das obras no Santuário de Caravaggio de Farroupilha

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros