O álbum de recordações da família Tonolli - Cidades - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Memória14/06/2019 | 07h00Atualizada em 15/06/2019 | 14h32

O álbum de recordações da família Tonolli

Encontro dos descendentes ocorre durante almoço neste domingo

O álbum de recordações da família Tonolli Studio Geremia / Acervo de família, divulgação/Acervo de família, divulgação
As irmãs Rosina, Olga, Gelsa, Vilma, Ermínia, Santina e Odila Tonolli no Studio Geremia em outubro de 1948 Foto: Studio Geremia / Acervo de família, divulgação / Acervo de família, divulgação

Dando sequência às memórias da família Tonolli, que promove seu encontro de descendentes neste domingo, trazemos, em breves tópicos, algumas lembranças sobre os filhos do casal de pioneiros José e Corina. As informações foram repassadas por dona Maria Ivone Andrade Giordani, neta de Ermínia Tonolli e Américo Zago, que também forneceu a imagem das sete irmãs Tonolli em 1948 (acima).

O registro, no salão de poses do Studio Geremia, foi feito em 17 de outubro de 1948, um dia após o casamento do irmão Tarcísio Tonolli com Elite Gianella, filha de Matteo Gianella e Ermelinda Viero Gianella, em 16 de outubro de 1948 (foto abaixo).

Leia mais:
Uma noite para recordar do antigo Lanifício Gianella
Cobertores que fizeram a fama do Lanício Gianella
Lanifício Gianella em imagens e lembranças
Lanifício Gianella: um século de história
Lanifício Gianella e outros anúncios na estreia do Pioneiro em 1948  

Casamento: Elite Gianella e Tarcísio Tonolli (Teco) em outubro de 1948Foto: Studio Geremia / Acervo de família, divulgação
Irmãos Tarcísio, Rosina, Olga e Hugo na escola de São Marcos em 1922Foto: Acervo de família / divulgação

Registro raro

Na imagem acima, disponibilizada por José Carlos Tonolli, filho de Tarcísio e Elite, a Escola Pública de São Marcos em 1922 (na época distrito de Caxias do Sul). Nela aparecem Tarcísio Tonolli (atrás do professor, meio escondido) e suas irmãs Rosina (entre o casal com laço no cabelo), Olga  (também com laço no cabelo, a quarta da direita para a esquerda, na fila superior) e Hugo (também na fila superior, abaixo da bandeira, o terceiro da esquerda para a direita). No quadro lê-se: "1922 Aula pública de S. Marcos em Caxias". 

Dona Anory 

O encontro dos Tonolli neste domingo também terá a presença de dona Anory Maria Zago de Andrade, a neta mais velha da família Tonolli. Filha de Ermínia Tonolli e Américo Zago, mãe de Maria Ivone Andrade Giordani e avó de dois netos, ela completará 92 anos no próximo dia 28 de julho. 

Viúva de Darcy Andrade há cinco anos, dona Anory também é autora do livro de lembranças "Páginas de uma Vida", concluído em 2007, quando ela celebrou 80 anos. Mas essa é uma história que recordaremos em breve... 

Os irmãos

João: Saiu de São Marcos em 1942. Em parceria com o cunhado Américo Zago (marido de Erminia Tonolli), montou uma olaria em Cazuza Ferreira. Dois anos depois, em 1944, começou a trabalhar na extração de madeira, juntamente com os irmãos Reinaldo e Artur Tonolli. Também abriu uma venda (mercado)..

Santina: Casada com João Nicoletti. Mantinham um café-bar em São Marcos e foram os primeiros na cidade a fabricar picolés e sorvetes. Local (posteriormente o prédio da rodoviária) abrigava uma mesa de jogos, sendo que os participantes pagavam um "cafife", espécie de taxa que dava direito ao carteado.   

Artur e Reinaldo: Desenvolveram atividade extrativa de madeira em Cazuza Ferreira e fizeram uma parceria com a Industrial Madeireira. Um dos sócios da empresa, Angelo Maggi (casado com Rosina Tonolli), comprava a matéria-prima do referido engenho.

Ermínia: Destacou-se na confecção de ternos masculinos, juntamente com o marido, Américo Zago.

Virgilio: Trabalhou primeiramente em um curtume em São Marcos, confeccionando selas em couro, arreios e tamancos. Em 1937, saiu de São Marcos e foi para Lagoa Vermelha. Em 1939, fixou residência em Caxias do Sul, onde, em parceria com o senhor Bonfanti, no bairro São Pelegrino, trabalhou com estofamento e reforma em couro de assentos de veículos e bicicletas,  

Davi: Trabalhou como alfaiate. Confeccionava os casacos dos ternos e a esposa, Angela Sandi, as calças. Trabalhou nas Confeccões Pieruccini e, posteriormente, foi vendedor dos Vinhos Slaviero.

Olga: Foi professora em São Marcos e desenvolveu habilidades artesanais em crochê. Casou com Basilio Sevilla.  

Tarcísio (Teco): Atuou na antiga Industrial Madeireira e gerenciou o Cinema Guarany, juntamente com Dirceu Maggi. Recebeu o mesmo nome do primogênito dos irmãos, falecido aos 12 anos. Foi um dos primeiros brevetados do Aeroclube de Caxias do Sul, em 1944, conforme vemos na foto abaixo.

Tarcisio Tonolli (ao centro, em pé) com os amigos Girólamo Magnabosco (E), Claudino Frigeri (sentado) e Nicolau Sartori (D) em 1944Foto: Acervo pessoal de José Carlos Tonolli / divulgação

Odila: Em 1939, casou com Urbano Marietti, que, em 1954, adquiriu a Estacão Rodoviária de Caxias do Sul - atualmente, a empresa é administrada por Glauber Odone Gobatto, neto de Odila Tonolli.

Gelsa: Morou em Caxias do Sul junto com a irmã Rosina (casada com Angelo Maggi) e estudou no Colégio São Carlos. Desenvolveu habilidades manuais em tapeçaria e pintura de azulejos e louças. Casou com Amelio Valmorbida.

Hugo: Ainda solteiro, em 1942, foi para Cazuza Ferreira, onde montou seu próprio negócio, uma selaria onde fabricava artigos de montaria e tamancos. Posteriormente trabalhou junto aos irmãos João, Artur e Reinaldo.

Vilma: a caçula auxiliava nas tarefas da casa e ajudava a cuidar dos sobrinhos. Em 1945, casou com Carlos Correa, foi morar em Curitiba e, posteriormente em Mafra (SC).

A banda 

Por volta de 1937, os irmãos Artur e Hugo Tonolli formaram uma banda. Artur tocava trompa e Hugo, bumbo. Acompanhados de Honorino Rossi (trombone), Fioravante Rossi (trompete) e Amoreti (pratos), eles animavam festas e bailes de Carnaval. Tudo sob a orientação do professor de música Júlio Feijó.

 Leia mais:
Encontro da família Conte em Mato Perso
Família de João Communello em Santa Lúcia do Piaí
Encontro da família Soldatelli em São Marcos 

Participe

Você possui fotos antigas de família ou está organizando algum encontro de descendentes? Envie as imagens, acompanhadas de um breve histórico, para o e-mail do alto da página. 

Confira outras publicações da coluna Memória
Leia antigos conteúdos do blog Memória  

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros