Hora das refeições, um ritual sagrado - Cidades - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Memória18/06/2019 | 07h00Atualizada em 18/06/2019 | 07h00

Hora das refeições, um ritual sagrado

A partir de um encontro de família, os Oltramari resolveram produzir um livro de receitas

Hora das refeições, um ritual sagrado Acervo de família / divulgação/divulgação
O casal de pioneiros Luigi Oltramari e Rachelle Farina Foto: Acervo de família / divulgação / divulgação

O grito de "tá na mesa!", proferido geralmente por uma "mamma" italiana ou suas descendentes, é mais do que um aviso de que é chegada a hora da família se alimentar. É a convocação para um momento de alegria e convívio fraterno. Das tradições trazidas pelos imigrantes, o culto sagrado pelo momento da refeição talvez seja, entre os costumes herdados, o mais arraigado.

Em Caxias do Sul e nas cidades da Serra, então, nem se fala. A coesão familiar, a religiosidade e o trabalho sempre foram cultivados com a mesma certeza de que é preciso cuidar com carinho da parreira, para garantir que teremos um bom vinho no futuro. Já os encontros de parentes sempre em torno da mesa farta, em almoços de confraternização como os divulgados seguidamente nesta página, são o pretexto para estar junto com aqueles a quem prezamos.

Segundo os editores do livro Culinária da Família Oltramari, foi entre os organizadores de um desses encontros que surgiu a ideia de fazer um livro de receitas que preservasse o modo de preparo dos pratos preferidos e fortalecesse, ainda mais, os laços que unem todos, além de compartilhar com terceiros as delícias desfrutadas. 

Dessa forma, os Oltramari Francisco Luiz, Vitor Hugo, Regicelene, Eduardo, Fernando e Ivo Junior, com suas famílias, aproveitam a comemoração do centenário do nascimento do pai, Ivo Oltramari (1919-1994), para homenagear também a mãe, Jecyr Foresti Oltramari, publicando essa obra original dedicada à boa cozinha. 

Dona Jecyr apreendeu alguns desses pratos com a sogra, Dona Rachelle Fabiana Farina (1875-1946), casada com Luigi Benedetto Oltramari (1872-1955), pais de Ivo, ambos imigrantes vindos do norte da Itália e estabelecidos na cidade de Marau (foto maior acima).

Leia mais:
Imigração italiana: encontro da família Tonolli
O álbum de recordações da família Tonolli
Encontro da família Conte em Mato Perso
Família de João Communello em Santa Lúcia do Piaí
Encontro da família Soldatelli em São Marcos  

Dona Jecyr Foresti Oltramari com o marido Ivo Oltramari (1919-1994) na década de 1950Foto: Acervo de família / divulgação

A obra

O livro Culinária da Família Oltramari reúne 170 receitas vindas de além-mar, em um belo livro de capa dura, com 180 páginas (Plus Editora, R$ 96), todas com fotos coloridas. Elas estão organizadas em: 

:: Bolachas e bolos
:: Cucas e pães
:: Doces e sobremesas
:: Cremes e sopas
:: Carnes e frutos do mar
:: Acompanhamentos

Foto: Reprodução / Agência RBS

DNA Caxiense

Na semana do aniversário de Caxias, o Pioneiro publica uma série de reportagens sob o tema DNA Caxiense. Além dos tradicionais encontros de família ao redor da boa gastronomia, publicados na coluna Memória, que outros costumes, gírias e frases são típicos dos moradores de Caxias? 

Envie suas colaborações para o e-mail rodrigolopes33@gmail.com ou compartilhe nas redes sociais do jornal.

Leia mais:
Você é um morador raiz do bairro São Pelegrino?
Se diz cria de Caxias, mas... 

Colaboração

Parte das informações desta página foi publicada originalmente na coluna Almanaque Gaúcho, do colega Ricardo Chaves, de Zero Hora.

Participe

Você possui fotos antigas de família ou está organizando algum encontro de descendentes? Envie as imagens, acompanhadas de um breve histórico, para o e-mail do alto da página. 

Leia mais:
Encontro das famílias Araldi e Provenzi
Encontro da família Dellazari em Coronel Pilar
Encontro da família Brum
Encontro da família Grazziotin em Nova Prata
Encontro das famílias Gavazzoni e Muraro em Flores da Cunha  

Confira outras publicações da coluna Memória
Leia antigos conteúdos do blog Memória   


 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros