Encontro da família Conte em Mato Perso - Cidades - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Memória06/06/2019 | 07h15Atualizada em 06/06/2019 | 16h19

Encontro da família Conte em Mato Perso

Descendentes de Giovanni Conte celebraram as origens no último domingo

Encontro da família Conte em Mato Perso Acervo de família / divulgação/divulgação
O casal Giovanni e Maria com os filhos Orlinda, Thereza, Matilde, Abel, Máximo, Firmino, Amábile, Júlio, Rosa, Evaristo, Maria e Augusto, em 1947 Foto: Acervo de família / divulgação / divulgação

A celebração ocorreu domingo, dia 2, mas sempre é tempo de recordar de uma história iniciada ainda em 1889. Falamos do 4° Encontro da família Conte, que reuniu os descendentes de Giovanni Conte (1900-1980) na comunidade Santa Juliana de Mato Perso, interior de Flores da Cunha — onde Giovanni nasceu, viveu e foi sepultado.

A trajetória da família remete ao ano de 1889, quando os pais de Giovanni, os imigrantes italianos Giusto Conte e Rosa Coronet Conte, chegaram ao Brasil oriundos de Pez, comuna de Cesiomaggiore, na província de Belluno. Conforme informações repassadas pelos descendentes, Giovanni foi o quinto filho do casal de pioneiros, mas, em virtude da Segunda Guerra Mundial, foi obrigado a alterar o nome, passando a assinar João Giovanni. 

Em 31 de outubro de 1936, Giovanni uniu-se a Maria Ermelinda Rech (em documentos registrada como Maria Rech Almelina). À epoca, eles já tinham nove filhos, que foram oficializados após o casamento. Posteriormente a 1936, nasceram mais três, somando 12. 

São eles: Orlinda Conte Sartor, Thereza Conte Gasparetto, Matilde Conte Giacomin, Abel Conte, Máximo Conte, Firmino Conte, Amábile Maria Conte Fagherazzi, Júlio Conte, Rosa Conte Dariva, Evaristo Conte, Maria Conte Isoton e Augusto Conte. Todos aparecem nas imagens desta página, reproduzidas de um livro sobre a trajetória dos Conte, escrito por Evaristo Giacomin.

Leia mais:
O álbum de família de dona Dilva Conte
Dilva Conte e um legado para a cidade
Encontro da família Slomp em Forqueta
Encontro da família Lain em Conceição da Linha Feijó  
Um busto para Primo Slomp em Forqueta 

Giovanni, Maria e os 11 filhos no dia do casamento de Horácio Balbinot, em 15 de julho de 1967Foto: Acervo de família / divulgação

Talento na marcenaria 

A programação do encontro incluiu missa celebrada pelo padre Josemar Conte (neto de Giovanni e filho de Abel) e almoço colonial. Durante o encontro, o religioso destacou o talento de Giovanni como marceneiro e na confecção dos apetrechos da "colônia". Ele contou que o avô manufaturava cabos de ferramentas adequados às características de quem iria utilizá-las. A atenção e o cuidado com os animais que traziam sustento para a família, como ovelhas e porcos, também foram reconhecidos. 

No livro "La Cucagna", do neto Evaristo Giacomin, são descritas as características de equilíbrio, calma e perfeccionismo de Giovanni, além de sua contribuição comunitária. O avô participou da construção da atual igreja da comunidade, doando os tijolos que foram moldados em uma olaria construída para a referida obra.

Leia mais:
Família de João Communello em Santa Lúcia do Piaí
Família Andreazza em Santa Lúcia do Piaí
Santa Lúcia do Piaí: um fotógrafo e um distrito eternizado  

As irmãs Orlinda, Matilde e Thereza na infãnciaFoto: Acervo de família / divulgação
As irmãs Matilde, Thereza, Orlinda, Maria, Amábile e Rosa, filhas de Giovanni e MariaFoto: Acervo de família / divulgação

Exposição de objetos 

O encontro também fez referências à história da família e às habilidades dos descendentes, por meio de uma exposição de objetos antigos e pinturas. Já o convite teve produção do artista plástico Antônio Giacomin (neto de Giovanni e filho de Matilde). Mas essa é uma história que você confere nas próximas colunas.

Parceria

Informações desta página são uma colaboração de Vânia de David Cassol. 

Giovanni Conte e Maria com familiares em um registro de meados da década de 1920Foto: Acervo de família / divulgação

Participe

Você possui fotos antigas de família ou está organizando algum encontro de descendentes? Envie as imagens em alta resolução com um breve histórico para o e-mail rodrigolopes33@gmail.com.

Leia mais:
Dilva Conte e Joel Conte na Festa da Uva de 1981
Caxias antiga: quando o trem cortava a cidade
Encontro da família Dossin em Forqueta
Encontro da família Dellazeri em Coronel Pilar
Imigração alemã: encontro da família Finkler
Encontro da família Soldatelli em São Marcos
Imigração italiana: encontro da família Finatto    

Confira outras publicações da coluna Memória
Leia antigos conteúdos do blog Memória  

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros