Três ciclistas são os primeiros a percorrer oficialmente os Caminhos de Caravaggio, na Serra - Cidades - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Aventura e fé24/05/2019 | 14h19Atualizada em 24/05/2019 | 14h19

Três ciclistas são os primeiros a percorrer oficialmente os Caminhos de Caravaggio, na Serra

Trajeto de 200 quilômetros une os santuários de Canela e Farroupilha

Três ciclistas são os primeiros a percorrer oficialmente os Caminhos de Caravaggio, na Serra Arquivo pessoal / divulgação/divulgação
Amigos fizeram percurso em dois dias, totalizando 16 horas de pedaladas Foto: Arquivo pessoal / divulgação / divulgação
Pioneiro
Pioneiro

Em meio aos preparativos para a 140ª Romaria de Caravaggio em Farroupilha, passou quase despercebida a aventura de três amigos ciclistas na semana que passou. Moradores de Veranópolis, eles foram os primeiros a percorrer oficialmente os Caminhos de Caravaggio na Serra, roteiro lançado no início do mês. O trio ganhou inclusive um certificado para atestar a atividade, realizada entre a manhã de sábado (18) e o início da tarde de domingo (19).

Confira no mapa alguns atrativos dos Caminhos de Caravaggio:

Niromar Heitor Gabriel, Thiago Mallmann Bassani e Michel Pertile percorreram 200 quilômetros entre subidas e descidas. Pelo caminho, filmaram e fotografaram paisagens deslumbrantes e descobriram recantos da Serra que possivelmente jamais passariam não fosse a implantação do roteiro. O trio, que integra a Associação Veranense de Ciclismo (AVC), saiu do santuário de Canela às 8h50min do dia 18 e só parou para descansar às 20h, em Vale Real. A aventura continuou às 8h20min da manhã seguinte e foi encerrada às 13h30min do mesmo dia, no santuário de Farroupilha. 

— No primeiro dia, tivemos problemas para acertar os bagageiros das bicicletas e nos atrasou bastante. Tivemos que pedalar apenas com a claridade da lua por mais de duas horas — conta Niromar, que acompanhou a elaboração dos Caminhos de Caravaggio nos últimos dois anos. 

Leia também
Confira mapa com informações para a romaria deste final de semana em Farroupilha

x
Foto: Arquivo pessoal / divulgação

A satisfação pela experiência compensou o esforço físico, segundo Niromar.

— A combinação do contato com a natureza e a sensação de estar em atividade física, é algo que faz a gente ter melhores respostas do quanto importante é ter uma opção de fé. O caminho todo não merece um único lugar como o mais especial. Ele é totalmente especial e gratificante. A visão da torre do Santuário, após o término da última subida, é a mais desejada e sem dúvida a que mais te produz o sentimento de emoção — descreve Niromar.

O roteiro entre Canela e Farroupilha é inspirado no mítico Caminhos de Santiago de Compostela, entre a França e a Espanha. O trajeto tem trilhas, estradas, rodovias, pontes e rios que cortam zonas rurais e urbanas de cinco cidades. 

O percurso pode ser feito a pé, de bicicleta ou de carro. No caso das caminhadas, os organizadores do projeto sugerem aos participantes que andem de 18 a 25 quilômetros por dia, o que consiste em 10 dias inserido nos Caminhos de Caravaggio. 

Informações pelo telefone (54) 3261-6963, em horário comercial.

x
Foto: Arquivo pessoal / divulgação

Leia também
Entrega do trevo de Fazenda Souza, em Caxias, fica para a próxima semana
Novo museu de Farroupilha celebra imigrantes italianos e produção de uva e vinho
A uma semana do fim da campanha, 75 mil integrantes dos grupos de risco ainda não se vacinaram na Serra

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros