Terminais de ônibus do centro de Caxias passarão por limpeza, pintura e instalação de novas lâmpadas - Cidades - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

49 pontos31/05/2019 | 14h20Atualizada em 31/05/2019 | 14h20

Terminais de ônibus do centro de Caxias passarão por limpeza, pintura e instalação de novas lâmpadas

Paradas que receberão o serviço são as de cobertura arredondada em policarbonato

Terminais de ônibus do centro de Caxias passarão por limpeza, pintura e instalação de novas lâmpadas Felipe Nyland/Agencia RBS
Terminais contemplados serão os que têm estrutura metálica, como esta, na Praça da Bandeira Foto: Felipe Nyland / Agencia RBS

Os terminais de ônibus da área central de Caxias do Sul passarão por trabalhos de revitalização a partir de junho. A prefeitura contratou uma empresa para realizar serviços de limpeza, pintura, instalação de lâmpadas de LED e desobstrução de calhas e tubos, além do conserto de calçadas nos pontos de ônibus, em 49 paradas do centro e bairros vizinhos. A cor original dos terminais será mantida.

O contrato do serviço para um período de 12 meses tem custo de R$ 670.498,37. A previsão do secretário de Trânsito, Cristiano de Abreu Soares, é contemplar todos os terminais em questão dentro do tempo de contrato.

Conforme Soares, o recurso utilizado vem do Fundo Municipal de Transportes (Funtran), alimentado por 1% do faturamento da empresa concessionária do transporte coletivo na cidade, a Visate. 

— Em 2015, o município abriu uma licitação para manutenção desses terminais em troca de publicidade, mas não houve interessados. Em 2017, a isenção de 1% de contribuição para o fundo que a concessionária (Visate) vinha tendo foi encerrada. É dessa fonte que vem o recurso para a revitalização das paradas — explica.

O secretário detalha que os terminais que receberão o serviço são os que têm a cobertura curvada, em chapas de policarbonato, como as estruturas da parada do Ópera, nas Ruas Dr Montaury e Pinheiro Machado, ou a parada da Catedral Santa Tereza, na Rua Sinimbu, por exemplo, em frente à Praça Dante Alighieri. O outro tipo de parada nessa região, retangular, pequeno, com duas balizas e cobertura reta, não está previsto neste contrato.

— Esse outro tipo de parada não passa por tanta manutenção porque é mais simples — comenta Soares, ressaltando que a equipe da secretaria pode ser acionada pela população por meio do telefone 156 do Alô, Caxias para limpeza e retirada de cartazes que eventualmente são colocados nesses pontos.

O trabalho nos 49 terminais previstos no contrato deve começar no dia 12 de junho. Os primeiros pontos que passarão pelo serviço são a estação Ópera, na Rua Pinheiro Machado, no Centro; uma parada na Avenida Rossetti, próximo ao entroncamento com a Rua Moreira César, no bairro Pio X; outra na Rua Moreira César, perto da esquina com a Rua Balduíno D'Arrigo, também no Pio X; e uma quarta parada na Rua Visconde de Pelotas com a Rua Duque de Caxias. Antes da execução dos serviços, os locais serão sinalizados e isolados do tráfego de pedestres. No caso da Estação Ópera, uma das maiores, os trabalhos serão feitos em duas etapas, o que permitirá evitar o desativamento total da parada.

Não há uma meta de período para a conclusão do trabalho em cada parada, mas a estimativa da Secretaria de Trânsito é de quatro dias para os terminais menores, enquanto que, para as grandes estações, como a Ópera, possa ser de mais de uma semana, dependendo das condições do tempo.

As duas estações de transbordo da cidade, a Estação Principal de Integração (EPI) Floresta e a EPI Imigrante, não estão contempladas neste contrato. Conforme Soares, uma outra licitação será lançada para revitalizar essas estações, também com recursos do Funtran.  

A equipe da Secretaria de Trânsito é encarregada de fazer a manutenção das paradas nos bairros de Caxias. Solicitações de criação de novos pontos, instalação ou substituição de coberturas de paradas podem ser feitas pelo telefone 156, do serviço Alô, Caxias. As solicitações passam por uma análise da secretaria antes da execução dos serviços.  

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros